Educação em sexualidade na educação moral e religiosa católica no 7º ano de escolaridade em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/32541 |
Resumo: | Este estudo visou analisar a eficácia da metodologia IVAM (investigação, visão, ação e mudança) no desenvolvimento da competência para a ação na Educação em Sexualidade dos/as alunos/as do 7º ano, de uma turma que trabalhou com grupos separados por sexo (n=24) e outra com grupos mistos, na unidade de ensino “Riqueza e sentido dos afetos” de EMRC. Nesta investigação, entre outros objetivos, pretendeu-se conhecer a perceção dos/as alunos/as sobre o que os/as adolescentes pensam em relação ao desenvolvimento sexual, ao risco e à prevenção do risco, às fontes de informação sobre sexualidade e ao uso dos Serviços de Saúde pelos/as adolescentes. A análise de conteúdo da entrevista de grupo focal aplicada a grupos unissexo (n♀=2; n♂=2) no início e no fim do projeto educativo, mostrou que inicialmente os/as alunos/as demonstraram uma perceção do desenvolvimento sexual centrada na dimensão biológica, embora as raparigas evidenciassem uma visão mais globalizada. Os/As alunos/as percecionaram que as relações com os pais e pares são geridas de forma distinta conforme o sexo e os rapazes revelaram uma visão estereotipada dos papéis de género. Durante o projeto, na seleção dos problemas a resolver sobre sexualidade, os grupos de raparigas foram mais coesos e corporativos. Os grupos mistos tiveram uma perceção mais clara sobre as diferenças de género no reconhecimento e expressão dos seus problemas e no conhecimento sobre as causas e consequências dos mesmos. Os rapazes demonstraram alguma resistência em refletir e criar visões para o futuro, contudo, os/as alunos/as comprometeram-se individual e coletivamente na realização das ações. Na avaliação do projeto, os/as alunos/as referiram que se sentiram auto e co-educadores. Estes resultados mostraram que no futuro é importante aplicar a metodologia IVAM na ES recorrendo preferencialmente a grupos mistos. |
id |
RCAP_d1cc5e0cac673e3bb9fdf29cb77b1b30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32541 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação em sexualidade na educação moral e religiosa católica no 7º ano de escolaridade em PortugalEducação em sexualidadeCompetência para a açãoMetodologia IVAMPortugalSexuality educationCompetence for actionmethodology IVACiências Sociais::Ciências da EducaçãoSocial SciencesEste estudo visou analisar a eficácia da metodologia IVAM (investigação, visão, ação e mudança) no desenvolvimento da competência para a ação na Educação em Sexualidade dos/as alunos/as do 7º ano, de uma turma que trabalhou com grupos separados por sexo (n=24) e outra com grupos mistos, na unidade de ensino “Riqueza e sentido dos afetos” de EMRC. Nesta investigação, entre outros objetivos, pretendeu-se conhecer a perceção dos/as alunos/as sobre o que os/as adolescentes pensam em relação ao desenvolvimento sexual, ao risco e à prevenção do risco, às fontes de informação sobre sexualidade e ao uso dos Serviços de Saúde pelos/as adolescentes. A análise de conteúdo da entrevista de grupo focal aplicada a grupos unissexo (n♀=2; n♂=2) no início e no fim do projeto educativo, mostrou que inicialmente os/as alunos/as demonstraram uma perceção do desenvolvimento sexual centrada na dimensão biológica, embora as raparigas evidenciassem uma visão mais globalizada. Os/As alunos/as percecionaram que as relações com os pais e pares são geridas de forma distinta conforme o sexo e os rapazes revelaram uma visão estereotipada dos papéis de género. Durante o projeto, na seleção dos problemas a resolver sobre sexualidade, os grupos de raparigas foram mais coesos e corporativos. Os grupos mistos tiveram uma perceção mais clara sobre as diferenças de género no reconhecimento e expressão dos seus problemas e no conhecimento sobre as causas e consequências dos mesmos. Os rapazes demonstraram alguma resistência em refletir e criar visões para o futuro, contudo, os/as alunos/as comprometeram-se individual e coletivamente na realização das ações. Na avaliação do projeto, os/as alunos/as referiram que se sentiram auto e co-educadores. Estes resultados mostraram que no futuro é importante aplicar a metodologia IVAM na ES recorrendo preferencialmente a grupos mistos.Instituto de Educação, Centro de Investigação em Educação (CIEd)UNESPUniversidade do MinhoRodrigues, Cristina de JesusVilaça, Teresa20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/32541porRodrigues, C. de J. & Vilaça, T. (2013). Educação em Sexualidade na Educação Moral e Religiosa Católica no 7º ano de escolaridade em Portugal, Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 8 (3), 561-576.1982-5587http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/issue/view/485info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:06:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32541Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:57:07.079966Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação em sexualidade na educação moral e religiosa católica no 7º ano de escolaridade em Portugal |
title |
Educação em sexualidade na educação moral e religiosa católica no 7º ano de escolaridade em Portugal |
spellingShingle |
Educação em sexualidade na educação moral e religiosa católica no 7º ano de escolaridade em Portugal Rodrigues, Cristina de Jesus Educação em sexualidade Competência para a ação Metodologia IVAM Portugal Sexuality education Competence for action methodology IVA Ciências Sociais::Ciências da Educação Social Sciences |
title_short |
Educação em sexualidade na educação moral e religiosa católica no 7º ano de escolaridade em Portugal |
title_full |
Educação em sexualidade na educação moral e religiosa católica no 7º ano de escolaridade em Portugal |
title_fullStr |
Educação em sexualidade na educação moral e religiosa católica no 7º ano de escolaridade em Portugal |
title_full_unstemmed |
Educação em sexualidade na educação moral e religiosa católica no 7º ano de escolaridade em Portugal |
title_sort |
Educação em sexualidade na educação moral e religiosa católica no 7º ano de escolaridade em Portugal |
author |
Rodrigues, Cristina de Jesus |
author_facet |
Rodrigues, Cristina de Jesus Vilaça, Teresa |
author_role |
author |
author2 |
Vilaça, Teresa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Cristina de Jesus Vilaça, Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em sexualidade Competência para a ação Metodologia IVAM Portugal Sexuality education Competence for action methodology IVA Ciências Sociais::Ciências da Educação Social Sciences |
topic |
Educação em sexualidade Competência para a ação Metodologia IVAM Portugal Sexuality education Competence for action methodology IVA Ciências Sociais::Ciências da Educação Social Sciences |
description |
Este estudo visou analisar a eficácia da metodologia IVAM (investigação, visão, ação e mudança) no desenvolvimento da competência para a ação na Educação em Sexualidade dos/as alunos/as do 7º ano, de uma turma que trabalhou com grupos separados por sexo (n=24) e outra com grupos mistos, na unidade de ensino “Riqueza e sentido dos afetos” de EMRC. Nesta investigação, entre outros objetivos, pretendeu-se conhecer a perceção dos/as alunos/as sobre o que os/as adolescentes pensam em relação ao desenvolvimento sexual, ao risco e à prevenção do risco, às fontes de informação sobre sexualidade e ao uso dos Serviços de Saúde pelos/as adolescentes. A análise de conteúdo da entrevista de grupo focal aplicada a grupos unissexo (n♀=2; n♂=2) no início e no fim do projeto educativo, mostrou que inicialmente os/as alunos/as demonstraram uma perceção do desenvolvimento sexual centrada na dimensão biológica, embora as raparigas evidenciassem uma visão mais globalizada. Os/As alunos/as percecionaram que as relações com os pais e pares são geridas de forma distinta conforme o sexo e os rapazes revelaram uma visão estereotipada dos papéis de género. Durante o projeto, na seleção dos problemas a resolver sobre sexualidade, os grupos de raparigas foram mais coesos e corporativos. Os grupos mistos tiveram uma perceção mais clara sobre as diferenças de género no reconhecimento e expressão dos seus problemas e no conhecimento sobre as causas e consequências dos mesmos. Os rapazes demonstraram alguma resistência em refletir e criar visões para o futuro, contudo, os/as alunos/as comprometeram-se individual e coletivamente na realização das ações. Na avaliação do projeto, os/as alunos/as referiram que se sentiram auto e co-educadores. Estes resultados mostraram que no futuro é importante aplicar a metodologia IVAM na ES recorrendo preferencialmente a grupos mistos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/32541 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/32541 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Rodrigues, C. de J. & Vilaça, T. (2013). Educação em Sexualidade na Educação Moral e Religiosa Católica no 7º ano de escolaridade em Portugal, Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 8 (3), 561-576. 1982-5587 http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/issue/view/485 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132359837089792 |