Do texto ao traçado iconográfico: as representações das Sortes Apostolorum nos mapas-mundi dos Beatos (séculos X-XIII)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Tiago José,1985-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/3398
Resumo: Tese de mestrado, História Medieval, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2010
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spelling Do texto ao traçado iconográfico: as representações das Sortes Apostolorum nos mapas-mundi dos Beatos (séculos X-XIII)Beato, Santo, séc.08Bíblia.N.T. ApocalipseManuscritos - Espanha - séc.9-13Beatos (Manuscritos)- Espanha - séc.9-13Cartografia - Idade MédiaIconografia - Idade MédiaTeses de mestrado - 2010Tese de mestrado, História Medieval, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2010“Do texto ao traçado iconográfico: as representações das Sortes Apostolorum nos mapas-múndi dos Beatos (séculos X-XIII)” encontra-se primordialmente estruturado na análise iconográfica, cartográfica e simbólica de uma tipologia específica de mapas-múndi medievais provenientes das cópias remanescentes do Comentário ao Apocalipse do Beato de Liébana. De tradição orósio-isidoriana, as imponentes expressões cartográficas legadas pela tradição dos Beatos apresentam uma complexa rede de fontes e referências textuais que convergem em seus traços fundamentando a construção de um mundo plenamente simbólico e atemporal em que elementos bíblicos, históricos e imaginários coexistem em um universo perfeitamente homogêneo. Portadores e conseqüentemente disseminadores de antigas fórmulas cartográficas, estes manuscritos foram capazes de expor os vivos particularismos de uma tradição única que abrigava em seus traços contrastantes processos de continuidade e ruptura. Oscilando entre tradições seculares e a própria contemporaneidade de seus traços, os mapas-múndi dos Beatos nunca deixaram de assimilar a estética, as impressões e os interesses inerentes a seus contextos circundantes. Incorporando desde manifestações da arte visigótica até as sutilezas da arte nórdica, estes manuscritos ostentam uma imensurável riqueza iconográfica e simbólica que remarca a singularidade e a opulência de seus testemunhos frente às demais produções coevas. Fundamentadas por expressões literárias específicas, estas singulares imagines mundi nasceram da intensa necessidade de expressar, para além do texto escrito, a universalidade de uma crença que a partir do trabalho missionário de alguns elegidos se estendeu por todos os cantos da Terra. Portanto, desde suas mais remotas origens até a progressiva desconstrução de seus sentidos primordiais, nossos olhares estarão particularmente voltados para as diferentes formas de representação cartográfica das Sortes Apostolorum, buscando ali a mais íntima essência do mundo dos Beatos. ABSTRACT: “From the text to the iconography layout: the depictions of the Sortes Apostulorum in the Beatus world maps (c. X-XII)” is primarily structured on the iconographic, cartographic and symbolic analysis of a specific typology of medieval mappaemundi that emerge from the persisting copies of the Commentary on the Apocalypse of Beato of Liébana. Of the orosio-isidorean tradition, the legacy of the imponent cartographic expressions of the Beatus present a complex net of textual sources and references that converge to give the fundamentals for the construction of a fully symbolic and unworldly universe in which coexist biblical, historical and imaginary elements in perfect homogeneity. Conveyors and, consequently, disseminators of ancient cartographic formula, these manuscripts were able to expose the lively particularisms of a unique tradition that harboured contrasting processes of continuity and rupture. Oscillating between secular traditions and its contemporaniety, the world maps of the Beatus have never forsake to assimilate the aesthetics, the impressions and the interests inherent to their surrounding context. Embodying manifestations of visigotic art and the subtleties of the northern art, these manuscripts display an immeasurable iconographic and symbolic richness that verify the singularity and the opulence of its testimonies, when compared to other contemporary productions. Substantiated by specific literary expressions, these imagines mundi emerged from the intense necessity to express, beyond the written text, the universal belief that has spread throughout the world due to the missionary work of a few chosen. Therefore, from its farther origins to the progressive deconstruction of their primordial senses, our eyes are particularly drawn to the different guises of cartographic representations of the Sortes Apostolorum, seeking the core essence of the Beatus universe.Martins, Armando Alberto,1946-Fernandes,Hermenegildo,1964-Repositório da Universidade de LisboaBorges, Tiago José,1985-2011-05-12T15:03:06Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/3398porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:43:50Zoai:repositorio.ul.pt:10451/3398Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:19.653430Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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