Como educam os zoos? Análise da literatura e desenho de estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/29086 |
Resumo: | Os zoos atuais devem contribuir para a educação dos visitantes, participar em investigação científica e contribuir para a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas. Existem critérios para orientar e vincular a aplicação de boas práticas de educação, investigação e bem-estar animal. As alegações dos zoos em como educam os visitantes antecedem em muito a sua investigação empírica e revista pelos pares. Esta dissertação apresenta uma análise narrativa da literatura que investiga o impacto educativo dos zoos, e uma proposta de um estudo de caso, num pequeno zoo português, para analisar o impacto de placas informativas no conhecimento e comportamento dos visitantes. Os zoos contam agora com evidências estatisticamente significativas em como educam os visitantes, mas não são transversais às instituições nem aos visitantes. O investimento e investigação sobre educação em zoos são essenciais para credibilizar e validar a sua existência e desenvolver métodos mais eficazes de educação para a conservação; HOW DO ZOOS EDUCATE? LITERATURE ANALYSIS AND DESIGN OF A CASE STUDY ABSTRACT: Zoos nowadays are expected to contribute to the education of visitors, to participate in scientific research and, ultimately, to contribute to the conservation of biodiversity and ecosystems. Standards have been developed to guide and enforce the implementation of education, research and animal welfare best practices. Zoos have long since claimed to educate visitors but only recently has such been analysed through empirical peer reviewed research. This dissertation presents a narrative analysis of literature, which investigates the educational impacts of zoos. Additionally, a case study is designed to investigate the impact of exhibit signs on visitor knowledge and behaviour, in a small Portuguese zoo. Zoos have now statistically significant evidence to demonstrate an educational impact on visitors, though it is not ubiquitous across institutions nor visitors. Investment and research on education are essential, as to provide credibility and validation to zoos, and help develop more effective conservation education methods. |
id |
RCAP_d195e6d9759ee8cd40a66d9e6f8be431 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/29086 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Como educam os zoos? Análise da literatura e desenho de estudo de casoZoosEducaçãoMétodos de avaliaçãoConservaçãoPsicologiazoosEducationEvaluation methodsConservationPsychologyOs zoos atuais devem contribuir para a educação dos visitantes, participar em investigação científica e contribuir para a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas. Existem critérios para orientar e vincular a aplicação de boas práticas de educação, investigação e bem-estar animal. As alegações dos zoos em como educam os visitantes antecedem em muito a sua investigação empírica e revista pelos pares. Esta dissertação apresenta uma análise narrativa da literatura que investiga o impacto educativo dos zoos, e uma proposta de um estudo de caso, num pequeno zoo português, para analisar o impacto de placas informativas no conhecimento e comportamento dos visitantes. Os zoos contam agora com evidências estatisticamente significativas em como educam os visitantes, mas não são transversais às instituições nem aos visitantes. O investimento e investigação sobre educação em zoos são essenciais para credibilizar e validar a sua existência e desenvolver métodos mais eficazes de educação para a conservação; HOW DO ZOOS EDUCATE? LITERATURE ANALYSIS AND DESIGN OF A CASE STUDY ABSTRACT: Zoos nowadays are expected to contribute to the education of visitors, to participate in scientific research and, ultimately, to contribute to the conservation of biodiversity and ecosystems. Standards have been developed to guide and enforce the implementation of education, research and animal welfare best practices. Zoos have long since claimed to educate visitors but only recently has such been analysed through empirical peer reviewed research. This dissertation presents a narrative analysis of literature, which investigates the educational impacts of zoos. Additionally, a case study is designed to investigate the impact of exhibit signs on visitor knowledge and behaviour, in a small Portuguese zoo. Zoos have now statistically significant evidence to demonstrate an educational impact on visitors, though it is not ubiquitous across institutions nor visitors. Investment and research on education are essential, as to provide credibility and validation to zoos, and help develop more effective conservation education methods.Universidade de Évora2021-02-13T21:16:21Z2021-02-132021-01-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/29086http://hdl.handle.net/10174/29086TID:202612090porDepartamento de Biologiarafaelajlemos@hotmail.com593Lemos, Rafaela Janeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:26:08Zoai:dspace.uevora.pt:10174/29086Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:54.498327Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como educam os zoos? Análise da literatura e desenho de estudo de caso |
title |
Como educam os zoos? Análise da literatura e desenho de estudo de caso |
spellingShingle |
Como educam os zoos? Análise da literatura e desenho de estudo de caso Lemos, Rafaela Janeiro Zoos Educação Métodos de avaliação Conservação Psicologia zoos Education Evaluation methods Conservation Psychology |
title_short |
Como educam os zoos? Análise da literatura e desenho de estudo de caso |
title_full |
Como educam os zoos? Análise da literatura e desenho de estudo de caso |
title_fullStr |
Como educam os zoos? Análise da literatura e desenho de estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Como educam os zoos? Análise da literatura e desenho de estudo de caso |
title_sort |
Como educam os zoos? Análise da literatura e desenho de estudo de caso |
author |
Lemos, Rafaela Janeiro |
author_facet |
Lemos, Rafaela Janeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemos, Rafaela Janeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Zoos Educação Métodos de avaliação Conservação Psicologia zoos Education Evaluation methods Conservation Psychology |
topic |
Zoos Educação Métodos de avaliação Conservação Psicologia zoos Education Evaluation methods Conservation Psychology |
description |
Os zoos atuais devem contribuir para a educação dos visitantes, participar em investigação científica e contribuir para a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas. Existem critérios para orientar e vincular a aplicação de boas práticas de educação, investigação e bem-estar animal. As alegações dos zoos em como educam os visitantes antecedem em muito a sua investigação empírica e revista pelos pares. Esta dissertação apresenta uma análise narrativa da literatura que investiga o impacto educativo dos zoos, e uma proposta de um estudo de caso, num pequeno zoo português, para analisar o impacto de placas informativas no conhecimento e comportamento dos visitantes. Os zoos contam agora com evidências estatisticamente significativas em como educam os visitantes, mas não são transversais às instituições nem aos visitantes. O investimento e investigação sobre educação em zoos são essenciais para credibilizar e validar a sua existência e desenvolver métodos mais eficazes de educação para a conservação; HOW DO ZOOS EDUCATE? LITERATURE ANALYSIS AND DESIGN OF A CASE STUDY ABSTRACT: Zoos nowadays are expected to contribute to the education of visitors, to participate in scientific research and, ultimately, to contribute to the conservation of biodiversity and ecosystems. Standards have been developed to guide and enforce the implementation of education, research and animal welfare best practices. Zoos have long since claimed to educate visitors but only recently has such been analysed through empirical peer reviewed research. This dissertation presents a narrative analysis of literature, which investigates the educational impacts of zoos. Additionally, a case study is designed to investigate the impact of exhibit signs on visitor knowledge and behaviour, in a small Portuguese zoo. Zoos have now statistically significant evidence to demonstrate an educational impact on visitors, though it is not ubiquitous across institutions nor visitors. Investment and research on education are essential, as to provide credibility and validation to zoos, and help develop more effective conservation education methods. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-13T21:16:21Z 2021-02-13 2021-01-14T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/29086 http://hdl.handle.net/10174/29086 TID:202612090 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/29086 |
identifier_str_mv |
TID:202612090 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Biologia rafaelajlemos@hotmail.com 593 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136670671437824 |