Determinantes da Política de Dividendos: Evidência de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Luís A. Gomes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pereira, Elisabeth Teixeira, Tavares, Fernando Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1783
Resumo: Objetivo – O presente artigo aborda a opção de distribuição dos lucros sob a forma de dividendos e tem como objectivo identificar os determinantes da politica de dividendos das corporações não financeiras do mercado de capitais Português e contribuir para resolver a divergência existente nos vários estudos teóricos e empiricos sobre este tema. Método – Para resolver a problemática em estudo foram testados vários determinantes financeiros através da aplicação do Método da Regressão Linear Múltipla para as empresas não financeiras cotadas na Euronext Lisboa, entre 1997 e 2011. Fundamentação teórica – Baseia-se nas teorias mais relevantes para a explicação dos determinantes da política de dividendos. Resultados – Os resultados sugerem a existência de vários indicadores significativos para a política de dividendos do mercado de capitais Português, tais como a estabilidade do pagamento de dividendos, o valor de mercado, o pay-out anterior e a dimensão da corporação. Estes indicadores influenciam positivamente o valor dos dividendos a distribuir pela corporação. Enquanto as oportunidades de crescimento e o investimento influenciam negativamente a distribuição de dividendos. Contribuições – Este estudo contribui para a compreensão dos fatores determinantes da política de dividendos das empresas cotadas na Bolsa de Lisboa, visando a permear um maior conhecimento científico no contexto da compreensão dos fatores determinantes da política de dividendos, bem como como auxiliar na tomada de decisões das corporações e dos investidores.
id RCAP_d0c13fa4badf4dca47f31ed103298419
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/1783
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Determinantes da Política de Dividendos: Evidência de PortugalPolitica de dividendosEuronext LisboaFluxo de caixaPasseio aleatórioMercado de capitaisObjetivo – O presente artigo aborda a opção de distribuição dos lucros sob a forma de dividendos e tem como objectivo identificar os determinantes da politica de dividendos das corporações não financeiras do mercado de capitais Português e contribuir para resolver a divergência existente nos vários estudos teóricos e empiricos sobre este tema. Método – Para resolver a problemática em estudo foram testados vários determinantes financeiros através da aplicação do Método da Regressão Linear Múltipla para as empresas não financeiras cotadas na Euronext Lisboa, entre 1997 e 2011. Fundamentação teórica – Baseia-se nas teorias mais relevantes para a explicação dos determinantes da política de dividendos. Resultados – Os resultados sugerem a existência de vários indicadores significativos para a política de dividendos do mercado de capitais Português, tais como a estabilidade do pagamento de dividendos, o valor de mercado, o pay-out anterior e a dimensão da corporação. Estes indicadores influenciam positivamente o valor dos dividendos a distribuir pela corporação. Enquanto as oportunidades de crescimento e o investimento influenciam negativamente a distribuição de dividendos. Contribuições – Este estudo contribui para a compreensão dos fatores determinantes da política de dividendos das empresas cotadas na Bolsa de Lisboa, visando a permear um maior conhecimento científico no contexto da compreensão dos fatores determinantes da política de dividendos, bem como como auxiliar na tomada de decisões das corporações e dos investidores.Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP2017-03-22T14:51:16Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/1783por1806-489210.7819/rbgn.v17i54.1943Almeida, Luís A. GomesPereira, Elisabeth TeixeiraTavares, Fernando Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:10:03ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Determinantes da Política de Dividendos: Evidência de Portugal
title Determinantes da Política de Dividendos: Evidência de Portugal
spellingShingle Determinantes da Política de Dividendos: Evidência de Portugal
Almeida, Luís A. Gomes
Politica de dividendos
Euronext Lisboa
Fluxo de caixa
Passeio aleatório
Mercado de capitais
title_short Determinantes da Política de Dividendos: Evidência de Portugal
title_full Determinantes da Política de Dividendos: Evidência de Portugal
title_fullStr Determinantes da Política de Dividendos: Evidência de Portugal
title_full_unstemmed Determinantes da Política de Dividendos: Evidência de Portugal
title_sort Determinantes da Política de Dividendos: Evidência de Portugal
author Almeida, Luís A. Gomes
author_facet Almeida, Luís A. Gomes
Pereira, Elisabeth Teixeira
Tavares, Fernando Oliveira
author_role author
author2 Pereira, Elisabeth Teixeira
Tavares, Fernando Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Luís A. Gomes
Pereira, Elisabeth Teixeira
Tavares, Fernando Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Politica de dividendos
Euronext Lisboa
Fluxo de caixa
Passeio aleatório
Mercado de capitais
topic Politica de dividendos
Euronext Lisboa
Fluxo de caixa
Passeio aleatório
Mercado de capitais
description Objetivo – O presente artigo aborda a opção de distribuição dos lucros sob a forma de dividendos e tem como objectivo identificar os determinantes da politica de dividendos das corporações não financeiras do mercado de capitais Português e contribuir para resolver a divergência existente nos vários estudos teóricos e empiricos sobre este tema. Método – Para resolver a problemática em estudo foram testados vários determinantes financeiros através da aplicação do Método da Regressão Linear Múltipla para as empresas não financeiras cotadas na Euronext Lisboa, entre 1997 e 2011. Fundamentação teórica – Baseia-se nas teorias mais relevantes para a explicação dos determinantes da política de dividendos. Resultados – Os resultados sugerem a existência de vários indicadores significativos para a política de dividendos do mercado de capitais Português, tais como a estabilidade do pagamento de dividendos, o valor de mercado, o pay-out anterior e a dimensão da corporação. Estes indicadores influenciam positivamente o valor dos dividendos a distribuir pela corporação. Enquanto as oportunidades de crescimento e o investimento influenciam negativamente a distribuição de dividendos. Contribuições – Este estudo contribui para a compreensão dos fatores determinantes da política de dividendos das empresas cotadas na Bolsa de Lisboa, visando a permear um maior conhecimento científico no contexto da compreensão dos fatores determinantes da política de dividendos, bem como como auxiliar na tomada de decisões das corporações e dos investidores.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01
2017-03-22T14:51:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/1783
url http://hdl.handle.net/11328/1783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1806-4892
10.7819/rbgn.v17i54.1943
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP
publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302550765109248