A escrita criativa colaborativa em língua estrangeira: projeto “storytellers”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Isabel de Campos Fernandes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2042
Resumo: O estudo realizado tem como objetivo primordial avaliar o impacto da implementação do projeto Storytellers, mais concretamente das práticas sistemáticas de escrita em Língua Estrangeira, como contributo para a melhoria da produção escrita dos alunos, numa Escola de um Agrupamento do distrito de Viana do Castelo, durante o ano letivo 2016/2017. As três questões de investigação formuladas neste estudo foram: Podem as práticas colaborativas da equipa docente contribuir para a melhoria da aprendizagem dos alunos? Qual a importância da leitura e da escrita nos alunos, no seu desenvolvimento pessoal e académico? e Qual o impacto do projeto de Escrita Criativa Colaborativa Storytellers na melhoria da produção escrita dos alunos? Para a recolha de dados, recorreu-se a um questionário efetuado a alunos do 9º ano de escolaridade; videogravação das aulas da docente investigadora; observação direta e focada das aulas das docentes colaboradoras; fichas de trabalho e análise documental, tendo-se procedido à triangulação dos dados. Pretendeu-se fornecer aos alunos ferramentas pedagógicas, que lhes permitissem melhorar as suas competências de literacia, realizando-se um trabalho colaborativo entre professores, integrando práticas supervisivas colaborativas, auto e heterossupervisão, observando-se comportamentos de impacto centrados nos professores e nos alunos, com vista à delineação de estratégias de superação de dificuldades. Do projeto Storytellers resultou uma produção textual de histórias ilustradas, combinando o domínio de técnicas de escrita e recursos digitais, refletindo-se na melhoria dos resultados académicos dos alunos, tendo sido a média final de conclusão do 9º ano de escolaridade superior à do 7º ano. Os resultados apontam para o envolvimento dos alunos no processo de “aprender a aprender” em LE, tendo para isso contribuído significativamente as práticas colaborativas dos professores associados ao processo de reflexão crítica, alterando as práticas colaborativas de supervisão horizontal entre pares professores/professores e promovendo práticas colaborativas entre alunos/alunos.
id RCAP_d0b823e38eea2326e3c7e64bdc42db72
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2042
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A escrita criativa colaborativa em língua estrangeira: projeto “storytellers”Escrita colaborativaPráticas colaborativasAuto e heterossupervisãoCollaborative writingCollaborative practicesSelf and co-supervisionO estudo realizado tem como objetivo primordial avaliar o impacto da implementação do projeto Storytellers, mais concretamente das práticas sistemáticas de escrita em Língua Estrangeira, como contributo para a melhoria da produção escrita dos alunos, numa Escola de um Agrupamento do distrito de Viana do Castelo, durante o ano letivo 2016/2017. As três questões de investigação formuladas neste estudo foram: Podem as práticas colaborativas da equipa docente contribuir para a melhoria da aprendizagem dos alunos? Qual a importância da leitura e da escrita nos alunos, no seu desenvolvimento pessoal e académico? e Qual o impacto do projeto de Escrita Criativa Colaborativa Storytellers na melhoria da produção escrita dos alunos? Para a recolha de dados, recorreu-se a um questionário efetuado a alunos do 9º ano de escolaridade; videogravação das aulas da docente investigadora; observação direta e focada das aulas das docentes colaboradoras; fichas de trabalho e análise documental, tendo-se procedido à triangulação dos dados. Pretendeu-se fornecer aos alunos ferramentas pedagógicas, que lhes permitissem melhorar as suas competências de literacia, realizando-se um trabalho colaborativo entre professores, integrando práticas supervisivas colaborativas, auto e heterossupervisão, observando-se comportamentos de impacto centrados nos professores e nos alunos, com vista à delineação de estratégias de superação de dificuldades. Do projeto Storytellers resultou uma produção textual de histórias ilustradas, combinando o domínio de técnicas de escrita e recursos digitais, refletindo-se na melhoria dos resultados académicos dos alunos, tendo sido a média final de conclusão do 9º ano de escolaridade superior à do 7º ano. Os resultados apontam para o envolvimento dos alunos no processo de “aprender a aprender” em LE, tendo para isso contribuído significativamente as práticas colaborativas dos professores associados ao processo de reflexão crítica, alterando as práticas colaborativas de supervisão horizontal entre pares professores/professores e promovendo práticas colaborativas entre alunos/alunos.This study intends to evaluate the impact of a school project named “Storytellers”, more especifically the systematic collaborating practice in a Foreign Language, on the improvement of the students´writing skills. This study was carried out in a School of a grouping of the District of Viana do Castelo, during the 2016/2017 school year. The three investigation questions were: Can collaborative teachers’ practice contribute to the improvement of the students´ learning process? What´s the importance of reading and writing to the students’ personal and academic development? and What´s the impact of the creative collaborative writing Storytellers project on the improvement of the students’ written production? For the collection of data, 9th grade students filled out a questionnaire; the investigator´s classes were videorecorded; the collaborative teachers’ classes and worksheets were directly supervised and it was made the documentary analysis, proceeding to the triangulation of the achieved data. It was intended to provide students with educational tools that would enable them to improve their literacy skills, through a collaborative work among teachers, self and cosupervision, which led to the observation of attitudes focused on teachers´ and students´ behaviours, in order to create strategies for overcoming difficulties. The Storytellers project resulted in a textual production of illustrated stories, combining the techniques of writing and digital devices, reflecting on improving academic results of students in the final of the 9th year of schooling which were higher than in the 7th year. The results pointed to the students' different involvement in the “learning to learn” process in a Foreign Language with a significant contribution to this the teachers´ collaborative practices associated with the process of critical reflection, changing the collaborative practices of horizontal peer supervision between teachers-teachers and promoting collaboration between students-students.2018-07-20T15:41:45Z2018-05-25T00:00:00Z2018-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2042TID:201953226porTeixeira, Isabel de Campos Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:42:00Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2042Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:23.490875Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escrita criativa colaborativa em língua estrangeira: projeto “storytellers”
title A escrita criativa colaborativa em língua estrangeira: projeto “storytellers”
spellingShingle A escrita criativa colaborativa em língua estrangeira: projeto “storytellers”
Teixeira, Isabel de Campos Fernandes
Escrita colaborativa
Práticas colaborativas
Auto e heterossupervisão
Collaborative writing
Collaborative practices
Self and co-supervision
title_short A escrita criativa colaborativa em língua estrangeira: projeto “storytellers”
title_full A escrita criativa colaborativa em língua estrangeira: projeto “storytellers”
title_fullStr A escrita criativa colaborativa em língua estrangeira: projeto “storytellers”
title_full_unstemmed A escrita criativa colaborativa em língua estrangeira: projeto “storytellers”
title_sort A escrita criativa colaborativa em língua estrangeira: projeto “storytellers”
author Teixeira, Isabel de Campos Fernandes
author_facet Teixeira, Isabel de Campos Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Isabel de Campos Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita colaborativa
Práticas colaborativas
Auto e heterossupervisão
Collaborative writing
Collaborative practices
Self and co-supervision
topic Escrita colaborativa
Práticas colaborativas
Auto e heterossupervisão
Collaborative writing
Collaborative practices
Self and co-supervision
description O estudo realizado tem como objetivo primordial avaliar o impacto da implementação do projeto Storytellers, mais concretamente das práticas sistemáticas de escrita em Língua Estrangeira, como contributo para a melhoria da produção escrita dos alunos, numa Escola de um Agrupamento do distrito de Viana do Castelo, durante o ano letivo 2016/2017. As três questões de investigação formuladas neste estudo foram: Podem as práticas colaborativas da equipa docente contribuir para a melhoria da aprendizagem dos alunos? Qual a importância da leitura e da escrita nos alunos, no seu desenvolvimento pessoal e académico? e Qual o impacto do projeto de Escrita Criativa Colaborativa Storytellers na melhoria da produção escrita dos alunos? Para a recolha de dados, recorreu-se a um questionário efetuado a alunos do 9º ano de escolaridade; videogravação das aulas da docente investigadora; observação direta e focada das aulas das docentes colaboradoras; fichas de trabalho e análise documental, tendo-se procedido à triangulação dos dados. Pretendeu-se fornecer aos alunos ferramentas pedagógicas, que lhes permitissem melhorar as suas competências de literacia, realizando-se um trabalho colaborativo entre professores, integrando práticas supervisivas colaborativas, auto e heterossupervisão, observando-se comportamentos de impacto centrados nos professores e nos alunos, com vista à delineação de estratégias de superação de dificuldades. Do projeto Storytellers resultou uma produção textual de histórias ilustradas, combinando o domínio de técnicas de escrita e recursos digitais, refletindo-se na melhoria dos resultados académicos dos alunos, tendo sido a média final de conclusão do 9º ano de escolaridade superior à do 7º ano. Os resultados apontam para o envolvimento dos alunos no processo de “aprender a aprender” em LE, tendo para isso contribuído significativamente as práticas colaborativas dos professores associados ao processo de reflexão crítica, alterando as práticas colaborativas de supervisão horizontal entre pares professores/professores e promovendo práticas colaborativas entre alunos/alunos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-20T15:41:45Z
2018-05-25T00:00:00Z
2018-05-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/2042
TID:201953226
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/2042
identifier_str_mv TID:201953226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131529069199360