O Modernismo e a consagração do supra-sujeito
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/12065 |
Resumo: | O presente estudo pretende apresentar uma reflexão incidindo em algumas potencialidades informativas comprometidas com a perceção de alguns modernistas portugueses (sobretudo Fernando Pessoa e os seus heterónimos, Almada Negreiros e Mário de Sá-Carneiro) como autores que, de alguma forma, procuraram, pelo reduto poético e narrativo, uma determinada “plenitude”. Essa perceção encontra-se ligada à ideia de “sujeito com qualidades sublimadas”, que tem a audácia de querer uma determinada “totalidade”. |
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O Modernismo e a consagração do supra-sujeitoFernando PessoaAlmada NegreirosMário de Sá-CarneiroGenialidadeTotalidadeGeniusTotalityO presente estudo pretende apresentar uma reflexão incidindo em algumas potencialidades informativas comprometidas com a perceção de alguns modernistas portugueses (sobretudo Fernando Pessoa e os seus heterónimos, Almada Negreiros e Mário de Sá-Carneiro) como autores que, de alguma forma, procuraram, pelo reduto poético e narrativo, uma determinada “plenitude”. Essa perceção encontra-se ligada à ideia de “sujeito com qualidades sublimadas”, que tem a audácia de querer uma determinada “totalidade”.The present study intends to present a reflection focusing on some informative potentialities committed to the perception of some Portuguese modernists (especially Fernando Pessoa and his heteronyms, Almada Negreiros and Mário de Sá‑Carneiro) as authors who, in some way, sought, in the poetic’s and narrative’s register, a certain “fullness”. This perception is linked to the idea of “subject with sublimated qualities”, who has the audacity to want a certain “totality”.FFLCH/USPRepositório AbertoVila Maior, Dionísio2022-07-22T09:27:51Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/12065por2175-3180https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v12i22p9-21info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:41:01Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12065Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:51:22.160264Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente estudo pretende apresentar uma reflexão incidindo em algumas potencialidades informativas comprometidas com a perceção de alguns modernistas portugueses (sobretudo Fernando Pessoa e os seus heterónimos, Almada Negreiros e Mário de Sá-Carneiro) como autores que, de alguma forma, procuraram, pelo reduto poético e narrativo, uma determinada “plenitude”. Essa perceção encontra-se ligada à ideia de “sujeito com qualidades sublimadas”, que tem a audácia de querer uma determinada “totalidade”. |
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