Concepções e experiências dos alunos de uma instituição de ensino superior sobre a discussão em contexto escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/4616 |
Resumo: | Numa sociedade marcada pelos constantes avanços da ciência e da tecnologia, a discussão de questões controversas de natureza sócio-científica constitui-se como uma metodologia educativa com elevadas potencialidades na formação de cidadãos cientificamente literados. O presente estudo baseou-se na construção e na aplicação de um questionário online destinado a todos os alunos de uma escola de ensino superior portuguesa, de forma a identificar as concepções destes alunos relativamente às vantagens e limitações da utilização da discussão em contexto escolar. Através da análise dos dados procurou-se compreender os factores que afectam o impacto educacional das actividades de discussão e quais as características que os participantes associam a uma boa actividade de discussão. Os resultados mostram que as actividades de discussão são bastante valorizadas pelos alunos. No entanto, são apontados alguns aspectos negativos relacionados, essencialmente, com problemas interpessoais durante as intervenções, dificuldades na sua avaliação e a quantidade de tempo requerida para a sua realização. Esta investigação poderá ser particularmente útil para o desenvolvimento futuro de recursos que apoiem as escolas e os seus professores, nomeadamente os professores de ciências, na implementação bem sucedida de actividades de discussão. |
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