Os transportes na logística de entrada: rodoviário vs marítimo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Pedro Marques de Brito
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1636
Resumo: O presente relatório resulta de um estágio curricular efectuado no ano lectivo de 2007/2008 na Bosch Termotecnologia SA, integrado no programa do curso de Engenharia e Gestão Industrial. Tendo ocorrido o mesmo no departamento de Logística, proporcionou-se o trabalho sobre a hipótese da eventual transferência de fornecimentos semanais de mercadoria, que tradicionalmente são feitos por via rodoviária, para o modo marítimo. Depois de analisadas as linhas e portos que pareciam mais adequadas ao objectivo em causa e escolhidas as três principais alternativas, adicionando a situação actual, estas foram comparadas utilizando-se para tal o método AHP – Analytic Hierachy Process. Os critérios de comparação utilizados foram o custo, o tempo de trânsito, características do serviço e danos e perdas. Teve-se no estudo um duplo objectivo, em primeiro lugar a hipótese de se conseguirem custos mais atractivos sem descurar a necessária periodicidade do fornecimento. Num segundo tempo, analisar-se da hipótese de, por alternativa conseguida na via marítima, se ultrapassarem constrangimentos já acontecidos como sejam as greves de transportadores rodoviários. Num país periférico com o nosso, que importa e exporta fundamentalmente de e para a União Europeia estes constrangimentos causam situações quase inultrapassáveis às empresas, para as quais é cada vez mais necessário uma boa resposta de meios alternativos de transporte.
id RCAP_d07c0178c3b6ae655638a1e2b089736d
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1636
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os transportes na logística de entrada: rodoviário vs marítimoGestão de empresas industriaisAprovisionamentoGestão logísticaRedes de abastecimentoTransporte marítimoO presente relatório resulta de um estágio curricular efectuado no ano lectivo de 2007/2008 na Bosch Termotecnologia SA, integrado no programa do curso de Engenharia e Gestão Industrial. Tendo ocorrido o mesmo no departamento de Logística, proporcionou-se o trabalho sobre a hipótese da eventual transferência de fornecimentos semanais de mercadoria, que tradicionalmente são feitos por via rodoviária, para o modo marítimo. Depois de analisadas as linhas e portos que pareciam mais adequadas ao objectivo em causa e escolhidas as três principais alternativas, adicionando a situação actual, estas foram comparadas utilizando-se para tal o método AHP – Analytic Hierachy Process. Os critérios de comparação utilizados foram o custo, o tempo de trânsito, características do serviço e danos e perdas. Teve-se no estudo um duplo objectivo, em primeiro lugar a hipótese de se conseguirem custos mais atractivos sem descurar a necessária periodicidade do fornecimento. Num segundo tempo, analisar-se da hipótese de, por alternativa conseguida na via marítima, se ultrapassarem constrangimentos já acontecidos como sejam as greves de transportadores rodoviários. Num país periférico com o nosso, que importa e exporta fundamentalmente de e para a União Europeia estes constrangimentos causam situações quase inultrapassáveis às empresas, para as quais é cada vez mais necessário uma boa resposta de meios alternativos de transporte.The present report results from a curricular internship made in the 2007/2008 school year at Bosch Termotecnologia SA, integrated in the Engineering and Industrial Management course programme. Having occurred the internship in the Logistics Department, the work was based on the hypothesis of the eventual transfer of weekly supplies, traditionally made by road, to an alternative by sea. The lines and ports that seemed more adequate to the goal in cause were analyzed and, after chosen the three main alternatives and added the current situation, were compared using the AHP - Analytic Hierachy Process method. The criteria used were cost, transit time, service features and loss and damage. A double goal was considered in the study, firstly the hypothesis of obtaining attractive costs without relinquishing the necessary regularity of the supply. Secondly, the hypothesis of finding feasible alternatives by sea that could face eventual road forwarders strikes. In a peripheral country like ours, that import and export basically from and for the European Union these constraints cause almost insupportable situations to the companies, for which it is necessary a good reply of alternative transport modes.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:44:42Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1636porMendes, Pedro Marques de Britoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:58:12Zoai:ria.ua.pt:10773/1636Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:15.403083Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os transportes na logística de entrada: rodoviário vs marítimo
title Os transportes na logística de entrada: rodoviário vs marítimo
spellingShingle Os transportes na logística de entrada: rodoviário vs marítimo
Mendes, Pedro Marques de Brito
Gestão de empresas industriais
Aprovisionamento
Gestão logística
Redes de abastecimento
Transporte marítimo
title_short Os transportes na logística de entrada: rodoviário vs marítimo
title_full Os transportes na logística de entrada: rodoviário vs marítimo
title_fullStr Os transportes na logística de entrada: rodoviário vs marítimo
title_full_unstemmed Os transportes na logística de entrada: rodoviário vs marítimo
title_sort Os transportes na logística de entrada: rodoviário vs marítimo
author Mendes, Pedro Marques de Brito
author_facet Mendes, Pedro Marques de Brito
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Pedro Marques de Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de empresas industriais
Aprovisionamento
Gestão logística
Redes de abastecimento
Transporte marítimo
topic Gestão de empresas industriais
Aprovisionamento
Gestão logística
Redes de abastecimento
Transporte marítimo
description O presente relatório resulta de um estágio curricular efectuado no ano lectivo de 2007/2008 na Bosch Termotecnologia SA, integrado no programa do curso de Engenharia e Gestão Industrial. Tendo ocorrido o mesmo no departamento de Logística, proporcionou-se o trabalho sobre a hipótese da eventual transferência de fornecimentos semanais de mercadoria, que tradicionalmente são feitos por via rodoviária, para o modo marítimo. Depois de analisadas as linhas e portos que pareciam mais adequadas ao objectivo em causa e escolhidas as três principais alternativas, adicionando a situação actual, estas foram comparadas utilizando-se para tal o método AHP – Analytic Hierachy Process. Os critérios de comparação utilizados foram o custo, o tempo de trânsito, características do serviço e danos e perdas. Teve-se no estudo um duplo objectivo, em primeiro lugar a hipótese de se conseguirem custos mais atractivos sem descurar a necessária periodicidade do fornecimento. Num segundo tempo, analisar-se da hipótese de, por alternativa conseguida na via marítima, se ultrapassarem constrangimentos já acontecidos como sejam as greves de transportadores rodoviários. Num país periférico com o nosso, que importa e exporta fundamentalmente de e para a União Europeia estes constrangimentos causam situações quase inultrapassáveis às empresas, para as quais é cada vez mais necessário uma boa resposta de meios alternativos de transporte.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2011-04-19T13:44:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1636
url http://hdl.handle.net/10773/1636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137452022038528