O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E O COLECCIONISMO PRIVADO: REDES INTELECTUAIS E CIRCULAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO (ARQUEOLOGIA E ANTROPOLOGIA EM PORTUGAL - FINAIS DO SÉC. XIX E PRIMEIRA METADE DO SÉC. XX)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Elisabete
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Lopes, Margaret, Nunes, Maria Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/4560
Resumo: O estudo das colecções e do coleccionismo praticado por actores sociais e científicos – em contexto europeu e internacional – revela-se fundamental para entender trajectórias de intelectuais, as relações entre as ciências e nacionalismo, a circulação do conhecimento científico e a forma como estas práticas intervieram na comunicação pública das ciências. No âmbito do estudo das práticas coleccionistas de vários intelectuais portugueses que, num contexto de divulgação da cultura científica europeia fomentaram colecções privadas, pretendemos abordar a relação destes coleccionadores com as instituições científicas, reflectindo sobre o tópico da ciência na esfera pública. Identificando comunidades de interesse e redes de intelectuais, o nosso objectivo é assim concluir sobre a circulação do conhecimento científico e a forma como estas práticas coleccionistas intervieram na implementação e consolidação de instituições, bem como na comunicação pública das «sciencias archeologicas»
id RCAP_d15e6841b6533a643cde4ce2d6606267
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/4560
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E O COLECCIONISMO PRIVADO: REDES INTELECTUAIS E CIRCULAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO (ARQUEOLOGIA E ANTROPOLOGIA EM PORTUGAL - FINAIS DO SÉC. XIX E PRIMEIRA METADE DO SÉC. XX)História da CiênciaColeccionismoCirculação conhecimentoArqueologiaAntropologiaO estudo das colecções e do coleccionismo praticado por actores sociais e científicos – em contexto europeu e internacional – revela-se fundamental para entender trajectórias de intelectuais, as relações entre as ciências e nacionalismo, a circulação do conhecimento científico e a forma como estas práticas intervieram na comunicação pública das ciências. No âmbito do estudo das práticas coleccionistas de vários intelectuais portugueses que, num contexto de divulgação da cultura científica europeia fomentaram colecções privadas, pretendemos abordar a relação destes coleccionadores com as instituições científicas, reflectindo sobre o tópico da ciência na esfera pública. Identificando comunidades de interesse e redes de intelectuais, o nosso objectivo é assim concluir sobre a circulação do conhecimento científico e a forma como estas práticas coleccionistas intervieram na implementação e consolidação de instituições, bem como na comunicação pública das «sciencias archeologicas»Imprensa da Universidade de Coimbra2012-01-30T16:04:47Z2012-01-302011-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/4560http://hdl.handle.net/10174/4560porPereira, E; Lopes, MM; Nunes, M.Fátima, «O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E O COLECCIONISMO PRIVADO: REDES INTELECTUAIS E CIRCULAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO (ARQUEOLOGIA E ANTROPOLOGIA EM PORTUGAL - FINAIS DO SÉC. XIX E PRIMEIRA METADE DO SÉC. XX)», Congresso Luso-Brasileiro de História das Ciências - Coordenação:Carlos Fiolhais; Carlota Simões; Décio Martins, Coimbra, Ed. Imprensa da Universidade de Coimbra, suporte CD, 2011: 1338_1351.1338_1351978-989-26-0122-9ndndmfn@uevora.pt708Pereira, ElisabeteLopes, MargaretNunes, Maria Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:42:35Zoai:dspace.uevora.pt:10174/4560Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:59:45.507207Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E O COLECCIONISMO PRIVADO: REDES INTELECTUAIS E CIRCULAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO (ARQUEOLOGIA E ANTROPOLOGIA EM PORTUGAL - FINAIS DO SÉC. XIX E PRIMEIRA METADE DO SÉC. XX)
title O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E O COLECCIONISMO PRIVADO: REDES INTELECTUAIS E CIRCULAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO (ARQUEOLOGIA E ANTROPOLOGIA EM PORTUGAL - FINAIS DO SÉC. XIX E PRIMEIRA METADE DO SÉC. XX)
spellingShingle O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E O COLECCIONISMO PRIVADO: REDES INTELECTUAIS E CIRCULAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO (ARQUEOLOGIA E ANTROPOLOGIA EM PORTUGAL - FINAIS DO SÉC. XIX E PRIMEIRA METADE DO SÉC. XX)
Pereira, Elisabete
História da Ciência
Coleccionismo
Circulação conhecimento
Arqueologia
Antropologia
title_short O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E O COLECCIONISMO PRIVADO: REDES INTELECTUAIS E CIRCULAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO (ARQUEOLOGIA E ANTROPOLOGIA EM PORTUGAL - FINAIS DO SÉC. XIX E PRIMEIRA METADE DO SÉC. XX)
title_full O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E O COLECCIONISMO PRIVADO: REDES INTELECTUAIS E CIRCULAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO (ARQUEOLOGIA E ANTROPOLOGIA EM PORTUGAL - FINAIS DO SÉC. XIX E PRIMEIRA METADE DO SÉC. XX)
title_fullStr O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E O COLECCIONISMO PRIVADO: REDES INTELECTUAIS E CIRCULAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO (ARQUEOLOGIA E ANTROPOLOGIA EM PORTUGAL - FINAIS DO SÉC. XIX E PRIMEIRA METADE DO SÉC. XX)
title_full_unstemmed O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E O COLECCIONISMO PRIVADO: REDES INTELECTUAIS E CIRCULAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO (ARQUEOLOGIA E ANTROPOLOGIA EM PORTUGAL - FINAIS DO SÉC. XIX E PRIMEIRA METADE DO SÉC. XX)
title_sort O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E O COLECCIONISMO PRIVADO: REDES INTELECTUAIS E CIRCULAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO (ARQUEOLOGIA E ANTROPOLOGIA EM PORTUGAL - FINAIS DO SÉC. XIX E PRIMEIRA METADE DO SÉC. XX)
author Pereira, Elisabete
author_facet Pereira, Elisabete
Lopes, Margaret
Nunes, Maria Fátima
author_role author
author2 Lopes, Margaret
Nunes, Maria Fátima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Elisabete
Lopes, Margaret
Nunes, Maria Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv História da Ciência
Coleccionismo
Circulação conhecimento
Arqueologia
Antropologia
topic História da Ciência
Coleccionismo
Circulação conhecimento
Arqueologia
Antropologia
description O estudo das colecções e do coleccionismo praticado por actores sociais e científicos – em contexto europeu e internacional – revela-se fundamental para entender trajectórias de intelectuais, as relações entre as ciências e nacionalismo, a circulação do conhecimento científico e a forma como estas práticas intervieram na comunicação pública das ciências. No âmbito do estudo das práticas coleccionistas de vários intelectuais portugueses que, num contexto de divulgação da cultura científica europeia fomentaram colecções privadas, pretendemos abordar a relação destes coleccionadores com as instituições científicas, reflectindo sobre o tópico da ciência na esfera pública. Identificando comunidades de interesse e redes de intelectuais, o nosso objectivo é assim concluir sobre a circulação do conhecimento científico e a forma como estas práticas coleccionistas intervieram na implementação e consolidação de instituições, bem como na comunicação pública das «sciencias archeologicas»
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-01T00:00:00Z
2012-01-30T16:04:47Z
2012-01-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/4560
http://hdl.handle.net/10174/4560
url http://hdl.handle.net/10174/4560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pereira, E; Lopes, MM; Nunes, M.Fátima, «O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E O COLECCIONISMO PRIVADO: REDES INTELECTUAIS E CIRCULAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO (ARQUEOLOGIA E ANTROPOLOGIA EM PORTUGAL - FINAIS DO SÉC. XIX E PRIMEIRA METADE DO SÉC. XX)», Congresso Luso-Brasileiro de História das Ciências - Coordenação:Carlos Fiolhais; Carlota Simões; Décio Martins, Coimbra, Ed. Imprensa da Universidade de Coimbra, suporte CD, 2011: 1338_1351.
1338_1351
978-989-26-0122-9
nd
nd
mfn@uevora.pt
708
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa da Universidade de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Imprensa da Universidade de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136479979503616