Análise de desempenho de recetores de baixa complexidade para mimo massivo em canais subaquáticos com correlação entre antenas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aleixo, João Tomas Pereira de Moura e
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/4829
Resumo: O propósito da presente dissertação de Mestrado é demonstrar que os recetores de baixa complexidade, Equal Gain Combiner (EGC) e Maximum Gain Combiner (MRC), comparativamente a outros recetores como o Zero Forcing (ZF) que requer a inversão da matriz do canal para cada componente de frequência, apresentam a vantagem de diminuírem o processamento e complexidade de receção para um canal de comunicação acústica subaquática, tendendo, ainda, a apresentar um melhor desempenho. Esta dissertação mostra, ainda, que é possível mitigar os efeitos nefastos de um sistema correlacionado de múltiplas antenas de receção e transmissão, tradicionalmente designado por sistema Multiple Input Multiple Output (MIMO), que não pode ser não correlacionado devido ao insuficiente espaçamento entre antena.
id RCAP_d0bbded8c9697997f636d5cebd003185
oai_identifier_str oai:repositorio.ual.pt:11144/4829
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise de desempenho de recetores de baixa complexidade para mimo massivo em canais subaquáticos com correlação entre antenas.MRCEGCMIMOComunicações Subaquáticas.O propósito da presente dissertação de Mestrado é demonstrar que os recetores de baixa complexidade, Equal Gain Combiner (EGC) e Maximum Gain Combiner (MRC), comparativamente a outros recetores como o Zero Forcing (ZF) que requer a inversão da matriz do canal para cada componente de frequência, apresentam a vantagem de diminuírem o processamento e complexidade de receção para um canal de comunicação acústica subaquática, tendendo, ainda, a apresentar um melhor desempenho. Esta dissertação mostra, ainda, que é possível mitigar os efeitos nefastos de um sistema correlacionado de múltiplas antenas de receção e transmissão, tradicionalmente designado por sistema Multiple Input Multiple Output (MIMO), que não pode ser não correlacionado devido ao insuficiente espaçamento entre antena.2021-03-11T16:21:55Z2020-12-16T00:00:00Z2020-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/4829TID:202586901porAleixo, João Tomas Pereira de Moura einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:12:42Zoai:repositorio.ual.pt:11144/4829Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:32:26.888874Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise de desempenho de recetores de baixa complexidade para mimo massivo em canais subaquáticos com correlação entre antenas.
title Análise de desempenho de recetores de baixa complexidade para mimo massivo em canais subaquáticos com correlação entre antenas.
spellingShingle Análise de desempenho de recetores de baixa complexidade para mimo massivo em canais subaquáticos com correlação entre antenas.
Aleixo, João Tomas Pereira de Moura e
MRC
EGC
MIMO
Comunicações Subaquáticas.
title_short Análise de desempenho de recetores de baixa complexidade para mimo massivo em canais subaquáticos com correlação entre antenas.
title_full Análise de desempenho de recetores de baixa complexidade para mimo massivo em canais subaquáticos com correlação entre antenas.
title_fullStr Análise de desempenho de recetores de baixa complexidade para mimo massivo em canais subaquáticos com correlação entre antenas.
title_full_unstemmed Análise de desempenho de recetores de baixa complexidade para mimo massivo em canais subaquáticos com correlação entre antenas.
title_sort Análise de desempenho de recetores de baixa complexidade para mimo massivo em canais subaquáticos com correlação entre antenas.
author Aleixo, João Tomas Pereira de Moura e
author_facet Aleixo, João Tomas Pereira de Moura e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aleixo, João Tomas Pereira de Moura e
dc.subject.por.fl_str_mv MRC
EGC
MIMO
Comunicações Subaquáticas.
topic MRC
EGC
MIMO
Comunicações Subaquáticas.
description O propósito da presente dissertação de Mestrado é demonstrar que os recetores de baixa complexidade, Equal Gain Combiner (EGC) e Maximum Gain Combiner (MRC), comparativamente a outros recetores como o Zero Forcing (ZF) que requer a inversão da matriz do canal para cada componente de frequência, apresentam a vantagem de diminuírem o processamento e complexidade de receção para um canal de comunicação acústica subaquática, tendendo, ainda, a apresentar um melhor desempenho. Esta dissertação mostra, ainda, que é possível mitigar os efeitos nefastos de um sistema correlacionado de múltiplas antenas de receção e transmissão, tradicionalmente designado por sistema Multiple Input Multiple Output (MIMO), que não pode ser não correlacionado devido ao insuficiente espaçamento entre antena.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-16T00:00:00Z
2020-12-16
2021-03-11T16:21:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11144/4829
TID:202586901
url http://hdl.handle.net/11144/4829
identifier_str_mv TID:202586901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136804745510912