Quando o jogo competitivo multimercado se sobrepõe aos mecanismos internos de coordenação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Manuel Portugal
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Li, Dan, Serra, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/381
Resumo: Uma parte importante da investigação existente sobre empresas multinacionais procura explicar porque e como a transferência de conhecimento, ou de tecnologia, ocorre dentro das multinacionais. A maioria desta investigação trata as transferências num contexto que pressupõe a cooperação entre as subsidiárias geograficamente dispersas. Neste artigo, explicamos como nem sempre as subsidiárias cooperam e, pelo contrário, pelo menos às vezes competem, e exploramos algumas implicações desta diferença para que as transferências de conhecimento efectivamente ocorram. Ao examinar relações de cooperação e de competição entre as subsidiárias de uma mesma multinacional, sugerimos que o sucesso da transferência de conhecimento depende do formato organizacional da empresa multinacional, do alinhamento entre a estratégia internacional e a estrutura organizacional e do sistema de recompensas em prática. Na ausência destes, parece razoável sugerir que emerge competição multi-mercado entre as subsidiárias que é originada pela sobreposição na carteira de produtos, tecnologias e mercados das subsidiárias.
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