Sociedade Digital: uma Revisão Sistemática de Literatura na Língua Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Elizabeth Arez da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/20354
Resumo: A constante evolução das designadas tecnologias digitais tem vindo a mudar de uma forma realmente disruptiva o modo e os meios como comunicamos e acedemos à informação. A Sociedade Digital engloba todos os cidadãos a nível global e de diferentes gerações, desde a mais infantil, nativa digital, até há geração mais idosa, imigrantes digitais. Na realidade, hoje em dia somos todos residentes digitais. No sentido de conhecermos o estado da arte e de aprofundarmos o nosso conhecimento sobre o problema de investigação, propusemo-nos identificar e analisar o maior número possível de estudos relacionados com mesmo, através da realização de uma revisão sistemática de literatura. Neste estudo, falamos da Sociedade Digital através de textos em língua portuguesa, do recurso aos meios digitais, a massificação das “Tecnologias de Informação e Comunicação” (TIC), a constante evolução da Internet, mais concretamente da WWW (World, Wide, Web ou simplesmente Web) que constituem um dos principais pilares da Sociedade da Informação e do Conhecimento. Trabalhamos a ideia de aprendizagem por jogos, mas também, de acesso fácil aos videojogos, redes sociais, Facebook, Instagram, muito utilizadas a nível mundial, como espaço de convívio, partilha, interação e discussão de ideias. A Internet e as tecnologias Web 2.0, em particular fazem parte do dia-a-dia dos jovens e, cada vez mais, os professores procuram atualizar os seus conhecimentos tecnológicos para acompanhar a evolução do ensino e da aprendizagem na Educação. A comunicação proporcionada pela Sociedade Digital tornou-se global, circunstância que favoreceu o surgimento de novos paradigmas e destacou a importância da aquisição de um conjunto de competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida.
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