Práticas didático-pedagógicas de ciências: estratégias de ensino/aprendizagem promotoras do pensamento crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Rui Marques
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Tenreiro-Vieira, Celina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17456
Resumo: Reconhecendo a importância de desenvolver o pensamento crítico dos alunos tem sido desenvolvida investigação com a finalidade de estabelecer resposta para a questão relativa ao como promover este tipo de pensamento. No que se refere a estratégias de ensino/aprendizagem de ciências descrevem-se alguns dos estudos que têm sido realizados em Portugal, incluindo na for- mação de professores. Os resultados destas investigações sustentam que mais do que do tipo de estratégia, é sobretudo a sua orientação explicita e operacionalização que a torna mais ou menos promotora de capacidades de pensamento crítico.
id RCAP_d17c68b561982dc53c78299a4ce6c2b5
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/17456
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas didático-pedagógicas de ciências: estratégias de ensino/aprendizagem promotoras do pensamento críticoEducação em CiênciasEnsino BásicoEstratégias de Ensino/AprendizagemPensamento CríticoPráticas Didático-pedagógicasReconhecendo a importância de desenvolver o pensamento crítico dos alunos tem sido desenvolvida investigação com a finalidade de estabelecer resposta para a questão relativa ao como promover este tipo de pensamento. No que se refere a estratégias de ensino/aprendizagem de ciências descrevem-se alguns dos estudos que têm sido realizados em Portugal, incluindo na for- mação de professores. Os resultados destas investigações sustentam que mais do que do tipo de estratégia, é sobretudo a sua orientação explicita e operacionalização que a torna mais ou menos promotora de capacidades de pensamento crítico.Recognizing the importance of developing critical think- ing of students research has been developed in order to establish answer to the question of how to promote this kind of thinking. As regards the teaching / learning of science are described some of the studies that have been conducted in Portugal, including in teacher education. The results of these investigations maintain that more than the type of strategy is mainly to orientate explic- it and operation that makes about promoting critical thinking skills.Reconnaissant l’importance du développement de la pensée critique de la recherche des étudiants a été déve- loppé afin d’établir réponse à la question de la façon de promouvoir ce genre de pensée. En ce qui concerne l’en- seignement / apprentissage de la science sont décrites certaines des études qui ont été menées au Portugal, y compris dans la formation des enseignants. Les résul- tats de ces enquêtes soutiennent que plus que le type de stratégie est principalement à orienter opération expli- cite et qui fait la promotion des compétences à propos de la pensée critique.Reconociendo la importancia de desarrollar el pensa- miento crítico de la investigación a los estudiantes se ha desarrollado con el fin de establecer la respuesta a la pregunta de cómo promover este tipo de pensamiento. En cuanto a la enseñanza / aprendizaje de las ciencias, se describen algunos de los estudios que se han realizado en Portugal, incluidas en la formación docente. Los re- sultados de estas investigaciones sostienen que más que el tipo de estrategia es principalmente para orientar el funcionamiento explícito y que hace sobre la promoción de habilidades de pensamiento crítico.2017-05-16T20:23:30Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17456por1647-2144Vieira, Rui MarquesTenreiro-Vieira, Celinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:32:43Zoai:ria.ua.pt:10773/17456Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:19.528391Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas didático-pedagógicas de ciências: estratégias de ensino/aprendizagem promotoras do pensamento crítico
title Práticas didático-pedagógicas de ciências: estratégias de ensino/aprendizagem promotoras do pensamento crítico
spellingShingle Práticas didático-pedagógicas de ciências: estratégias de ensino/aprendizagem promotoras do pensamento crítico
Vieira, Rui Marques
Educação em Ciências
Ensino Básico
Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Pensamento Crítico
Práticas Didático-pedagógicas
title_short Práticas didático-pedagógicas de ciências: estratégias de ensino/aprendizagem promotoras do pensamento crítico
title_full Práticas didático-pedagógicas de ciências: estratégias de ensino/aprendizagem promotoras do pensamento crítico
title_fullStr Práticas didático-pedagógicas de ciências: estratégias de ensino/aprendizagem promotoras do pensamento crítico
title_full_unstemmed Práticas didático-pedagógicas de ciências: estratégias de ensino/aprendizagem promotoras do pensamento crítico
title_sort Práticas didático-pedagógicas de ciências: estratégias de ensino/aprendizagem promotoras do pensamento crítico
author Vieira, Rui Marques
author_facet Vieira, Rui Marques
Tenreiro-Vieira, Celina
author_role author
author2 Tenreiro-Vieira, Celina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Rui Marques
Tenreiro-Vieira, Celina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Ciências
Ensino Básico
Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Pensamento Crítico
Práticas Didático-pedagógicas
topic Educação em Ciências
Ensino Básico
Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Pensamento Crítico
Práticas Didático-pedagógicas
description Reconhecendo a importância de desenvolver o pensamento crítico dos alunos tem sido desenvolvida investigação com a finalidade de estabelecer resposta para a questão relativa ao como promover este tipo de pensamento. No que se refere a estratégias de ensino/aprendizagem de ciências descrevem-se alguns dos estudos que têm sido realizados em Portugal, incluindo na for- mação de professores. Os resultados destas investigações sustentam que mais do que do tipo de estratégia, é sobretudo a sua orientação explicita e operacionalização que a torna mais ou menos promotora de capacidades de pensamento crítico.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2017-05-16T20:23:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/17456
url http://hdl.handle.net/10773/17456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-2144
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137573623300096