Refletindo sobre práticas educativas: Estratégias colaborativas entre pais e educadores de infância para lidar com birras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/1727 |
Resumo: | O presente relatório de prática de ensino supervisionada surge após a prática pedagógica em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, o relatório inicia-se com uma dimensão reflexiva, que retrata as minhas vivências nos diferentes contextos que integrei e que, por isso, se subdivide em dois subcapítulos: Educação de Infância (Creche e Pré-escolar) e 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º e 3.º ano). A segunda parte do presente relatório refere-se à dimensão investigativa do mesmo e surge a partir do contexto de Jardim de Infância, procurando-se compreender o porquê das birras infantis e identificar estratégias de como lidar com as mesmas num trabalho colaborativo entre pais e educadora de infância. O estudo de caso desenvolvido, com recurso à observação, entrevistas e à análise de documental, evidencia que as birras são um comportamento que faz parte do desenvolvimento infantil em todas as crianças e que, apesar de estarem associadas a diversas causas como, por exemplo, a fome e o cansaço, é possível desenvolver estratégias para lidar com as birras. Um trabalho colaborativo entre pais e educadores de infância é uma mais-valia para as crianças sentirem que existem regras e comportamentos comuns nos dois contextos (educativo e familiar). Uma grande dose de diálogo parece ser a receita certa para que pais e educadores intervenham no mesmo sentido. |
id |
RCAP_d16adf57a3092d0ab0fb17bbd12a1b6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1727 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Refletindo sobre práticas educativas: Estratégias colaborativas entre pais e educadores de infância para lidar com birrasEducação Pré-escolarBirrasEducadores de InfânciaO presente relatório de prática de ensino supervisionada surge após a prática pedagógica em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, o relatório inicia-se com uma dimensão reflexiva, que retrata as minhas vivências nos diferentes contextos que integrei e que, por isso, se subdivide em dois subcapítulos: Educação de Infância (Creche e Pré-escolar) e 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º e 3.º ano). A segunda parte do presente relatório refere-se à dimensão investigativa do mesmo e surge a partir do contexto de Jardim de Infância, procurando-se compreender o porquê das birras infantis e identificar estratégias de como lidar com as mesmas num trabalho colaborativo entre pais e educadora de infância. O estudo de caso desenvolvido, com recurso à observação, entrevistas e à análise de documental, evidencia que as birras são um comportamento que faz parte do desenvolvimento infantil em todas as crianças e que, apesar de estarem associadas a diversas causas como, por exemplo, a fome e o cansaço, é possível desenvolver estratégias para lidar com as birras. Um trabalho colaborativo entre pais e educadores de infância é uma mais-valia para as crianças sentirem que existem regras e comportamentos comuns nos dois contextos (educativo e familiar). Uma grande dose de diálogo parece ser a receita certa para que pais e educadores intervenham no mesmo sentido.Barata, Clarinda Luísa FerreiraLeal, Rita Alexandra BettencourtIC-OnlineLourenço, Elodie Audrey Neves2016-04-01T12:48:02Z2015-05-252015-05-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1727TID:201107856porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:43:35Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1727Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:16.809719Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Refletindo sobre práticas educativas: Estratégias colaborativas entre pais e educadores de infância para lidar com birras |
title |
Refletindo sobre práticas educativas: Estratégias colaborativas entre pais e educadores de infância para lidar com birras |
spellingShingle |
Refletindo sobre práticas educativas: Estratégias colaborativas entre pais e educadores de infância para lidar com birras Lourenço, Elodie Audrey Neves Educação Pré-escolar Birras Educadores de Infância |
title_short |
Refletindo sobre práticas educativas: Estratégias colaborativas entre pais e educadores de infância para lidar com birras |
title_full |
Refletindo sobre práticas educativas: Estratégias colaborativas entre pais e educadores de infância para lidar com birras |
title_fullStr |
Refletindo sobre práticas educativas: Estratégias colaborativas entre pais e educadores de infância para lidar com birras |
title_full_unstemmed |
Refletindo sobre práticas educativas: Estratégias colaborativas entre pais e educadores de infância para lidar com birras |
title_sort |
Refletindo sobre práticas educativas: Estratégias colaborativas entre pais e educadores de infância para lidar com birras |
author |
Lourenço, Elodie Audrey Neves |
author_facet |
Lourenço, Elodie Audrey Neves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barata, Clarinda Luísa Ferreira Leal, Rita Alexandra Bettencourt IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourenço, Elodie Audrey Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-escolar Birras Educadores de Infância |
topic |
Educação Pré-escolar Birras Educadores de Infância |
description |
O presente relatório de prática de ensino supervisionada surge após a prática pedagógica em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, o relatório inicia-se com uma dimensão reflexiva, que retrata as minhas vivências nos diferentes contextos que integrei e que, por isso, se subdivide em dois subcapítulos: Educação de Infância (Creche e Pré-escolar) e 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º e 3.º ano). A segunda parte do presente relatório refere-se à dimensão investigativa do mesmo e surge a partir do contexto de Jardim de Infância, procurando-se compreender o porquê das birras infantis e identificar estratégias de como lidar com as mesmas num trabalho colaborativo entre pais e educadora de infância. O estudo de caso desenvolvido, com recurso à observação, entrevistas e à análise de documental, evidencia que as birras são um comportamento que faz parte do desenvolvimento infantil em todas as crianças e que, apesar de estarem associadas a diversas causas como, por exemplo, a fome e o cansaço, é possível desenvolver estratégias para lidar com as birras. Um trabalho colaborativo entre pais e educadores de infância é uma mais-valia para as crianças sentirem que existem regras e comportamentos comuns nos dois contextos (educativo e familiar). Uma grande dose de diálogo parece ser a receita certa para que pais e educadores intervenham no mesmo sentido. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-25 2015-05-25T00:00:00Z 2016-04-01T12:48:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/1727 TID:201107856 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/1727 |
identifier_str_mv |
TID:201107856 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136958365040640 |