Transição do internamento para o ambulatório de adolescentes com anorexia nervosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espírito Santo, Andreia Cristina Jales do
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/6600
Resumo: Relatório do Trabalho de Projeto para candidatura ao grau de Mestre em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria
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spelling Transição do internamento para o ambulatório de adolescentes com anorexia nervosaambulatórioanorexia nervosaenfermagemtransiçãooutpatient carenursingtransitionRelatório do Trabalho de Projeto para candidatura ao grau de Mestre em Enfermagem de Saúde Mental e PsiquiatriaA Anorexia Nervosa é uma patologia complexa, desafiante, que necessita de uma intervenção multidisciplinar. Com ela surgem múltiplas complicações físicas e psicológicas, assim como tem associadas diversas comorbilidades. Implica a necessidade de resposta a vários níveis de cuidados, nomeadamente internamento hospitalar e ambulatório. Colocando a hipótese de várias transições se apresentarem ao mesmo tempo, particularmente de desenvolvimento (adolescência), de saúde-doença (diagnóstico de anorexia nervosa) e situacional (transição do internamento para o ambulatório); e a importância de melhor as conhecer, com o intuito de promover o sucesso da transição, pretendemos compreender como decorre o processo de transição do internamento para o ambulatório. A partir daqui desenhámos um projeto de intervenção em serviço utilizando a metodologia de trabalho projeto. Este implicou a realização do diagnóstico de situação, definição de objetivos, planeamento, execução, avaliação e divulgação dos resultados. Na compreensão da problemática em estudo foram realizadas entrevistas semiestruturadas a adolescentes com o diagnóstico de anorexia nervosa em ambulatório, com internamento prévio; enfermeiros da unidade de internamento e médicos do ambulatório. Foram também levantadas dos processos clínicos as intervenções de enfermagem realizadas durante o internamento com o objetivo da preparação para alta. Da análise das categorias encontradas constatámos que as principais preocupações e dificuldades se evidenciavam no acompanhamento realizado em ambulatório. Este facto conduziu-nos a realizar um planeamento de intervenção no ambulatório, nomeadamente uma consulta multidisciplinar de perturbações do comportamento alimentar e mais especificamente uma consulta de enfermagem. Propôs-se ainda a divulgação aos enfermeiros da unidade de internamento dos resultados da recolha de dados através de uma sessão de formação em serviço. Numa segunda parte do trabalho realizámos uma análise crítica sobre as competências de mestre e do percurso efetuado para as adquirir.Abstract:Anorexia nervosa is a challenging, complex condition incorporating significant long-term physical and psychological complications from which recovery is difficult. Treatment planning will require a coordinated multidisciplinary intervention. This implicates the need for responses at different levels of care, namely in secondary and primary care. Hypothesizing multiple transitions are present at one time, namely development (adolescence), health-disease (diagnosis of anorexia nervosa) and situational (transition from secondary to primary care); and because it is paramount to promote a smooth transition between tiers of care, in the present study we focus on the transition of care at the primary – secondary interface. The purpose of this study is to understand how the transition from secondary to primary care is made. From here we designed an intervention project in service using the methodology of project work. This led to the diagnosis of the situation, setting goals, planning, implementation, evaluation and dissemination of results. Semi-structured interviews were conducted on adolescents diagnosed with anorexia nervosa followed up in a primary care setting, who had been previously hospitalized; on primary care physicians; and on secondary care nurses. Information from patient records was also retrieved to examine nursing interventions aiming at preparation of patients for discharge. Upon analysis of the identified categories, it was found that the main challenges and difficulties were present in outpatient care. This led us to design an intervention plan in primary care, namely a multidisciplinary consultation regarding eating disorders and more specifically a nursing consultation. It is also proposed to disclose the results of data collection to the secondary care nurses through a dissemination session. In the second part of the work a critical analysis of the competences of the master course and route taken to acquire them.Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de SaúdeLopes, JoaquimRepositório ComumEspírito Santo, Andreia Cristina Jales do2014-07-24T13:13:17Z2014-032014-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/6600TID:201701774porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:50:49Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/6600Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:50.298424Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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