Estudo e intervenção de conservação e restauro de uma pintura sobre madeira, do Museu da Câmara Municipal de Tomar, representando uma natureza-morta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Lígia Salgueiro Coutinho
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/5898
Resumo: O seguinte trabalho, realizado no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Conservação e Restauro na área de Pintura de Cavalete, no Instituto Politécnico de Tomar, revela o estudo e intervenção realizados a uma pintura sobre madeira com a temática da natureza-morta, que pertence ao núcleo de arte antiga do antigo Museu Municipal João de Castilho. Esta obra nunca fora objecto de estudo anterior e portanto não apresentava quaisquer dados relativamente a questões de datação, autoria e proveniência. Este relatório tem como objectivo fazer uma abordagem justificativa destes temas, recorrendo sempre que possível à ajuda de especialistas e fontes bibliográficas de referência. Apesar do caminho percorrido, este trabalho deixa em aberto questões que podem ainda ser exploradas tendo o recurso a meios técnicos e humanos específicos. Ao longo do relatório são apresentados as particularidades e os problemas da pintura. Desta forma, realizou-se um enquadramento histórico e artístico, tendo em conta a representação simbólica da temática e procedeu-se à caracterização das técnicas e dos materiais utilizados na execução da obra de acordo com a análise visual realizada e o recurso a exame e análises, cujos resultados são apresentados ao longo do trabalho facilitando o tratamento de dados. Identificaram-se e caracterizaram-se os restauros antigos e procedeu-se a um levantamento do estado de conservação. Com tal, realizouse uma metodologia de intervenção de acordo com os princípios éticos da área da Conservação e Restauro, de forma a executar uma intervenção cuidada com vista à estabilização material e restituição da leitura estética da obra. Por fim, são apresentadas algumas recomendações para a preservação da obra, tendo em conta o seu carácter museológico. Ainda neste relatório serão apresentados de forma mais sumária outros trabalhos desenvolvidos no âmbito do estágio, contribuindo para o desenvolvimento da componente prática, estimulando o contacto com a diversidade de materiais, técnicas e temáticas.
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