Ambiente de programação multimodal acessível para crianças com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Gonçalo Duarte Cipriano
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/48210
Resumo: Tese de mestrado, Engenharia Informática (Engenharia de Software) Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2020
id RCAP_d0fefbd0e2286073ad4426d9da021eac
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/48210
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ambiente de programação multimodal acessível para crianças com deficiência visualConceitos de programaçãoTangíveisReconhecimento de vozRobôCaminho de LegosTeses de mestrado - 2020Departamento de InformáticaTese de mestrado, Engenharia Informática (Engenharia de Software) Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2020Atualmente, a tecnologia encontra-se cada vez mais presente no nosso quotidiano, sendo que alguns dispositivos são indispensáveis, uma vez que permitem a utilização de ferramentas que nos ajudam na nossa organização pessoal, social e profissional. Para o desenvolvimento de dispositivos e ferramentas, são necessários conhecimentos de programação que são utilizados na produção de algoritmos e na criação de sistemas. A aprendizagem de conceitos de programação não é fácil, tornando-se ainda mais difícil para pessoas, em que o acesso a estes conteúdos é mais limitado, nomeadamente a pessoas cegas ou com baixa visão. Existe, por este motivo, uma grande necessidade de tornar a sua aprendizagem mais simples e acessível. Estudos, efetuados no passado revelam que a aquisição destes conhecimentos em idades muito precoces possibilita a sua compreensão de uma forma mais eficaz. Uma das contribuições deste trabalho foi desenvolver um sistema que permite a aprendizagem de conceitos de programação a crianças com deficiências visuais, através da utilização de tangíveis ou do reconhecimento de voz, para que um robô se movimente num mapa construído com Legos. O sistema possibilita que sejam construídos caminhos com peças de diferentes cores, permitindo o seu mapeamento por uma aplicação que pode ser executada num tablet ou smartphone. Esta tem a capacidade de obter sequências através de blocos tangíveis em que são colocadas peças, que contêm relevos permitindo a identificação táctil por crianças cegas, ou através de reconhecimento por voz, no qual a aplicação faz várias questões sobre o que o utilizador pretende fazer, sendo que este ao responder vai construindo o algoritmo. O robô de pequenas dimensões executa a sequência efetuada atravessando o caminho construído.Currently, technology is increasingly present in our daily lives, and some devices are indispensable, since they allow the use of tools that help us in our personal, social and professional organization. For the creation of devices and tools, knowledge of programming is required, for the production of algorithms that lead to the creation of these. Learning programming concepts is not easy, making it even more difficult for people, where access to these contents is more complicated, such as blind and low vision people. For this reason, there is a great need to make learning more simple and accessible for people with visual impairments. Some studies carried out show that the acquisition of this knowledge at very early ages makes it possible to understand it more effectively. One of the contributions of this work was to develop a system, which allows the learning of programming concepts to children with visual impairments through the use of tangibles or voice recognition so that a robot moves on a map built with Legos. The system allows paths to be built with pieces of different colors, allowing their recognition by an application that can be run on a tablet or smartphone. It also allows obtaining sequences through tangible blocks in which pieces containing reliefs are placed allowing tactile identification by blind children, or through voice recognition, in which the application asks several questions about what the user can do and that the user responding builds the algorithm. The small robot executes the sequence carried out across the constructed path.Guerreiro, TiagoPires, Ana Cristina de Oliveira Tomé LopesRepositório da Universidade de LisboaCardoso, Gonçalo Duarte Cipriano2021-05-27T15:15:56Z202020202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/48210TID:202605035porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:51:28Zoai:repositorio.ul.pt:10451/48210Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:00:06.354783Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ambiente de programação multimodal acessível para crianças com deficiência visual
title Ambiente de programação multimodal acessível para crianças com deficiência visual
spellingShingle Ambiente de programação multimodal acessível para crianças com deficiência visual
Cardoso, Gonçalo Duarte Cipriano
Conceitos de programação
Tangíveis
Reconhecimento de voz
Robô
Caminho de Legos
Teses de mestrado - 2020
Departamento de Informática
title_short Ambiente de programação multimodal acessível para crianças com deficiência visual
title_full Ambiente de programação multimodal acessível para crianças com deficiência visual
title_fullStr Ambiente de programação multimodal acessível para crianças com deficiência visual
title_full_unstemmed Ambiente de programação multimodal acessível para crianças com deficiência visual
title_sort Ambiente de programação multimodal acessível para crianças com deficiência visual
author Cardoso, Gonçalo Duarte Cipriano
author_facet Cardoso, Gonçalo Duarte Cipriano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guerreiro, Tiago
Pires, Ana Cristina de Oliveira Tomé Lopes
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Gonçalo Duarte Cipriano
dc.subject.por.fl_str_mv Conceitos de programação
Tangíveis
Reconhecimento de voz
Robô
Caminho de Legos
Teses de mestrado - 2020
Departamento de Informática
topic Conceitos de programação
Tangíveis
Reconhecimento de voz
Robô
Caminho de Legos
Teses de mestrado - 2020
Departamento de Informática
description Tese de mestrado, Engenharia Informática (Engenharia de Software) Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020
2020-01-01T00:00:00Z
2021-05-27T15:15:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/48210
TID:202605035
url http://hdl.handle.net/10451/48210
identifier_str_mv TID:202605035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134547919503360