Narrativas de egressas portuguesas de um Mestrado Profissional em Enfermagem de Saúde Familiar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Ellen Synthia Fernandes de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Souza,Dayse Neri de, Rua,Marilia, Souza,Francislê, Teixeira da Silva,Mariana, Filice de Barros,Nelson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000200377
Resumo: Resumo: Introdução: o artigo discute os resultados de um estudo com enfermeiras egressas de um curso de mestrado profissional na área de Enfermagem de Saúde Familiar em Aveiro, Portugal. Objetivo: O objetivo dessa pesquisa foi analisar a contribuição do curso na prática profissional das enfermeiras nos serviços de saúde de atenção básica e hospitalar. Metodologia: Foram utilizados questionário e entrevistas com dez enfermeiras que atuam nos serviços de saúde de atenção primária, na região de Aveiro, Portugal. Foi usado o método de Análise de Conteúdo de Bardin por meio da análise categorial, com auxílio do software WebQDA para organização e codificar os dados das narrativas. Resultados e discussão: a partir das três categorias analisadas: i) contribuições do mestrado aos serviços de saúde, ii) incompreensões sobre o mestrado profissional e iii) mestrado como espaço de conhecimento, é discutido os limites e possibilidades do mestrado profissional, ressaltando a relevância da avaliação dos processos para o desenvolvimento institucional. Dessa forma tanto na entrevista, quanto no questionário foi possível identificar o mestrado como um espaço, não apenas de aquisição de conhecimentos, mas de transformações nos espaços de trabalho do egresso. Conclusões: Embora tenha sido evidenciada a satisfação das egressas com o curso, o estudo identificou dificuldades quanto ao suporte para o desenvolvimento da pesquisa sem dispensa de carga horária nos serviços. Foi evidente os conhecimentos teórico e habilidades técnicas adquiridos pelas egressas no local de trabalho, relacionados com a aplicabilidade nos serviços e na atuação profissional e pessoal.
id RCAP_d05af1b9391d0195d335b7780ea21ec0
oai_identifier_str oai:scielo:S2184-77702021000200377
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Narrativas de egressas portuguesas de um Mestrado Profissional em Enfermagem de Saúde FamiliarEducação de Pós-graduaçãoSaúde PúblicaEnfermeiras de Saúde da FamíliaPesquisa Qualitativa.Resumo: Introdução: o artigo discute os resultados de um estudo com enfermeiras egressas de um curso de mestrado profissional na área de Enfermagem de Saúde Familiar em Aveiro, Portugal. Objetivo: O objetivo dessa pesquisa foi analisar a contribuição do curso na prática profissional das enfermeiras nos serviços de saúde de atenção básica e hospitalar. Metodologia: Foram utilizados questionário e entrevistas com dez enfermeiras que atuam nos serviços de saúde de atenção primária, na região de Aveiro, Portugal. Foi usado o método de Análise de Conteúdo de Bardin por meio da análise categorial, com auxílio do software WebQDA para organização e codificar os dados das narrativas. Resultados e discussão: a partir das três categorias analisadas: i) contribuições do mestrado aos serviços de saúde, ii) incompreensões sobre o mestrado profissional e iii) mestrado como espaço de conhecimento, é discutido os limites e possibilidades do mestrado profissional, ressaltando a relevância da avaliação dos processos para o desenvolvimento institucional. Dessa forma tanto na entrevista, quanto no questionário foi possível identificar o mestrado como um espaço, não apenas de aquisição de conhecimentos, mas de transformações nos espaços de trabalho do egresso. Conclusões: Embora tenha sido evidenciada a satisfação das egressas com o curso, o estudo identificou dificuldades quanto ao suporte para o desenvolvimento da pesquisa sem dispensa de carga horária nos serviços. Foi evidente os conhecimentos teórico e habilidades técnicas adquiridos pelas egressas no local de trabalho, relacionados com a aplicabilidade nos serviços e na atuação profissional e pessoal.Ludomedia2021-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000200377New Trends in Qualitative Research v.7 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000200377Oliveira,Ellen Synthia Fernandes deSouza,Dayse Neri deRua,MariliaSouza,FrancislêTeixeira da Silva,MarianaFilice de Barros,Nelsoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:33:06Zoai:scielo:S2184-77702021000200377Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:35:33.181876Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas de egressas portuguesas de um Mestrado Profissional em Enfermagem de Saúde Familiar
title Narrativas de egressas portuguesas de um Mestrado Profissional em Enfermagem de Saúde Familiar
spellingShingle Narrativas de egressas portuguesas de um Mestrado Profissional em Enfermagem de Saúde Familiar
Oliveira,Ellen Synthia Fernandes de
Educação de Pós-graduação
Saúde Pública
Enfermeiras de Saúde da Família
Pesquisa Qualitativa.
title_short Narrativas de egressas portuguesas de um Mestrado Profissional em Enfermagem de Saúde Familiar
title_full Narrativas de egressas portuguesas de um Mestrado Profissional em Enfermagem de Saúde Familiar
title_fullStr Narrativas de egressas portuguesas de um Mestrado Profissional em Enfermagem de Saúde Familiar
title_full_unstemmed Narrativas de egressas portuguesas de um Mestrado Profissional em Enfermagem de Saúde Familiar
title_sort Narrativas de egressas portuguesas de um Mestrado Profissional em Enfermagem de Saúde Familiar
author Oliveira,Ellen Synthia Fernandes de
author_facet Oliveira,Ellen Synthia Fernandes de
Souza,Dayse Neri de
Rua,Marilia
Souza,Francislê
Teixeira da Silva,Mariana
Filice de Barros,Nelson
author_role author
author2 Souza,Dayse Neri de
Rua,Marilia
Souza,Francislê
Teixeira da Silva,Mariana
Filice de Barros,Nelson
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Ellen Synthia Fernandes de
Souza,Dayse Neri de
Rua,Marilia
Souza,Francislê
Teixeira da Silva,Mariana
Filice de Barros,Nelson
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Pós-graduação
Saúde Pública
Enfermeiras de Saúde da Família
Pesquisa Qualitativa.
topic Educação de Pós-graduação
Saúde Pública
Enfermeiras de Saúde da Família
Pesquisa Qualitativa.
description Resumo: Introdução: o artigo discute os resultados de um estudo com enfermeiras egressas de um curso de mestrado profissional na área de Enfermagem de Saúde Familiar em Aveiro, Portugal. Objetivo: O objetivo dessa pesquisa foi analisar a contribuição do curso na prática profissional das enfermeiras nos serviços de saúde de atenção básica e hospitalar. Metodologia: Foram utilizados questionário e entrevistas com dez enfermeiras que atuam nos serviços de saúde de atenção primária, na região de Aveiro, Portugal. Foi usado o método de Análise de Conteúdo de Bardin por meio da análise categorial, com auxílio do software WebQDA para organização e codificar os dados das narrativas. Resultados e discussão: a partir das três categorias analisadas: i) contribuições do mestrado aos serviços de saúde, ii) incompreensões sobre o mestrado profissional e iii) mestrado como espaço de conhecimento, é discutido os limites e possibilidades do mestrado profissional, ressaltando a relevância da avaliação dos processos para o desenvolvimento institucional. Dessa forma tanto na entrevista, quanto no questionário foi possível identificar o mestrado como um espaço, não apenas de aquisição de conhecimentos, mas de transformações nos espaços de trabalho do egresso. Conclusões: Embora tenha sido evidenciada a satisfação das egressas com o curso, o estudo identificou dificuldades quanto ao suporte para o desenvolvimento da pesquisa sem dispensa de carga horária nos serviços. Foi evidente os conhecimentos teórico e habilidades técnicas adquiridos pelas egressas no local de trabalho, relacionados com a aplicabilidade nos serviços e na atuação profissional e pessoal.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000200377
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000200377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000200377
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research v.7 2021
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137409165688832