Aprender a ensinar num contexto TEIP : relatório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Cláudia Costa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/17536
Resumo: O presente relatório reporta para as experiências vivenciadas no decurso do ano letivo 2011/2012, numa Escola de Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP) a EB 2,3 Dr. Nuno Simões. A Escola, além de ser um lugar de aprendizagem e de trabalho, é um local de desenvolvimento da criatividade e união com a comunidade Escolar envolvente. Tendo em conta uma comunidade discente plural, procurou-se desenvolver todas as atividades, letivas e não letivas, em torno de uma Escola para Todos. Neste retrato, há um lugar especial para todos os intervenientes que compõem o ambiente Escolar: Professor Orientador, Professor Cooperante, Professor Estagiário, Alunos, Professores do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, Professores do Subdepartamento de TIC, Diretores de Turma, Direção da Escola, Assistentes Operacionais. Trata-se de reproduzir as emoções, os sabores e dissabores e fazer um balanço de todos os trilhos percorridos neste e num âmbito, mais geral, do II Ciclo de Estudos em Ensino de Informática, ministrado na Faculdade de Ciências Sociais, no Centro Regional de Braga. A par das preocupações mencionadas e como resposta à necessidade de enquadramento científico das práticas de ensino supervisionada, trabalhou-se no desenvolvimento de um artigo científico, apresentado nas Jornadas de Ensino de Informática, a 14 de junho de 2012. A seleção da temática relativa à componente científica intitulada Game Based Learning no Ensino da Informática é uma aposta direcionada para a aplicação, posterior, no contexto de sala de aula. Neste último ponto, considera-se relevante a atividade de pesquisa, no âmbito das ciências de educação, realizada para suportar as decisões em sala de aula, bem como aquelas que permitiram a realização do artigo científico.
id RCAP_d03b80caf8f4f7622580b4d7a5860e92
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17536
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender a ensinar num contexto TEIP : relatórioCurrículoTEIPTecnologias de Informação e da Comunicação (TIC)Ensino supervisionadoProcesso de ensino e aprendizagemCurriculumInformation and Communication TechnologiesSupervised teachingLearning processDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente relatório reporta para as experiências vivenciadas no decurso do ano letivo 2011/2012, numa Escola de Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP) a EB 2,3 Dr. Nuno Simões. A Escola, além de ser um lugar de aprendizagem e de trabalho, é um local de desenvolvimento da criatividade e união com a comunidade Escolar envolvente. Tendo em conta uma comunidade discente plural, procurou-se desenvolver todas as atividades, letivas e não letivas, em torno de uma Escola para Todos. Neste retrato, há um lugar especial para todos os intervenientes que compõem o ambiente Escolar: Professor Orientador, Professor Cooperante, Professor Estagiário, Alunos, Professores do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, Professores do Subdepartamento de TIC, Diretores de Turma, Direção da Escola, Assistentes Operacionais. Trata-se de reproduzir as emoções, os sabores e dissabores e fazer um balanço de todos os trilhos percorridos neste e num âmbito, mais geral, do II Ciclo de Estudos em Ensino de Informática, ministrado na Faculdade de Ciências Sociais, no Centro Regional de Braga. A par das preocupações mencionadas e como resposta à necessidade de enquadramento científico das práticas de ensino supervisionada, trabalhou-se no desenvolvimento de um artigo científico, apresentado nas Jornadas de Ensino de Informática, a 14 de junho de 2012. A seleção da temática relativa à componente científica intitulada Game Based Learning no Ensino da Informática é uma aposta direcionada para a aplicação, posterior, no contexto de sala de aula. Neste último ponto, considera-se relevante a atividade de pesquisa, no âmbito das ciências de educação, realizada para suportar as decisões em sala de aula, bem como aquelas que permitiram a realização do artigo científico.The following report describes the professional experience in the TEIP School EB2,3 Dr Nuno Simões during the year 2011/2012. Beyond the educational and working place, this school is also a place to enhance creativity in the students and an important bond to local community. Many inclusive activities (curricular and extracurricular) were developed to increase the democratic participation and empowerment of students. In this work, there was a special role for each actor in this school: the training teacher, the collaborative teacher, the trainee teacher, the students, the teachers of the Maths and Science Departments, the Information and Communication Technologies’ teachers, the Head teachers and the Headmasters and the assistants. We tried to report the emotions, positive and negative aspects and make a final balance of the options taken in this course and in the II cycle of studies in Technology, of the Faculdade das Ciências Sociais in the Braga Regional Centre. Along with all the concerns previously mentioned and as an answer to the need of a scientific basis for the supervised teaching practices, we built a scientific article that was presented in the Jornadas de Ensino de Informática on 14th June 2012. The topic developed was “Game based learning in Technology teaching”. All the research work within the Education Sciences was very important to help in the classroom practice and in the scientific article development.Cardoso, Sílvia Maria Castro FortesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRodrigues, Cláudia Costa2015-05-11T11:07:38Z201220122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/17536porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-15T01:40:37Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17536Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:14:41.555030Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender a ensinar num contexto TEIP : relatório
title Aprender a ensinar num contexto TEIP : relatório
spellingShingle Aprender a ensinar num contexto TEIP : relatório
Rodrigues, Cláudia Costa
Currículo
TEIP
Tecnologias de Informação e da Comunicação (TIC)
Ensino supervisionado
Processo de ensino e aprendizagem
Curriculum
Information and Communication Technologies
Supervised teaching
Learning process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Aprender a ensinar num contexto TEIP : relatório
title_full Aprender a ensinar num contexto TEIP : relatório
title_fullStr Aprender a ensinar num contexto TEIP : relatório
title_full_unstemmed Aprender a ensinar num contexto TEIP : relatório
title_sort Aprender a ensinar num contexto TEIP : relatório
author Rodrigues, Cláudia Costa
author_facet Rodrigues, Cláudia Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Sílvia Maria Castro Fortes
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Cláudia Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
TEIP
Tecnologias de Informação e da Comunicação (TIC)
Ensino supervisionado
Processo de ensino e aprendizagem
Curriculum
Information and Communication Technologies
Supervised teaching
Learning process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Currículo
TEIP
Tecnologias de Informação e da Comunicação (TIC)
Ensino supervisionado
Processo de ensino e aprendizagem
Curriculum
Information and Communication Technologies
Supervised teaching
Learning process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O presente relatório reporta para as experiências vivenciadas no decurso do ano letivo 2011/2012, numa Escola de Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP) a EB 2,3 Dr. Nuno Simões. A Escola, além de ser um lugar de aprendizagem e de trabalho, é um local de desenvolvimento da criatividade e união com a comunidade Escolar envolvente. Tendo em conta uma comunidade discente plural, procurou-se desenvolver todas as atividades, letivas e não letivas, em torno de uma Escola para Todos. Neste retrato, há um lugar especial para todos os intervenientes que compõem o ambiente Escolar: Professor Orientador, Professor Cooperante, Professor Estagiário, Alunos, Professores do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, Professores do Subdepartamento de TIC, Diretores de Turma, Direção da Escola, Assistentes Operacionais. Trata-se de reproduzir as emoções, os sabores e dissabores e fazer um balanço de todos os trilhos percorridos neste e num âmbito, mais geral, do II Ciclo de Estudos em Ensino de Informática, ministrado na Faculdade de Ciências Sociais, no Centro Regional de Braga. A par das preocupações mencionadas e como resposta à necessidade de enquadramento científico das práticas de ensino supervisionada, trabalhou-se no desenvolvimento de um artigo científico, apresentado nas Jornadas de Ensino de Informática, a 14 de junho de 2012. A seleção da temática relativa à componente científica intitulada Game Based Learning no Ensino da Informática é uma aposta direcionada para a aplicação, posterior, no contexto de sala de aula. Neste último ponto, considera-se relevante a atividade de pesquisa, no âmbito das ciências de educação, realizada para suportar as decisões em sala de aula, bem como aquelas que permitiram a realização do artigo científico.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2012-01-01T00:00:00Z
2015-05-11T11:07:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/17536
url http://hdl.handle.net/10400.14/17536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131825934696448