A produção escrita enquanto prática guiada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Raquel Sara Félix Ribeiro, 1975-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/9069
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Inglês/Francês, Universidade de Lisboa, 2013
id RCAP_d1ce8623b5c2c3eda0ddf942ab101705
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/9069
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A produção escrita enquanto prática guiadaEscritaPráticas pedagógicasEnsino da língua inglesaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2013Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Inglês/Francês, Universidade de Lisboa, 2013Este relatório descreve as atividades relacionadas com a planificação, implementação e avaliação da prática de ensino supervisionada desenvolvida na disciplina de Inglês, no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Inglês/Francês, cuja frequência teve lugar nos anos letivos 2011/2012 e 2012/2013. A intervenção pedagógica decorreu numa turma do 9.º ano, durante a segunda unidade lecionada no ano letivo de 2012/2013, intitulada “Food and Shopping”. Na unidade, foram trabalhados os temas “Fast Food”, Healthy Food” e “Online Shopping”, e os itens gramaticais Present Perfect e Present Perfect na sua relação com o Simple Past. A área escolhida foi a competência de produção escrita, consideradas as dificuldades sentidas tanto da parte dos professores, como dos alunos, ao trabalhá-la. Em consonância com essa escolha, o relatório apresenta os caminhos orientadores de uma pedagogia que, pressupõe-se, ajuda os alunos a escreverem melhor. A opção pela escrita teve a ver, por um lado, com o facto de esta ser uma das competências contempladas no Programa de Inglês e, por outro, por se entender que o poder do domínio da escrita (tal como o da leitura) permite a participação numa grande variedade de atividades sociais. Desenvolveu-se um trabalho com uma base simultaneamente reflexiva e prática e com um suporte científico consonante com aquilo que se entende por investigação-ação. Assim, identificou-se um problema no contexto das aulas de inglês, procedeu-se a uma investigação preliminar que permitiu observar o que acontecia realmente na sala de aula, levantar uma hipótese para a existência do referido problema, e finalmente intervir na tentativa de o solucionar. Na sua conclusão, o trabalho reconhece a necessidade de um questionamento permanente das práticas pedagógicas, baseado na pesquisa de soluções que melhorem o trabalho dos docentes e, consequentemente, conduzam os alunos para o sucesso.This report describes the activities related to the planning, implementation and evaluation of the supervised teaching practice in English teaching, in the context of a pre-service Master course in English and French Teaching (Mestrado em Ensino de Inglês/Francês), during the academic years 2011/2012 and 2012/2013. The pedagogical practice was performed with a year-9 class, in 2012/2013, throughout the second unit taught, entitled “Food and Shopping”. The unit covered the themes “Fast Food”, Healthy Food” and “Online Shopping”, and the grammar items Present Perfect, and Perfect in its relation to the Simple Past. The area selected was the written skill, bearing in mind the difficulties felt not only by teachers but also by students, when working on it. Therefore, ways to pedagogically guide the students were thought of, in order to help them become better writers. This decision was taken both due to the fact that writing is one of the skills in the English Program, and to the assumption that the power of writing (as well as reading) allows the participation in a great variety of social activities. The activities were developed with a reflexive and practical method, and supported by the research methodology known as action-research: a problem was identified in the English class, a preliminary investigation was made in order to observe what really happened in the classroom, an idea was put forward as an hypothesis to the existence of the problem, and finally an intervention took place in order to try to solve the problem. As a conclusion, the report calls for the need to constantly question the pedagogical practices as a means to the search of solutions that may improve the work done by teachers, and consequently lead the students to success.Gouveia, Carlos, 1962-Repositório da Universidade de LisboaSimões, Raquel Sara Félix Ribeiro, 1975-2013-09-03T11:40:38Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9069TID:201432722porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:53:11Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9069Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:21.884159Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A produção escrita enquanto prática guiada
title A produção escrita enquanto prática guiada
spellingShingle A produção escrita enquanto prática guiada
Simões, Raquel Sara Félix Ribeiro, 1975-
Escrita
Práticas pedagógicas
Ensino da língua inglesa
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
title_short A produção escrita enquanto prática guiada
title_full A produção escrita enquanto prática guiada
title_fullStr A produção escrita enquanto prática guiada
title_full_unstemmed A produção escrita enquanto prática guiada
title_sort A produção escrita enquanto prática guiada
author Simões, Raquel Sara Félix Ribeiro, 1975-
author_facet Simões, Raquel Sara Félix Ribeiro, 1975-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gouveia, Carlos, 1962-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Raquel Sara Félix Ribeiro, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Práticas pedagógicas
Ensino da língua inglesa
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
topic Escrita
Práticas pedagógicas
Ensino da língua inglesa
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Inglês/Francês, Universidade de Lisboa, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-03T11:40:38Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/9069
TID:201432722
url http://hdl.handle.net/10451/9069
identifier_str_mv TID:201432722
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134227743113216