Segmentação de clientes com base no seu valor e comportamento migracional : estágio PT Comunicações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, João António Antunes Cavalheiro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/7644
Resumo: Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
id RCAP_d134256c443d3cf2225627526152402f
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/7644
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Segmentação de clientes com base no seu valor e comportamento migracional : estágio PT ComunicaçõesSegmentação de ClientesValor de ClientesCRMSQLCustomer SegmentationCustomer ValueMestrado em Gestão de Sistemas de InformaçãoA indústria das telecomunicações é caracterizada pela rápida mudança de ofertas, existindo uma fácil mudança entre operadoras por parte dos clientes. Por conseguinte, é um mercado de forte concorrência onde existe uma forte guerra de preços. Assim, a retenção de clientes é muito importante para as empresas do mercado das telecomunicações, de modo a que estas mantenham os seus clientes e não os percam para as empresas concorrentes. O presente relatório apresenta a descrição das atividades desenvolvidas durante o estágio realizado na direção segmento de consumo residencial, na área de planeamento e projetos estratégicos da PT Comunicações, S.A., o qual durou 4 meses, de 21/04/2014 até 28/08/2014. As atividades desenvolvidas foram a segmentação dos clientes do mercado residencial com base no seu valor para a empresa e no seu comportamento migracional. Os principais objetivos foram pela criação e disponibilização de uma ferramenta de identificação e monitorização de todos os movimentos de clientes, de acordo com a sua subscrição de produtos e serviços. Para alcançar estes objetivos foram analisados dados de faturação de clientes, através da ferramenta SQL Server. De acordo com os objetivo traçados, o estágio permitiu ao estagiário desenvolver as suas competências nas temáticas do SQL, segmentação de clientes e CRM. Numa perspetiva de resultados, procurou-se identificar os principais movimentos de clientes, classificando-os e com isso poder tirar conclusões sobre relações entre a oferta e a procura. Estes resultados permitirão fazer ajustes a nível das ofertas da empresa de modo a responder à procura.The telecommunications industry is known for quick changes of offers and strong competition, making it easy to customers switch from one company to another. So, it´s a market of strong competition where there is a fierce war of prices. Thus, retaining the customers is very important to the companies in the telecommunications industry, in such a way that they retain their customers and don´t lose them to competitors. This report presents the description of the activities developed during the internship that took place in the direction segment of residential consuming, in the area of planning and strategically projects of "PT Comunicações, S.A." which lasted four months, from 21/04/2014 to 28/08/2014. The activities developed were focused on the customer segmentation of residential market based on their value to the company and their migration behavior. The main aims were creating and making available a tool to identify and monitor all customers´ movements, according to their subscription of products and services. To reach these objectives was analyzed data from the customers' bills, through the SQL Server tool. According to the established aims, the internship allowed the intern to develop his skills in the SQL, customer segmentation and CRM areas. As far as results are concerned, our effort was to identify the main movements of customers, classifying them and with that being able to reach conclusions over the connections between the supply and the demand. These results will allow an adjustment in what the company offers so that it can answer to the demand.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, PauloRepositório da Universidade de LisboaPereira, João António Antunes Cavalheiro2014-12-23T10:41:55Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/7644porPereira, João António Antunes Cavalheiro (2014). "Segmentação de clientes com base no seu valor e comportamento migracional : estágio PT Comunicações". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:38:20ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Segmentação de clientes com base no seu valor e comportamento migracional : estágio PT Comunicações
title Segmentação de clientes com base no seu valor e comportamento migracional : estágio PT Comunicações
spellingShingle Segmentação de clientes com base no seu valor e comportamento migracional : estágio PT Comunicações
Pereira, João António Antunes Cavalheiro
Segmentação de Clientes
Valor de Clientes
CRM
SQL
Customer Segmentation
Customer Value
title_short Segmentação de clientes com base no seu valor e comportamento migracional : estágio PT Comunicações
title_full Segmentação de clientes com base no seu valor e comportamento migracional : estágio PT Comunicações
title_fullStr Segmentação de clientes com base no seu valor e comportamento migracional : estágio PT Comunicações
title_full_unstemmed Segmentação de clientes com base no seu valor e comportamento migracional : estágio PT Comunicações
title_sort Segmentação de clientes com base no seu valor e comportamento migracional : estágio PT Comunicações
author Pereira, João António Antunes Cavalheiro
author_facet Pereira, João António Antunes Cavalheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Paulo
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, João António Antunes Cavalheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Segmentação de Clientes
Valor de Clientes
CRM
SQL
Customer Segmentation
Customer Value
topic Segmentação de Clientes
Valor de Clientes
CRM
SQL
Customer Segmentation
Customer Value
description Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-23T10:41:55Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/7644
url http://hdl.handle.net/10400.5/7644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pereira, João António Antunes Cavalheiro (2014). "Segmentação de clientes com base no seu valor e comportamento migracional : estágio PT Comunicações". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302109241212928