Auto-regulação das Aprendizagens na transição da Educação Pré-escolar para o Ensino Básico – Promover a reflexão sobre a acção docente em contexto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piscalho, Isabel
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Simão, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/4298
Resumo: Promover precocemente competências de auto-regulação das aprendizagens com vista ao desenvolvimento da autonomia é considerado fundamental no processo escolar e de formação ao longo da vida. O projecto de investigação delineado tem como alvo crianças na Educação Pré escolar e no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (5-7 anos) e enquadra-se no desenvolvimento profissional de educadores e professores. Neste artigo, argumenta-se a necessidade de promover a reflexão sobre a acção docente em contexto da Educação Pré-escolar e do Ensino Básico assegurando a continuidade educativa, com vista à promoção precoce de competências de auto regulação da aprendizagem. Apresenta-se o planeamento estratégico da construção, utilização e validação de um instrumento formativo a concretizar em colaboração com educadores de infância, professores do 1º ciclo do ensino básico e outros profissionais relacionados com esta temática reconhecidos pela comunidade científica. A finalidade é a de apoiar os docentes na reflexão, identificação e avaliação das suas abordagens educativas a fim de as ajustarem às necessidades das crianças e ao desenvolvimento de processos auto-regulatórios. Estes constituem-se como estratégias de suporte e proporcionam oportunidades efectivas e essenciais ao desenvolvimento da autonomia nas crianças.
id RCAP_d11236b3bebcaef119e6962644c23e77
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4298
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Auto-regulação das Aprendizagens na transição da Educação Pré-escolar para o Ensino Básico – Promover a reflexão sobre a acção docente em contextoauto-regulação da aprendizagemtransição escolardesenvolvimento profissionalPromover precocemente competências de auto-regulação das aprendizagens com vista ao desenvolvimento da autonomia é considerado fundamental no processo escolar e de formação ao longo da vida. O projecto de investigação delineado tem como alvo crianças na Educação Pré escolar e no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (5-7 anos) e enquadra-se no desenvolvimento profissional de educadores e professores. Neste artigo, argumenta-se a necessidade de promover a reflexão sobre a acção docente em contexto da Educação Pré-escolar e do Ensino Básico assegurando a continuidade educativa, com vista à promoção precoce de competências de auto regulação da aprendizagem. Apresenta-se o planeamento estratégico da construção, utilização e validação de um instrumento formativo a concretizar em colaboração com educadores de infância, professores do 1º ciclo do ensino básico e outros profissionais relacionados com esta temática reconhecidos pela comunidade científica. A finalidade é a de apoiar os docentes na reflexão, identificação e avaliação das suas abordagens educativas a fim de as ajustarem às necessidades das crianças e ao desenvolvimento de processos auto-regulatórios. Estes constituem-se como estratégias de suporte e proporcionam oportunidades efectivas e essenciais ao desenvolvimento da autonomia nas crianças.Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)Repositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémPiscalho, IsabelSimão, Ana2023-02-08T23:44:09Z2011-072011-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/4298por978-989-8525-02-4info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:37:26Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4298Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:55.538818Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Auto-regulação das Aprendizagens na transição da Educação Pré-escolar para o Ensino Básico – Promover a reflexão sobre a acção docente em contexto
title Auto-regulação das Aprendizagens na transição da Educação Pré-escolar para o Ensino Básico – Promover a reflexão sobre a acção docente em contexto
spellingShingle Auto-regulação das Aprendizagens na transição da Educação Pré-escolar para o Ensino Básico – Promover a reflexão sobre a acção docente em contexto
Piscalho, Isabel
auto-regulação da aprendizagem
transição escolar
desenvolvimento profissional
title_short Auto-regulação das Aprendizagens na transição da Educação Pré-escolar para o Ensino Básico – Promover a reflexão sobre a acção docente em contexto
title_full Auto-regulação das Aprendizagens na transição da Educação Pré-escolar para o Ensino Básico – Promover a reflexão sobre a acção docente em contexto
title_fullStr Auto-regulação das Aprendizagens na transição da Educação Pré-escolar para o Ensino Básico – Promover a reflexão sobre a acção docente em contexto
title_full_unstemmed Auto-regulação das Aprendizagens na transição da Educação Pré-escolar para o Ensino Básico – Promover a reflexão sobre a acção docente em contexto
title_sort Auto-regulação das Aprendizagens na transição da Educação Pré-escolar para o Ensino Básico – Promover a reflexão sobre a acção docente em contexto
author Piscalho, Isabel
author_facet Piscalho, Isabel
Simão, Ana
author_role author
author2 Simão, Ana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Piscalho, Isabel
Simão, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv auto-regulação da aprendizagem
transição escolar
desenvolvimento profissional
topic auto-regulação da aprendizagem
transição escolar
desenvolvimento profissional
description Promover precocemente competências de auto-regulação das aprendizagens com vista ao desenvolvimento da autonomia é considerado fundamental no processo escolar e de formação ao longo da vida. O projecto de investigação delineado tem como alvo crianças na Educação Pré escolar e no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (5-7 anos) e enquadra-se no desenvolvimento profissional de educadores e professores. Neste artigo, argumenta-se a necessidade de promover a reflexão sobre a acção docente em contexto da Educação Pré-escolar e do Ensino Básico assegurando a continuidade educativa, com vista à promoção precoce de competências de auto regulação da aprendizagem. Apresenta-se o planeamento estratégico da construção, utilização e validação de um instrumento formativo a concretizar em colaboração com educadores de infância, professores do 1º ciclo do ensino básico e outros profissionais relacionados com esta temática reconhecidos pela comunidade científica. A finalidade é a de apoiar os docentes na reflexão, identificação e avaliação das suas abordagens educativas a fim de as ajustarem às necessidades das crianças e ao desenvolvimento de processos auto-regulatórios. Estes constituem-se como estratégias de suporte e proporcionam oportunidades efectivas e essenciais ao desenvolvimento da autonomia nas crianças.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07
2011-07-01T00:00:00Z
2023-02-08T23:44:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/4298
url http://hdl.handle.net/10400.15/4298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-8525-02-4
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137048079106048