Os concertos didáticos escolares como apoio à prática pedagógica no ensino especializado da música: os projetos educativos das orquestras profissionais portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Catarina Isabel Martins
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9321
Resumo: Relatório de estágio - Mestrado em Ensino de Música
id RCAP_d0920b9d4d0613e5c5c689d8b407fdd8
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9321
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os concertos didáticos escolares como apoio à prática pedagógica no ensino especializado da música: os projetos educativos das orquestras profissionais portuguesasOrquestras profissionaisProjetos educativosConcertos didáticosConcertos escolaresProfessional orchestrasEducational programsEducational concertsSchool concertsRelatório de estágio - Mestrado em Ensino de MúsicaResumo I - A Academia de Música de Santa Cecília é, desde a sua fundação em 1964, uma referência no domínio da educação através do Ensino Integrado da Música, tendo sido pioneira na integração deste modelo de ensino no nosso país. É, deste modo, uma instituição que se destaca pela sua originalidade, tendo como pilares da sua filosofia pedagógica a união da educação musical e da educação académica, aliadas a distintos valores da dimensão humana. Tendo sido a escola que me viu crescer do ponto de vista artístico e também humano, decidi realizar aqui o meu Estágio do Ensino Especializado, na classe de violino da Professora Lígia Soares, de quem fui aluna do 6º aos 8º graus. O relatório que se segue é o resultado final do Estágio que realizei ao longo do ano letivo 2016/2017, através do modelo de observação, tendo sido selecionados três alunos (iniciação, 5º grau e 6º grau), com a especial preocupação de se encontrarem em diferentes etapas. Deste modo, foram observadas oitenta e uma aulas, e lecionadas e gravadas nove aulas - objeto de análise na unidade curricular Didática do Ensino Especializado, lecionada pelo Professor Doutor Tiago Neto. Terminarei esta primeira parte do Relatório com algumas reflexões relativas às práticas educativas desenvolvidas no decorrer do Estágio e também algumas notas relativas à atividade docente.Resumo II - Nos últimos anos, as orquestras profissionais têm implementado e desenvolvido Projetos Educativos que favorecem um crescente reconhecimento do seu papel educativo e social. Esta tese pretende investigar as diversas atividades educativas, em particular os Concertos Didáticos, no que diz respeito aos seus objetivos, tipologias, estrutura, organização, público-alvo e todos os elementos que os condicionam. A primeira fonte de informação e materiais para o estudo, decorreu da recolha bibliográfica e da fundamentação teórica. Posteriormente, decorreu a análise e tratamento de questionários aplicados aos principais responsáveis pela dinamização e organização das atividades educativas das orquestras profissionais portuguesas. Foram também realizadas entrevistas que permitiram aprofundar algumas matérias do tema em questão. Como quarta fonte de informação foram realizados questionários direcionados aos Diretores Pedagógicos das principais Escolas, Academias e Conservatórios de Música de Lisboa, de Ensino Especializado da Música até ao 8º Grau. A conclusão deste relatório visa apontar eventuais caminhos para um futuro crescimento dos Projetos Educativos das Orquestras e da implementação destas atividades como apoio à prática pedagógica.Abstract I -The Academia de Música de Santa Cecília has been a reference in the world of education through the integrated musical education program since its foundation in 1964. It was a pioneer on implementing this model of education in Portugal. It is, therefore, an institution which stands out due to its originality, since it combines both the academic and musical curricula, along with teaching distinct values of human life. Since this school watched me grow as an artist and as a human being, it was fitting that I would take my Specialized Education internship here with Professor Lígia Soares, of whom I was a student throughout highschool. The following report is the result of the internship I took in 2016/2017, through the observation method, that focuses on three students (Initiation, 5th level and 6th level), taking into consideration their different learning stages. For this, I attended eighty-one lessons and taught and recorded nine, which were watched and evaluated at the specialized education didactics class, taught by Professor Tiago Neto. I will finish this first part of my report with some thoughts regarding the educational practices developed during my internship, as well as some ideas concerning the teaching profession.Abstract II - In recent years, orchestras have been implementing and developing Educational Projects that contribute to a growing recognition of their educational and social role. This project aims to research the different Portuguese professional orchestras' educational activities, namely Educational Concerts, along with their goals, structure, organization, target population, as well as all the elements that might have an impact on them. The first source of information and materials for this study was a bibliographic research and theoretical foundation. Afterwards, questionnaires that were handed out to the people in charge of organizing the Orchestras' educational activities were analyzed and processed. Interviews were also conducted in order to get a deeper understanding of the subject. As a fourth source of information, questionnaires were addressed to the Pedagogic Directors at the main schools, academies and conservatories in Lisbon with Specialized Musical Education Program, that have 8th level students. The conclusion of this research project points to several directions for a future growth of the Orchestras' Educational Projects and of the implementation of these activities as an educational practice for music schools.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaNeto, TiagoRCIPLAfonso, Catarina Isabel Martins2019-01-14T12:00:20Z2018-092018-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9321TID:202137155porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:57:51Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9321Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:54.989844Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os concertos didáticos escolares como apoio à prática pedagógica no ensino especializado da música: os projetos educativos das orquestras profissionais portuguesas
title Os concertos didáticos escolares como apoio à prática pedagógica no ensino especializado da música: os projetos educativos das orquestras profissionais portuguesas
spellingShingle Os concertos didáticos escolares como apoio à prática pedagógica no ensino especializado da música: os projetos educativos das orquestras profissionais portuguesas
Afonso, Catarina Isabel Martins
Orquestras profissionais
Projetos educativos
Concertos didáticos
Concertos escolares
Professional orchestras
Educational programs
Educational concerts
School concerts
title_short Os concertos didáticos escolares como apoio à prática pedagógica no ensino especializado da música: os projetos educativos das orquestras profissionais portuguesas
title_full Os concertos didáticos escolares como apoio à prática pedagógica no ensino especializado da música: os projetos educativos das orquestras profissionais portuguesas
title_fullStr Os concertos didáticos escolares como apoio à prática pedagógica no ensino especializado da música: os projetos educativos das orquestras profissionais portuguesas
title_full_unstemmed Os concertos didáticos escolares como apoio à prática pedagógica no ensino especializado da música: os projetos educativos das orquestras profissionais portuguesas
title_sort Os concertos didáticos escolares como apoio à prática pedagógica no ensino especializado da música: os projetos educativos das orquestras profissionais portuguesas
author Afonso, Catarina Isabel Martins
author_facet Afonso, Catarina Isabel Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neto, Tiago
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Catarina Isabel Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Orquestras profissionais
Projetos educativos
Concertos didáticos
Concertos escolares
Professional orchestras
Educational programs
Educational concerts
School concerts
topic Orquestras profissionais
Projetos educativos
Concertos didáticos
Concertos escolares
Professional orchestras
Educational programs
Educational concerts
School concerts
description Relatório de estágio - Mestrado em Ensino de Música
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09
2018-09-01T00:00:00Z
2019-01-14T12:00:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9321
TID:202137155
url http://hdl.handle.net/10400.21/9321
identifier_str_mv TID:202137155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133442868248576