Como educam os zoos? Análise da literatura e desenho de estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Rafaela Janeiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/29086
Resumo: Os zoos atuais devem contribuir para a educação dos visitantes, participar em investigação científica e contribuir para a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas. Existem critérios para orientar e vincular a aplicação de boas práticas de educação, investigação e bem-estar animal. As alegações dos zoos em como educam os visitantes antecedem em muito a sua investigação empírica e revista pelos pares. Esta dissertação apresenta uma análise narrativa da literatura que investiga o impacto educativo dos zoos, e uma proposta de um estudo de caso, num pequeno zoo português, para analisar o impacto de placas informativas no conhecimento e comportamento dos visitantes. Os zoos contam agora com evidências estatisticamente significativas em como educam os visitantes, mas não são transversais às instituições nem aos visitantes. O investimento e investigação sobre educação em zoos são essenciais para credibilizar e validar a sua existência e desenvolver métodos mais eficazes de educação para a conservação; HOW DO ZOOS EDUCATE? LITERATURE ANALYSIS AND DESIGN OF A CASE STUDY ABSTRACT: Zoos nowadays are expected to contribute to the education of visitors, to participate in scientific research and, ultimately, to contribute to the conservation of biodiversity and ecosystems. Standards have been developed to guide and enforce the implementation of education, research and animal welfare best practices. Zoos have long since claimed to educate visitors but only recently has such been analysed through empirical peer reviewed research. This dissertation presents a narrative analysis of literature, which investigates the educational impacts of zoos. Additionally, a case study is designed to investigate the impact of exhibit signs on visitor knowledge and behaviour, in a small Portuguese zoo. Zoos have now statistically significant evidence to demonstrate an educational impact on visitors, though it is not ubiquitous across institutions nor visitors. Investment and research on education are essential, as to provide credibility and validation to zoos, and help develop more effective conservation education methods.
id RCAP_d195e6d9759ee8cd40a66d9e6f8be431
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/29086
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Como educam os zoos? Análise da literatura e desenho de estudo de casoZoosEducaçãoMétodos de avaliaçãoConservaçãoPsicologiazoosEducationEvaluation methodsConservationPsychologyOs zoos atuais devem contribuir para a educação dos visitantes, participar em investigação científica e contribuir para a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas. Existem critérios para orientar e vincular a aplicação de boas práticas de educação, investigação e bem-estar animal. As alegações dos zoos em como educam os visitantes antecedem em muito a sua investigação empírica e revista pelos pares. Esta dissertação apresenta uma análise narrativa da literatura que investiga o impacto educativo dos zoos, e uma proposta de um estudo de caso, num pequeno zoo português, para analisar o impacto de placas informativas no conhecimento e comportamento dos visitantes. Os zoos contam agora com evidências estatisticamente significativas em como educam os visitantes, mas não são transversais às instituições nem aos visitantes. O investimento e investigação sobre educação em zoos são essenciais para credibilizar e validar a sua existência e desenvolver métodos mais eficazes de educação para a conservação; HOW DO ZOOS EDUCATE? LITERATURE ANALYSIS AND DESIGN OF A CASE STUDY ABSTRACT: Zoos nowadays are expected to contribute to the education of visitors, to participate in scientific research and, ultimately, to contribute to the conservation of biodiversity and ecosystems. Standards have been developed to guide and enforce the implementation of education, research and animal welfare best practices. Zoos have long since claimed to educate visitors but only recently has such been analysed through empirical peer reviewed research. This dissertation presents a narrative analysis of literature, which investigates the educational impacts of zoos. Additionally, a case study is designed to investigate the impact of exhibit signs on visitor knowledge and behaviour, in a small Portuguese zoo. Zoos have now statistically significant evidence to demonstrate an educational impact on visitors, though it is not ubiquitous across institutions nor visitors. Investment and research on education are essential, as to provide credibility and validation to zoos, and help develop more effective conservation education methods.Universidade de Évora2021-02-13T21:16:21Z2021-02-132021-01-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/29086http://hdl.handle.net/10174/29086TID:202612090porDepartamento de Biologiarafaelajlemos@hotmail.com593Lemos, Rafaela Janeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:26:08Zoai:dspace.uevora.pt:10174/29086Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:54.498327Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Como educam os zoos? Análise da literatura e desenho de estudo de caso
title Como educam os zoos? Análise da literatura e desenho de estudo de caso
spellingShingle Como educam os zoos? Análise da literatura e desenho de estudo de caso
Lemos, Rafaela Janeiro
Zoos
Educação
Métodos de avaliação
Conservação
Psicologia
zoos
Education
Evaluation methods
Conservation
Psychology
title_short Como educam os zoos? Análise da literatura e desenho de estudo de caso
title_full Como educam os zoos? Análise da literatura e desenho de estudo de caso
title_fullStr Como educam os zoos? Análise da literatura e desenho de estudo de caso
title_full_unstemmed Como educam os zoos? Análise da literatura e desenho de estudo de caso
title_sort Como educam os zoos? Análise da literatura e desenho de estudo de caso
author Lemos, Rafaela Janeiro
author_facet Lemos, Rafaela Janeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Rafaela Janeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Zoos
Educação
Métodos de avaliação
Conservação
Psicologia
zoos
Education
Evaluation methods
Conservation
Psychology
topic Zoos
Educação
Métodos de avaliação
Conservação
Psicologia
zoos
Education
Evaluation methods
Conservation
Psychology
description Os zoos atuais devem contribuir para a educação dos visitantes, participar em investigação científica e contribuir para a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas. Existem critérios para orientar e vincular a aplicação de boas práticas de educação, investigação e bem-estar animal. As alegações dos zoos em como educam os visitantes antecedem em muito a sua investigação empírica e revista pelos pares. Esta dissertação apresenta uma análise narrativa da literatura que investiga o impacto educativo dos zoos, e uma proposta de um estudo de caso, num pequeno zoo português, para analisar o impacto de placas informativas no conhecimento e comportamento dos visitantes. Os zoos contam agora com evidências estatisticamente significativas em como educam os visitantes, mas não são transversais às instituições nem aos visitantes. O investimento e investigação sobre educação em zoos são essenciais para credibilizar e validar a sua existência e desenvolver métodos mais eficazes de educação para a conservação; HOW DO ZOOS EDUCATE? LITERATURE ANALYSIS AND DESIGN OF A CASE STUDY ABSTRACT: Zoos nowadays are expected to contribute to the education of visitors, to participate in scientific research and, ultimately, to contribute to the conservation of biodiversity and ecosystems. Standards have been developed to guide and enforce the implementation of education, research and animal welfare best practices. Zoos have long since claimed to educate visitors but only recently has such been analysed through empirical peer reviewed research. This dissertation presents a narrative analysis of literature, which investigates the educational impacts of zoos. Additionally, a case study is designed to investigate the impact of exhibit signs on visitor knowledge and behaviour, in a small Portuguese zoo. Zoos have now statistically significant evidence to demonstrate an educational impact on visitors, though it is not ubiquitous across institutions nor visitors. Investment and research on education are essential, as to provide credibility and validation to zoos, and help develop more effective conservation education methods.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-13T21:16:21Z
2021-02-13
2021-01-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/29086
http://hdl.handle.net/10174/29086
TID:202612090
url http://hdl.handle.net/10174/29086
identifier_str_mv TID:202612090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Biologia
rafaelajlemos@hotmail.com
593
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136670671437824