Creativity as a basis for entrepreneurship

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, João Maria Cavalleri de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/16767
Resumo: Mestrado em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
id RCAP_d161e223ba0dd359905c4678790a0276
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/16767
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Creativity as a basis for entrepreneurshipEmpreendedorismoCriatividadeNecessidadeOportunidadeEntrepreneurshipCreativityNecessityOpportunityMestrado em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e InovaçãoO presente estudo procura alcançar os seguintes objetivos: identificar possíveis indicadores de criatividade; classificar diferentes cenários de empreendedorismo tendo em conta o tipo de economias; compreender a forma como a criatividade impacta sobre o empreendedorismo dentro de um enquadramento com condições realistas, tais como a riqueza e a população dos países. A análise foi elaborada através de uma perspetiva ?macro?, analisando e comparando países. As hipóteses foram testadas através da combinação de dados provenientes do Global Innovation Index e do Global Entrepreneurship Monitor, entre os anos 2014 e 2017. Os resultados ofereceram suporte empírico para a relação entre a criatividade e o empreendedorismo. Dados de indicadores de criatividade, tais como Ativos Intangíveis, Bens e Serviços Criativos e Criatividade Online foram igualmente correlacionados com dados de empreendedorismo.Por último, as variáveis de Criatividade foram testadas nos cenários de necessidade e oportunidade de empreendedorismo.This study aims to accomplish some specific goals: to identify possible accurate indicators for creativity, and possible ways to construct them; to classify different scenarios for entrepreneurship according to the type of economy; to understand how creativity impacts in entrepreneurship regarding to realistic conditions, such as wealth and population of the countries. The analysis was elaborated over a "macro" perspective, regarding to countries and comparisons between countries. The hypotheses were tested through the combination of data from the Global Innovation Index and the Global Entrepreneurship Monitor, between the years of 2014 and 2017. The results provided empirical support for the relations between creativity and entrepreneurship. Pillars of Creativity, such as Intangible Assets, Creative Goods and Services and Online Creativity were also correlated with Entrepreneurship and some conclusions were achieved. Moreover, the relations between creativity and its pillars and the scenarios of necessity and opportunity of entrepreneurship were equally analyzed.Instituto Superior de Economia e GestãoCrespo, NunoRepositório da Universidade de LisboaJesus, João Maria Cavalleri de2019-07-14T00:30:25Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/16767engJesus, João Maria Cavalleri de (2018). "Creativity as a basis for entrepreneurship". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:31Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/16767Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:08.578603Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Creativity as a basis for entrepreneurship
title Creativity as a basis for entrepreneurship
spellingShingle Creativity as a basis for entrepreneurship
Jesus, João Maria Cavalleri de
Empreendedorismo
Criatividade
Necessidade
Oportunidade
Entrepreneurship
Creativity
Necessity
Opportunity
title_short Creativity as a basis for entrepreneurship
title_full Creativity as a basis for entrepreneurship
title_fullStr Creativity as a basis for entrepreneurship
title_full_unstemmed Creativity as a basis for entrepreneurship
title_sort Creativity as a basis for entrepreneurship
author Jesus, João Maria Cavalleri de
author_facet Jesus, João Maria Cavalleri de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Crespo, Nuno
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, João Maria Cavalleri de
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Criatividade
Necessidade
Oportunidade
Entrepreneurship
Creativity
Necessity
Opportunity
topic Empreendedorismo
Criatividade
Necessidade
Oportunidade
Entrepreneurship
Creativity
Necessity
Opportunity
description Mestrado em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10
2018-10-01T00:00:00Z
2019-07-14T00:30:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/16767
url http://hdl.handle.net/10400.5/16767
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Jesus, João Maria Cavalleri de (2018). "Creativity as a basis for entrepreneurship". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131110635995136