Problemática do Bullying - perspetivas de alunos e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sara Isabel Lopes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1848
Resumo: Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre – Especialização de Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_d0b39facbf9de0578771d442f557ea41
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1848
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Problemática do Bullying - perspetivas de alunos e professores do 1º Ciclo do Ensino Básicobullyingcaracterísticasconsequênciasperspetiva de professores e alunos.featuresconsequencesteachers and students perspectiveRelatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre – Especialização de Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino BásicoO bullying define-se por comportamento agressivo, intencional, repetitivo e sistemático onde existe desigualdade de poder entre os alunos envolvidos. O objetivo desta investigação foi perceber as conceções de professores de 1º ciclo relativamente ao bullying, como agem perante situações de agressão, que estratégias utilizam e obter dados relativamente à taxa de incidência numa escola, conhecer a opinião dos alunos face à problemática do bullying e perceber como e se reagem perante uma situação de bullying. Os dados obtidos revelam que a formação de professores e alunos é fulcral na diminuição do fenómeno nas escolas, pois a prevenção e intervenção implicam conhecimento.Bullying is defined as aggressive, intentional, recurrent and systematic behavior where there is a power disadvantage between the intervenient students. The purpose of this investigation was to understand the perceptions of first grade teachers regarding bullying, how they approach aggression situations, what strategies they use to obtain data relating to the incidence rate in a school, know the students opinion concerning the bullying issue and perceive how and if they act when witnessing a bullying episode. The collected data reveal that the teachers and students training is paramount to contain the phenomena in schools, inasmuch as prevention and intervention are the follow up of knowledge.Seixas, SóniaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémOliveira, Sara Isabel Lopes2017-08-14T16:30:27Z2014-11-202014-11-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1848TID:201152460porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:05Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1848Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:01.803220Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Problemática do Bullying - perspetivas de alunos e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
title Problemática do Bullying - perspetivas de alunos e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Problemática do Bullying - perspetivas de alunos e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
Oliveira, Sara Isabel Lopes
bullying
características
consequências
perspetiva de professores e alunos.
features
consequences
teachers and students perspective
title_short Problemática do Bullying - perspetivas de alunos e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Problemática do Bullying - perspetivas de alunos e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Problemática do Bullying - perspetivas de alunos e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Problemática do Bullying - perspetivas de alunos e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Problemática do Bullying - perspetivas de alunos e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
author Oliveira, Sara Isabel Lopes
author_facet Oliveira, Sara Isabel Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Seixas, Sónia
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sara Isabel Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv bullying
características
consequências
perspetiva de professores e alunos.
features
consequences
teachers and students perspective
topic bullying
características
consequências
perspetiva de professores e alunos.
features
consequences
teachers and students perspective
description Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre – Especialização de Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-20
2014-11-20T00:00:00Z
2017-08-14T16:30:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1848
TID:201152460
url http://hdl.handle.net/10400.15/1848
identifier_str_mv TID:201152460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137030356074496