Empreendedorismo Social, Inovação e Benchmarking no Instagram: combate aos efeitos negativos da COVID-19 numa visão luso-brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/1934 |
Resumo: | Objetivos: Este estudo visa tentar perceber como Portugal e o Brasil têm vindo a apresentar ações inovadoras de empreendedorismo social e benchmarking no Instagram, para combater os efeitos negativos da COVID-19, Como objetivo principal pretende-se identificar eventuais diferenças e como objetivos específicos compreender o empreendedorismo social como um projeto de inovação e transformação, relacionando o seu propósito enquanto motor do desenvolvimento humano e incentivo às boas práticas sociais. Metodologia: Contributo teórico com revisão de literatura e um estudo de caso na visão luso-brasileira, com uma análise de ações relacionadas com Boas Práticas identificadas junto das empresas e/ou indústria, assim como nas Instituições do Ensino Superior e Benchmarking de marcas no Instangram em confinamento social. Originalidade: O presente estudo pretende contribuir para a compreensão das diferenças de resposta ao impacto da COVID-19, em Portugal e no Brasil, no que concerne ao empreendedorismo social, e benchmarking em contextos de redes sociais. Resultados: A abordagem ao empreendedorismo social e de boas práticas de comportamento socialmente responsável tende a alterar-se em função do país, bem como do momento e do impacto do novo coronavirus nas populações locais. Contudo, é evidente a importância do empreendedorismo social no combate aos efeitos nefastos causados pela pandemia. Implicações práticas: Numa perspetiva interdisciplinar o presente estudo apresenta inputs para a área do empreendedorismo e da inovação, bem como contributos para o entendimento das ações feitas por Portugal e Brasil para combater os impactos negativos do COVID-19. Limitações da pesquisa: A pesquisa bibliográfica em artigos peer-reviewed que aborde o impacto da COVID-19 e as soluções geradas no âmbito da inovação e do empreendedorismo. |
id |
RCAP_d0dc6a7a18668bc1753af824ff368ddd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1934 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Empreendedorismo Social, Inovação e Benchmarking no Instagram: combate aos efeitos negativos da COVID-19 numa visão luso-brasileiraSocial Entrepreneurship, Innovation and Benchmarking on Instagram to combat the negative effects of COVID-19 in a Portuguese-Brazilian approachEmpreendedorismo SocialBenchmarkingCovid-19InovaçãoInstagramObjetivos: Este estudo visa tentar perceber como Portugal e o Brasil têm vindo a apresentar ações inovadoras de empreendedorismo social e benchmarking no Instagram, para combater os efeitos negativos da COVID-19, Como objetivo principal pretende-se identificar eventuais diferenças e como objetivos específicos compreender o empreendedorismo social como um projeto de inovação e transformação, relacionando o seu propósito enquanto motor do desenvolvimento humano e incentivo às boas práticas sociais. Metodologia: Contributo teórico com revisão de literatura e um estudo de caso na visão luso-brasileira, com uma análise de ações relacionadas com Boas Práticas identificadas junto das empresas e/ou indústria, assim como nas Instituições do Ensino Superior e Benchmarking de marcas no Instangram em confinamento social. Originalidade: O presente estudo pretende contribuir para a compreensão das diferenças de resposta ao impacto da COVID-19, em Portugal e no Brasil, no que concerne ao empreendedorismo social, e benchmarking em contextos de redes sociais. Resultados: A abordagem ao empreendedorismo social e de boas práticas de comportamento socialmente responsável tende a alterar-se em função do país, bem como do momento e do impacto do novo coronavirus nas populações locais. Contudo, é evidente a importância do empreendedorismo social no combate aos efeitos nefastos causados pela pandemia. Implicações práticas: Numa perspetiva interdisciplinar o presente estudo apresenta inputs para a área do empreendedorismo e da inovação, bem como contributos para o entendimento das ações feitas por Portugal e Brasil para combater os impactos negativos do COVID-19. Limitações da pesquisa: A pesquisa bibliográfica em artigos peer-reviewed que aborde o impacto da COVID-19 e as soluções geradas no âmbito da inovação e do empreendedorismo.European Journal of Applied Business Management2020-06-29T11:01:15Z2020-06-29T11:01:15Z2020-06-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/11110/1934oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1934porMachado, A.; Sousa, B.; Dieguez, T.; Ribeiro, M & Cunha, F. (2020). Empreendedorismo Social, Inovação e Benchmarking no Instagram: combate aos efeitos negativos da COVID-19 numa visão luso-brasileira, European Journal of Applied Business Management, 6(2), pp. 59-62http://hdl.handle.net/11110/1934Machado, AnnaeliseSousa, BrunoDieguez, TeresaRibeiro, MiguelCunha, Franciscainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:15Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/1934Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:13.425456Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Empreendedorismo Social, Inovação e Benchmarking no Instagram: combate aos efeitos negativos da COVID-19 numa visão luso-brasileira Social Entrepreneurship, Innovation and Benchmarking on Instagram to combat the negative effects of COVID-19 in a Portuguese-Brazilian approach |
title |
Empreendedorismo Social, Inovação e Benchmarking no Instagram: combate aos efeitos negativos da COVID-19 numa visão luso-brasileira |
spellingShingle |
Empreendedorismo Social, Inovação e Benchmarking no Instagram: combate aos efeitos negativos da COVID-19 numa visão luso-brasileira Machado, Annaelise Empreendedorismo Social Benchmarking Covid-19 Inovação |
title_short |
Empreendedorismo Social, Inovação e Benchmarking no Instagram: combate aos efeitos negativos da COVID-19 numa visão luso-brasileira |
title_full |
Empreendedorismo Social, Inovação e Benchmarking no Instagram: combate aos efeitos negativos da COVID-19 numa visão luso-brasileira |
title_fullStr |
Empreendedorismo Social, Inovação e Benchmarking no Instagram: combate aos efeitos negativos da COVID-19 numa visão luso-brasileira |
title_full_unstemmed |
Empreendedorismo Social, Inovação e Benchmarking no Instagram: combate aos efeitos negativos da COVID-19 numa visão luso-brasileira |
title_sort |
Empreendedorismo Social, Inovação e Benchmarking no Instagram: combate aos efeitos negativos da COVID-19 numa visão luso-brasileira |
author |
Machado, Annaelise |
author_facet |
Machado, Annaelise Sousa, Bruno Dieguez, Teresa Ribeiro, Miguel Cunha, Francisca |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Bruno Dieguez, Teresa Ribeiro, Miguel Cunha, Francisca |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Annaelise Sousa, Bruno Dieguez, Teresa Ribeiro, Miguel Cunha, Francisca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendedorismo Social Benchmarking Covid-19 Inovação |
topic |
Empreendedorismo Social Benchmarking Covid-19 Inovação |
description |
Objetivos: Este estudo visa tentar perceber como Portugal e o Brasil têm vindo a apresentar ações inovadoras de empreendedorismo social e benchmarking no Instagram, para combater os efeitos negativos da COVID-19, Como objetivo principal pretende-se identificar eventuais diferenças e como objetivos específicos compreender o empreendedorismo social como um projeto de inovação e transformação, relacionando o seu propósito enquanto motor do desenvolvimento humano e incentivo às boas práticas sociais. Metodologia: Contributo teórico com revisão de literatura e um estudo de caso na visão luso-brasileira, com uma análise de ações relacionadas com Boas Práticas identificadas junto das empresas e/ou indústria, assim como nas Instituições do Ensino Superior e Benchmarking de marcas no Instangram em confinamento social. Originalidade: O presente estudo pretende contribuir para a compreensão das diferenças de resposta ao impacto da COVID-19, em Portugal e no Brasil, no que concerne ao empreendedorismo social, e benchmarking em contextos de redes sociais. Resultados: A abordagem ao empreendedorismo social e de boas práticas de comportamento socialmente responsável tende a alterar-se em função do país, bem como do momento e do impacto do novo coronavirus nas populações locais. Contudo, é evidente a importância do empreendedorismo social no combate aos efeitos nefastos causados pela pandemia. Implicações práticas: Numa perspetiva interdisciplinar o presente estudo apresenta inputs para a área do empreendedorismo e da inovação, bem como contributos para o entendimento das ações feitas por Portugal e Brasil para combater os impactos negativos do COVID-19. Limitações da pesquisa: A pesquisa bibliográfica em artigos peer-reviewed que aborde o impacto da COVID-19 e as soluções geradas no âmbito da inovação e do empreendedorismo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-29T11:01:15Z 2020-06-29T11:01:15Z 2020-06-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/1934 oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1934 |
url |
http://hdl.handle.net/11110/1934 |
identifier_str_mv |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Machado, A.; Sousa, B.; Dieguez, T.; Ribeiro, M & Cunha, F. (2020). Empreendedorismo Social, Inovação e Benchmarking no Instagram: combate aos efeitos negativos da COVID-19 numa visão luso-brasileira, European Journal of Applied Business Management, 6(2), pp. 59-62 http://hdl.handle.net/11110/1934 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
European Journal of Applied Business Management |
publisher.none.fl_str_mv |
European Journal of Applied Business Management |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129892408786944 |