Espaço, gestos e audiência no prólogo de Édipo Tirano de Sófocles

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colonnelli, Marco Valério Classe
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/agora.v25i0.31307
Resumo: The prologue of Sophocles' Oedipus Tyrannus can be considered as a masterpiece of audience engagement and stage movement production. The tragediographer's implication of the audience results from his ability to merge fact and myth in this play, without exceeding the limits of the conventions of the Athenian theatre. Moreover, the use of a precise linguistic apparatus reinforces the engagement of the audience and, at the same time, denounces all the stage movements of the actors. Taking that into consideration, this article seeks to analyse the text of the prologue of the play, so as to shed some light on the devices used by the tragediographer to achieve his ends.
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spelling Espaço, gestos e audiência no prólogo de Édipo Tirano de SófoclesThe prologue of Sophocles' Oedipus Tyrannus can be considered as a masterpiece of audience engagement and stage movement production. The tragediographer's implication of the audience results from his ability to merge fact and myth in this play, without exceeding the limits of the conventions of the Athenian theatre. Moreover, the use of a precise linguistic apparatus reinforces the engagement of the audience and, at the same time, denounces all the stage movements of the actors. Taking that into consideration, this article seeks to analyse the text of the prologue of the play, so as to shed some light on the devices used by the tragediographer to achieve his ends.El prólogo de Edipo Tirano de Sófocles puede considerarse una obra perfecta de compromiso del público y producción de movimiento escénico. La implicación del tragediógrafo con el público se produce por su capacidad para fusionar en esta obra realidad y mito, sin sobrepasar los límites de las convenciones del teatro ateniense. Además, el uso de una construcción lingüística precisa refuerza la implicación del público y, al mismo tiempo, manifiesta todos los movimientos escénicos de los actores. Con base en estos hechos, se pretende analizar en este artículo el texto del prólogo de la obra para demostrar con qué expedientes el tragediógrafo alcanza sus fines.Le prologue d'Œdipe Roi de Sophocle peut être considéré comme une pièce parfaite quant à l'engagement du public et à la production de mouvements scéniques. L'implication du public par le tragédien est due à sa capacité de fusionner faits et mythes dans cette pièce, sans cependant dépasser les limites des conventions du théâtre athénien. En outre, l'utilisation d'un dispositif linguistique précis renforce l'engagement du public et révèle en même temps tous les mouvements des acteurs sur scène. C’est à partir de cette prémisse que nous prétendons analyser le texte du prologue de la pièce afin de démontrer comment le tragédien parvient à ses fins.O prólogo de Édipo Tirano de Sófocles pode ser considerado como uma peça perfeita de engajamento de público e produção de movimentação de palco. A implicação da audiência pelo tragediógrafo é produzida por sua habilidade em mesclar fatos e mitos nesta peça, sem extrapolar os limites das convenções do teatro ateniense. Ademais, a utilização de um aparato linguístico preciso reforça o engajamento do público e ao mesmo tempo denuncia toda a movimentação de palco dos atores em cena. A partir disso, pretende-se analisar neste artigo o texto do prólogo da peça a fim de demonstrar com que expedientes o tragediógrafo alcança os seus fins.Universidade de Aveiro2023-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/agora.v25i0.31307https://doi.org/10.34624/agora.v25i0.31307Ágora. Estudos Clássicos em Debate; Vol 25 (2023): Ágora. Estudos Clássicos em Debate; 29-51Ágora. Estudos Clássicos em Debate; Vol. 25 (2023): Ágora. Estudos Clássicos em Debate; 29-51Ágora. Estudos Clássicos em Debate; Vol. 25 (2023): Ágora. Estudos Clássicos em Debate; 29-51Ágora. Estudos Clássicos em Debate; vol. 25 (2023): Ágora. Estudos Clássicos em Debate; 29-512183-43340874-5498reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/agora/article/view/31307https://proa.ua.pt/index.php/agora/article/view/31307/21436Colonnelli, Marco Valério Classeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-15T19:26:39Zoai:proa.ua.pt:article/31307Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:49:59.249094Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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