O Papel do Embeddedness e das Redes de Cooperação no Processo de Internacionalização
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/17557 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Gestão e Internacionalização de Empresas |
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O Papel do Embeddedness e das Redes de Cooperação no Processo de InternacionalizaçãoEmbeddednessInternacionalizaçãoOrganizaçõesRedesCooperaçãoSetor do calçadoGestãoEmpresasInternacionalizaçãoDissertação de Mestrado em Gestão e Internacionalização de EmpresasEste estudo tem como objetivo geral analisar a preponderância do embeddedness, ou seja, do enraizamento das organizações no meio em que estão inseridas, e das redes de cooperação no processo de internacionalização empresarial. Este propósito é conseguido mediante 1) uma revisão bibliométrica relativa à importância do embeddedness no processo de internacionalização, que viabiliza o mapeamento de estudos sobre esta temática, permitindo identificar as principais tendências na área da temática em estudo, para que seja possível propor futuras investigações e 2) uma análise qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas a empresários e a uma associação do setor de calçado, que possibilita uma indagação alusiva ao papel do embeddedness e das redes de cooperação no processo de internacionalização das organizações do setor do calçado. Na realização do primeiro estudo optou-se por uma revisão sistemática da literatura e metodologia quantitativa, tendo-se analisado artigos publicados em revistas científicas na base de dados Web of Science. De modo a processar os dados adquiridos, utilizaram-se as opções de análise da plataforma Web of Science e do software IRaMuTeQ. Por outro lado, para atingir o objetivo do segundo estudo, foi selecionada uma metodologia qualitativa, através da qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas a dez empresários do setor do calçado em Portugal (de cinco empreendimentos diferentes, dois por cada organização), assim como a um dirigente da associação empresarial de calçado de âmbito nacional. Para tratar os dados obtidos através da realização das entrevistas, foi desenvolvida uma análise de conteúdo e uma codificação de dados através do software NVivo. Os resultados obtidos no primeiro artigo sugerem a importância, no corrente cenário, da internacionalização no desenvolvimento da atividade das organizações, assim como dos relacionamentos em rede construídos pelas organizações a nível doméstico. Distinguiram-se quatro clusters como tendências da literatura: gestão estratégica internacional, networking com parceiros nacionais, empreendedorismo internacional, e comércio e relações internacionais. No segundo artigo, os resultados indicam que a internacionalização é indispensável para as empresas do setor do calçado português que tenham a intenção de elevar o seu negócio a um nível superior ou simplesmente conservar o seu posicionamento na indústria em causa. Por outro lado, a investigação permite também inferir que as redes desempenham um papel significativo no desenvolvimento das organizações em causa, por permitirem o acesso a diversos recursos necessários a esse crescimento. No que diz respeito ao embeddedness, este aspeto apresenta-se como uma vertente à qual se deve prestar especial atenção, tendo em conta a preponderância que os entrevistados concedem a todas as variáveis que apoiam a construção dessa dimensão. Assim, o primeiro estudo contribui para o mapeamento da literatura atual sobre a importância do embeddedness no desenvolvimento da atividade internacional das empresas, bem como para novas linhas de investigação. Por sua vez, o segundo ensaio fornece evidências empíricas de como o processo de internacionalização pode interferir na atividade dos empreendimentos portugueses do setor de calçado. Além do mais, os resultados contribuem para o desenvolvimento do conhecimento existente sobre o modo como o embeddedness e as redes de cooperação ajudam a promover o processo de internacionalização das organizações em causa.This study aims to analyze the importance of embeddedness and cooperation networks in the process of business internationalization. This purpose is achieved through 1) a bibliometric review on the importance of embeddedness in the internationalization process, which makes it viable to map studies on this subject, as well as to identify the main trends in the subject area under study, so that it is possible to propose future investigations and 2) a qualitative analysis, through semi-structured interviews with entrepreneurs and an association of the footwear industry, which allows an inquiring concerning the role of embeddedness and cooperation networks in the internationalization process of organizations in the footwear industry. In conducting the first study, a systematic review of the literature and a quantitative methodology were chosen, having been analyzed articles published in scientific journals in the Web of Science database. To process the acquired data, the analysis options of the Web of Science platform and the IRaMuTeQ software were used. On the other hand, to achieve the objective of the second study, a qualitative methodology was selected, through which semi-structured interviews were conducted with ten entrepreneurs in the footwear sector in Portugal, as well as with a director of the national footwear business association. To process the data obtained through the interviews, a content analysis and data coding was developed using the NVivo software. The results obtained in the first article suggest the importance, in the current scenario, of internationalization in the development of the activity of organizations, as well as of network relationships built by organizations at the domestic level. Four clusters were distinguished as trends in the literature: international strategic management, networking with national partners, international entrepreneurship, and international trade and relations. In the second article, the results indicate that internationalization is essential for companies in the Portuguese footwear segment that intend to raise their business to a higher level or simply maintain their position in the industry in question. On the other hand, the research also makes it possible to infer that networks play a significant role in the development of the organizations above mentioned, as they allow access to the various resources necessary to this growth. Regarding embeddedness, this aspect presents itself as a feature to which special attention should be paid, considering the relevance that the interviewees give to all the variables that support the construction of this dimension. Thus, the first study contributes to the mapping of the current literature on the importance of embeddedness in the development of the international activity of companies, as well as for new lines of investigation. In turn, the second essay provides empirical evidence of how the internationalization process can affect the activity of Portuguese footwear ventures. In addition, the results contribute to the development of existing knowledge on how embeddedness and cooperation networks help to promote the internationalization process of the organizations referred.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia e GestãoGalvão, AndersonRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRocha, Rúben Emanuel Pereira Pinto Maia da2021-03-18T10:25:01Z202020202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/17557TID:202640884porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:08:22Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/17557Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:10.712883Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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