Refletindo sobre práticas educativas: Estratégias colaborativas entre pais e educadores de infância para lidar com birras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Elodie Audrey Neves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/1727
Resumo: O presente relatório de prática de ensino supervisionada surge após a prática pedagógica em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, o relatório inicia-se com uma dimensão reflexiva, que retrata as minhas vivências nos diferentes contextos que integrei e que, por isso, se subdivide em dois subcapítulos: Educação de Infância (Creche e Pré-escolar) e 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º e 3.º ano). A segunda parte do presente relatório refere-se à dimensão investigativa do mesmo e surge a partir do contexto de Jardim de Infância, procurando-se compreender o porquê das birras infantis e identificar estratégias de como lidar com as mesmas num trabalho colaborativo entre pais e educadora de infância. O estudo de caso desenvolvido, com recurso à observação, entrevistas e à análise de documental, evidencia que as birras são um comportamento que faz parte do desenvolvimento infantil em todas as crianças e que, apesar de estarem associadas a diversas causas como, por exemplo, a fome e o cansaço, é possível desenvolver estratégias para lidar com as birras. Um trabalho colaborativo entre pais e educadores de infância é uma mais-valia para as crianças sentirem que existem regras e comportamentos comuns nos dois contextos (educativo e familiar). Uma grande dose de diálogo parece ser a receita certa para que pais e educadores intervenham no mesmo sentido.
id RCAP_d16adf57a3092d0ab0fb17bbd12a1b6f
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1727
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Refletindo sobre práticas educativas: Estratégias colaborativas entre pais e educadores de infância para lidar com birrasEducação Pré-escolarBirrasEducadores de InfânciaO presente relatório de prática de ensino supervisionada surge após a prática pedagógica em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, o relatório inicia-se com uma dimensão reflexiva, que retrata as minhas vivências nos diferentes contextos que integrei e que, por isso, se subdivide em dois subcapítulos: Educação de Infância (Creche e Pré-escolar) e 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º e 3.º ano). A segunda parte do presente relatório refere-se à dimensão investigativa do mesmo e surge a partir do contexto de Jardim de Infância, procurando-se compreender o porquê das birras infantis e identificar estratégias de como lidar com as mesmas num trabalho colaborativo entre pais e educadora de infância. O estudo de caso desenvolvido, com recurso à observação, entrevistas e à análise de documental, evidencia que as birras são um comportamento que faz parte do desenvolvimento infantil em todas as crianças e que, apesar de estarem associadas a diversas causas como, por exemplo, a fome e o cansaço, é possível desenvolver estratégias para lidar com as birras. Um trabalho colaborativo entre pais e educadores de infância é uma mais-valia para as crianças sentirem que existem regras e comportamentos comuns nos dois contextos (educativo e familiar). Uma grande dose de diálogo parece ser a receita certa para que pais e educadores intervenham no mesmo sentido.Barata, Clarinda Luísa FerreiraLeal, Rita Alexandra BettencourtIC-OnlineLourenço, Elodie Audrey Neves2016-04-01T12:48:02Z2015-05-252015-05-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1727TID:201107856porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:43:35Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1727Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:16.809719Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo sobre práticas educativas: Estratégias colaborativas entre pais e educadores de infância para lidar com birras
title Refletindo sobre práticas educativas: Estratégias colaborativas entre pais e educadores de infância para lidar com birras
spellingShingle Refletindo sobre práticas educativas: Estratégias colaborativas entre pais e educadores de infância para lidar com birras
Lourenço, Elodie Audrey Neves
Educação Pré-escolar
Birras
Educadores de Infância
title_short Refletindo sobre práticas educativas: Estratégias colaborativas entre pais e educadores de infância para lidar com birras
title_full Refletindo sobre práticas educativas: Estratégias colaborativas entre pais e educadores de infância para lidar com birras
title_fullStr Refletindo sobre práticas educativas: Estratégias colaborativas entre pais e educadores de infância para lidar com birras
title_full_unstemmed Refletindo sobre práticas educativas: Estratégias colaborativas entre pais e educadores de infância para lidar com birras
title_sort Refletindo sobre práticas educativas: Estratégias colaborativas entre pais e educadores de infância para lidar com birras
author Lourenço, Elodie Audrey Neves
author_facet Lourenço, Elodie Audrey Neves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barata, Clarinda Luísa Ferreira
Leal, Rita Alexandra Bettencourt
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Elodie Audrey Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-escolar
Birras
Educadores de Infância
topic Educação Pré-escolar
Birras
Educadores de Infância
description O presente relatório de prática de ensino supervisionada surge após a prática pedagógica em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, o relatório inicia-se com uma dimensão reflexiva, que retrata as minhas vivências nos diferentes contextos que integrei e que, por isso, se subdivide em dois subcapítulos: Educação de Infância (Creche e Pré-escolar) e 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º e 3.º ano). A segunda parte do presente relatório refere-se à dimensão investigativa do mesmo e surge a partir do contexto de Jardim de Infância, procurando-se compreender o porquê das birras infantis e identificar estratégias de como lidar com as mesmas num trabalho colaborativo entre pais e educadora de infância. O estudo de caso desenvolvido, com recurso à observação, entrevistas e à análise de documental, evidencia que as birras são um comportamento que faz parte do desenvolvimento infantil em todas as crianças e que, apesar de estarem associadas a diversas causas como, por exemplo, a fome e o cansaço, é possível desenvolver estratégias para lidar com as birras. Um trabalho colaborativo entre pais e educadores de infância é uma mais-valia para as crianças sentirem que existem regras e comportamentos comuns nos dois contextos (educativo e familiar). Uma grande dose de diálogo parece ser a receita certa para que pais e educadores intervenham no mesmo sentido.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-25
2015-05-25T00:00:00Z
2016-04-01T12:48:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/1727
TID:201107856
url http://hdl.handle.net/10400.8/1727
identifier_str_mv TID:201107856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136958365040640