Estratégias comerciais e de marketing para o negócio de Coworking: aprendizagens e contribuições para o Grupo Feel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Márcia Catarina Assunção da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/36061
Resumo: O presente relatório incide no estágio curricular realizado no Grupo Feel, e no conjunto de atividades desenvolvidas no Vertical Coworking, tendo como objetivo a sua reestruturação comercial, a prospeção de novos clientes e posteriormente a gestão de contas B2B e B2C da empresa. Através da literatura científica é realizado um enquadramento teórico, onde é abordado o conceito de coworking, a sua evolução, e a contextualização com o tema de SaaS Service as a Space. Também durante o enquadramento teórico é dado especial enfâse ao estudo das preferências dos utilizadores, e do público-alvo dos coworkings, mais concretamente Nómadas Digitais, e Empresas. A distinção entre estes dois segmentos, a sua importância para os modelos de negócio dos coworkings, e os desafios comerciais e de marketing, são motivo de análise nas conclusões, implicações e sugestões para futuras investigações.
id RCAP_d041f2aea0806ee26d9941ae0c5817de
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/36061
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias comerciais e de marketing para o negócio de Coworking: aprendizagens e contribuições para o Grupo FeelCoworkingMarketingNómadas digitaisEstratégias comerciaisServitizaçãoO presente relatório incide no estágio curricular realizado no Grupo Feel, e no conjunto de atividades desenvolvidas no Vertical Coworking, tendo como objetivo a sua reestruturação comercial, a prospeção de novos clientes e posteriormente a gestão de contas B2B e B2C da empresa. Através da literatura científica é realizado um enquadramento teórico, onde é abordado o conceito de coworking, a sua evolução, e a contextualização com o tema de SaaS Service as a Space. Também durante o enquadramento teórico é dado especial enfâse ao estudo das preferências dos utilizadores, e do público-alvo dos coworkings, mais concretamente Nómadas Digitais, e Empresas. A distinção entre estes dois segmentos, a sua importância para os modelos de negócio dos coworkings, e os desafios comerciais e de marketing, são motivo de análise nas conclusões, implicações e sugestões para futuras investigações.This report focuses on the internship carried out at Grupo Feel, and on the set of activities developed at Vertical Coworking, aiming at its commercial restructuring, the prospection of new leads and, subsequently, the management of the company's B2B and B2C accounts. The theoretical framework, made through the scientific literature, addresses the concept of coworking, its evolution, and the contextualisation with the theme of SaaS Service as a Space. Also, during the theoretical framework, special emphasis is given to the study of user preferences and the target audience of coworkings, more specifically digital nomads and companies. The distinction between these two segments, their importance for coworking business models, and the sales and marketing challenges are analysed in the conclusions, findings, and suggestions for future research.2023-01-27T11:03:51Z2022-12-07T00:00:00Z2022-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/36061porSilva, Márcia Catarina Assunção dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:09:39Zoai:ria.ua.pt:10773/36061Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:01.594833Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias comerciais e de marketing para o negócio de Coworking: aprendizagens e contribuições para o Grupo Feel
title Estratégias comerciais e de marketing para o negócio de Coworking: aprendizagens e contribuições para o Grupo Feel
spellingShingle Estratégias comerciais e de marketing para o negócio de Coworking: aprendizagens e contribuições para o Grupo Feel
Silva, Márcia Catarina Assunção da
Coworking
Marketing
Nómadas digitais
Estratégias comerciais
Servitização
title_short Estratégias comerciais e de marketing para o negócio de Coworking: aprendizagens e contribuições para o Grupo Feel
title_full Estratégias comerciais e de marketing para o negócio de Coworking: aprendizagens e contribuições para o Grupo Feel
title_fullStr Estratégias comerciais e de marketing para o negócio de Coworking: aprendizagens e contribuições para o Grupo Feel
title_full_unstemmed Estratégias comerciais e de marketing para o negócio de Coworking: aprendizagens e contribuições para o Grupo Feel
title_sort Estratégias comerciais e de marketing para o negócio de Coworking: aprendizagens e contribuições para o Grupo Feel
author Silva, Márcia Catarina Assunção da
author_facet Silva, Márcia Catarina Assunção da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Márcia Catarina Assunção da
dc.subject.por.fl_str_mv Coworking
Marketing
Nómadas digitais
Estratégias comerciais
Servitização
topic Coworking
Marketing
Nómadas digitais
Estratégias comerciais
Servitização
description O presente relatório incide no estágio curricular realizado no Grupo Feel, e no conjunto de atividades desenvolvidas no Vertical Coworking, tendo como objetivo a sua reestruturação comercial, a prospeção de novos clientes e posteriormente a gestão de contas B2B e B2C da empresa. Através da literatura científica é realizado um enquadramento teórico, onde é abordado o conceito de coworking, a sua evolução, e a contextualização com o tema de SaaS Service as a Space. Também durante o enquadramento teórico é dado especial enfâse ao estudo das preferências dos utilizadores, e do público-alvo dos coworkings, mais concretamente Nómadas Digitais, e Empresas. A distinção entre estes dois segmentos, a sua importância para os modelos de negócio dos coworkings, e os desafios comerciais e de marketing, são motivo de análise nas conclusões, implicações e sugestões para futuras investigações.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-07T00:00:00Z
2022-12-07
2023-01-27T11:03:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/36061
url http://hdl.handle.net/10773/36061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137725697228800