Sociedade Digital: uma Revisão Sistemática de Literatura na Língua Portuguesa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/20354 |
Resumo: | A constante evolução das designadas tecnologias digitais tem vindo a mudar de uma forma realmente disruptiva o modo e os meios como comunicamos e acedemos à informação. A Sociedade Digital engloba todos os cidadãos a nível global e de diferentes gerações, desde a mais infantil, nativa digital, até há geração mais idosa, imigrantes digitais. Na realidade, hoje em dia somos todos residentes digitais. No sentido de conhecermos o estado da arte e de aprofundarmos o nosso conhecimento sobre o problema de investigação, propusemo-nos identificar e analisar o maior número possível de estudos relacionados com mesmo, através da realização de uma revisão sistemática de literatura. Neste estudo, falamos da Sociedade Digital através de textos em língua portuguesa, do recurso aos meios digitais, a massificação das “Tecnologias de Informação e Comunicação” (TIC), a constante evolução da Internet, mais concretamente da WWW (World, Wide, Web ou simplesmente Web) que constituem um dos principais pilares da Sociedade da Informação e do Conhecimento. Trabalhamos a ideia de aprendizagem por jogos, mas também, de acesso fácil aos videojogos, redes sociais, Facebook, Instagram, muito utilizadas a nível mundial, como espaço de convívio, partilha, interação e discussão de ideias. A Internet e as tecnologias Web 2.0, em particular fazem parte do dia-a-dia dos jovens e, cada vez mais, os professores procuram atualizar os seus conhecimentos tecnológicos para acompanhar a evolução do ensino e da aprendizagem na Educação. A comunicação proporcionada pela Sociedade Digital tornou-se global, circunstância que favoreceu o surgimento de novos paradigmas e destacou a importância da aquisição de um conjunto de competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida. |
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Sociedade Digital: uma Revisão Sistemática de Literatura na Língua PortuguesaAprendizagemEnsinoInternetSociedade DigitalTecnologiaLearningTeachingInternetDigital SocietyTechnologyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA constante evolução das designadas tecnologias digitais tem vindo a mudar de uma forma realmente disruptiva o modo e os meios como comunicamos e acedemos à informação. A Sociedade Digital engloba todos os cidadãos a nível global e de diferentes gerações, desde a mais infantil, nativa digital, até há geração mais idosa, imigrantes digitais. Na realidade, hoje em dia somos todos residentes digitais. No sentido de conhecermos o estado da arte e de aprofundarmos o nosso conhecimento sobre o problema de investigação, propusemo-nos identificar e analisar o maior número possível de estudos relacionados com mesmo, através da realização de uma revisão sistemática de literatura. Neste estudo, falamos da Sociedade Digital através de textos em língua portuguesa, do recurso aos meios digitais, a massificação das “Tecnologias de Informação e Comunicação” (TIC), a constante evolução da Internet, mais concretamente da WWW (World, Wide, Web ou simplesmente Web) que constituem um dos principais pilares da Sociedade da Informação e do Conhecimento. Trabalhamos a ideia de aprendizagem por jogos, mas também, de acesso fácil aos videojogos, redes sociais, Facebook, Instagram, muito utilizadas a nível mundial, como espaço de convívio, partilha, interação e discussão de ideias. A Internet e as tecnologias Web 2.0, em particular fazem parte do dia-a-dia dos jovens e, cada vez mais, os professores procuram atualizar os seus conhecimentos tecnológicos para acompanhar a evolução do ensino e da aprendizagem na Educação. A comunicação proporcionada pela Sociedade Digital tornou-se global, circunstância que favoreceu o surgimento de novos paradigmas e destacou a importância da aquisição de um conjunto de competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida.The digital society encompasses all citizens globally and from different generations, from the most childlike, digital native, to the older generation, digital immigrants. In this study we speak concretely of the Portuguese digital society which, using digital media, the massification of “Information and Communication Technologies” (ICT), the constant evolution of the Internet, more specifically the WWW (World, Wide, Web or simply That constitute one of the main pillars of the Information and Knowledge Society. It works on the idea of learning by games, but also, of easy access to video games, social networks, “Facebook”, widely used worldwide, as a space for socializing, sharing, interaction and discussion of ideas, of this sixth generation. The Internet and Web 2.0 technologies are part of the daily lives of young people and, increasingly, teachers seek to update their technological knowledge to accompany the evolution of teaching and learning in Education. The communication provided by the Digital Society has become global, a circumstance that favored the emergence of new paradigms and highlighted the importance of acquiring a set of essential skills for lifelong learning.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoLencastre, José AlbertoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFernandes, Elizabeth Arez da Silva2022-04-13T09:34:54Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/10400.22/20354TID:202991580porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:15:52Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20354Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:26.377394Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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