P-8 EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL APRIMORADA POR SIMULAÇÃO: GANHOS PERCEBIDOS PELOS FORMANDOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Elisa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pereira, Aurora, Sousa, Samuel, Maciel, Reinaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25751/rspa.27415
Resumo: Introdução e Objetivos A simulação de alta-fidelidade (SAF) é recomendada pela OMS para a formação profissionais de saúde. Diversos estudos1 descrevem a efetividade da simulação na educação interprofissional (EIP). Uma Escola de Formação em Emergência do norte do país, em colaboração com a ESS-IPVC, desenvolveu um curso de Emergência Médica Intra-hospitalar com recurso a SAF (EMI-Sim) para dar resposta à necessidade de formação inicial e contínua dos profissionais da equipa de emergência médica intra-hospitalar (EEMI). Com este estudo pretendemos avaliar os ganhos percebidos pelos formandos com o curso EMI-Sim. Material e Métodos Estudo transversal descritivo, com abordagem quantitativa, realizado com 15 formandos do EMI-Sim. Após a simulação e o debriefing, responderam ao instrumento validado Escala de Ganhos Percebidos com a SAF (EGPSA). Os dados foram tratados com o software IBM® SPSS® Statistics, versão 26 e analisados recorrendo a estatística descritiva e inferencial. Foi definido um nível de significância de 95% (p=0,05). O estudo obteve parecer favorável da Comissão de Ética para a Saúde da Unidade Local; o respeito pelo direito ao consentimento livre e esclarecido foi garantido, assim como a confidencialidade. Considerou-se o regulamento de proteção de dados. Resultados e Discussão A análise da consistência interna (alfa de Cronbach 0,902) revelou boas propriedades psicométricas da escala. Verificou-se correlação estatisticamente significativa positiva de todas as dimensões com o valor global (entre 0,552 e 0,962). Os ganhos percebidos variaram entre fiquei igual e melhorei muito, centrando-se a avaliação em melhorei consideravelmente (=4.04 ± 0.331; p50: 4.04). A dimensão cognitiva obteve o valor mais elevado (=4.20 ± 0.394). Destacam-se os ganhos percebidos no desenvolvimento de competências em contexto de urgência/emergência, através dos itens ‘reconhecer sinais e sintomas de gravidade, avaliação do doente crítico, impacto global na aprendizagem, definição de prioridades em situação de urgência’. Nenhum item obteve a classificação fiquei pior ou fiquei igual, pelo que é seguro afirmar que todos os participantes sentiram melhoria. A produção científica corrobora os resultados com diversos estudos a apontarem os contributos da simulação para o desenvolvimento de competência em contexto urgente e emergente 2,3.  Conclusão Corroboram-se as boas capacidades psicométricas da EGPSA para avaliação da formação com recurso a SAF. Os ganhos percebidos pelos formandos foram avaliados com valor médio de 4,04 (±0,331) oscilando entre 3,46 e 4,62 numa escala de 1 a 5. Estes resultados revelam o contributo do EMI-Sim quanto aos ganhos percebidos pelos formandos. Sugere-se a replicação do estudo numa amostra mais representativa, assim como a inclusão de instrumentos capazes de aferir quais os contributos que advêm do facto de se tratar de uma estratégia de EIP.
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