Problemática do Bullying - perspetivas de alunos e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/1848 |
Resumo: | Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre – Especialização de Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_d0b39facbf9de0578771d442f557ea41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1848 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Problemática do Bullying - perspetivas de alunos e professores do 1º Ciclo do Ensino Básicobullyingcaracterísticasconsequênciasperspetiva de professores e alunos.featuresconsequencesteachers and students perspectiveRelatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre – Especialização de Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino BásicoO bullying define-se por comportamento agressivo, intencional, repetitivo e sistemático onde existe desigualdade de poder entre os alunos envolvidos. O objetivo desta investigação foi perceber as conceções de professores de 1º ciclo relativamente ao bullying, como agem perante situações de agressão, que estratégias utilizam e obter dados relativamente à taxa de incidência numa escola, conhecer a opinião dos alunos face à problemática do bullying e perceber como e se reagem perante uma situação de bullying. Os dados obtidos revelam que a formação de professores e alunos é fulcral na diminuição do fenómeno nas escolas, pois a prevenção e intervenção implicam conhecimento.Bullying is defined as aggressive, intentional, recurrent and systematic behavior where there is a power disadvantage between the intervenient students. The purpose of this investigation was to understand the perceptions of first grade teachers regarding bullying, how they approach aggression situations, what strategies they use to obtain data relating to the incidence rate in a school, know the students opinion concerning the bullying issue and perceive how and if they act when witnessing a bullying episode. The collected data reveal that the teachers and students training is paramount to contain the phenomena in schools, inasmuch as prevention and intervention are the follow up of knowledge.Seixas, SóniaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémOliveira, Sara Isabel Lopes2017-08-14T16:30:27Z2014-11-202014-11-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1848TID:201152460porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:05Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1848Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:01.803220Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Problemática do Bullying - perspetivas de alunos e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Problemática do Bullying - perspetivas de alunos e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Problemática do Bullying - perspetivas de alunos e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico Oliveira, Sara Isabel Lopes bullying características consequências perspetiva de professores e alunos. features consequences teachers and students perspective |
title_short |
Problemática do Bullying - perspetivas de alunos e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Problemática do Bullying - perspetivas de alunos e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Problemática do Bullying - perspetivas de alunos e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Problemática do Bullying - perspetivas de alunos e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Problemática do Bullying - perspetivas de alunos e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Oliveira, Sara Isabel Lopes |
author_facet |
Oliveira, Sara Isabel Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Seixas, Sónia Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Sara Isabel Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
bullying características consequências perspetiva de professores e alunos. features consequences teachers and students perspective |
topic |
bullying características consequências perspetiva de professores e alunos. features consequences teachers and students perspective |
description |
Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre – Especialização de Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-20 2014-11-20T00:00:00Z 2017-08-14T16:30:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/1848 TID:201152460 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/1848 |
identifier_str_mv |
TID:201152460 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137030356074496 |