(Re)Descobrir novos caminhos para a promoção de comportamentos adequados: incentivos grupais e recompensas não materiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sofia da Fonseca Gaspar Saraiva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/18630
Resumo: O presente Relatório Final surge no âmbito de um estágio, inserido na unidade curricular Prática Educativa do Mestrado de Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Coimbra, 1 ano. Decorreu no ano letivo 2015/2016 e enquadrou-se institucionalmente num Jardim-de-infância. É constituído por uma reflexão acompanhada pela investigação de uma temática, neste caso a Gestão de comportamentos em idade pré-escolar. Sabemos que a recompensa deve ir ao encontro aos interesses das crianças, mas deve servir apenas para o reconhecimento de um bom comportamento ou podem também proporcionar / fortalecer outras aprendizagens? A nossa intervenção demonstrou que este tipo de recompensas (confecionadas e não materiais) permite não só a aquisição de novas aprendizagens mas também a “comemoração” do progresso do grupo em termos comportamentais. Ao utilizarmos o incentivo de grupo promovemos não só a mudança de um comportamento como também estamos a fortalecer as relações interpessoais entre crianças (sentido grupo, partilha e o não há competição). Podemos assim concluir que as recompensas podem e devem ser pensadas não só como incentivo ao bom comportamento mas também como oportunidade de novas aprendizagens.
id RCAP_d1d6b4d70363026d59886d5385644329
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18630
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling (Re)Descobrir novos caminhos para a promoção de comportamentos adequados: incentivos grupais e recompensas não materiaisIncentivo GrupalRecompensaAprendizagemGestão do ComportamentoO presente Relatório Final surge no âmbito de um estágio, inserido na unidade curricular Prática Educativa do Mestrado de Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Coimbra, 1 ano. Decorreu no ano letivo 2015/2016 e enquadrou-se institucionalmente num Jardim-de-infância. É constituído por uma reflexão acompanhada pela investigação de uma temática, neste caso a Gestão de comportamentos em idade pré-escolar. Sabemos que a recompensa deve ir ao encontro aos interesses das crianças, mas deve servir apenas para o reconhecimento de um bom comportamento ou podem também proporcionar / fortalecer outras aprendizagens? A nossa intervenção demonstrou que este tipo de recompensas (confecionadas e não materiais) permite não só a aquisição de novas aprendizagens mas também a “comemoração” do progresso do grupo em termos comportamentais. Ao utilizarmos o incentivo de grupo promovemos não só a mudança de um comportamento como também estamos a fortalecer as relações interpessoais entre crianças (sentido grupo, partilha e o não há competição). Podemos assim concluir que as recompensas podem e devem ser pensadas não só como incentivo ao bom comportamento mas também como oportunidade de novas aprendizagens.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Repositório ComumSantos, Sofia da Fonseca Gaspar Saraiva2017-07-13T13:52:47Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18630201710269porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:01Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18630Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:51.712334Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv (Re)Descobrir novos caminhos para a promoção de comportamentos adequados: incentivos grupais e recompensas não materiais
title (Re)Descobrir novos caminhos para a promoção de comportamentos adequados: incentivos grupais e recompensas não materiais
spellingShingle (Re)Descobrir novos caminhos para a promoção de comportamentos adequados: incentivos grupais e recompensas não materiais
Santos, Sofia da Fonseca Gaspar Saraiva
Incentivo Grupal
Recompensa
Aprendizagem
Gestão do Comportamento
title_short (Re)Descobrir novos caminhos para a promoção de comportamentos adequados: incentivos grupais e recompensas não materiais
title_full (Re)Descobrir novos caminhos para a promoção de comportamentos adequados: incentivos grupais e recompensas não materiais
title_fullStr (Re)Descobrir novos caminhos para a promoção de comportamentos adequados: incentivos grupais e recompensas não materiais
title_full_unstemmed (Re)Descobrir novos caminhos para a promoção de comportamentos adequados: incentivos grupais e recompensas não materiais
title_sort (Re)Descobrir novos caminhos para a promoção de comportamentos adequados: incentivos grupais e recompensas não materiais
author Santos, Sofia da Fonseca Gaspar Saraiva
author_facet Santos, Sofia da Fonseca Gaspar Saraiva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sofia da Fonseca Gaspar Saraiva
dc.subject.por.fl_str_mv Incentivo Grupal
Recompensa
Aprendizagem
Gestão do Comportamento
topic Incentivo Grupal
Recompensa
Aprendizagem
Gestão do Comportamento
description O presente Relatório Final surge no âmbito de um estágio, inserido na unidade curricular Prática Educativa do Mestrado de Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Coimbra, 1 ano. Decorreu no ano letivo 2015/2016 e enquadrou-se institucionalmente num Jardim-de-infância. É constituído por uma reflexão acompanhada pela investigação de uma temática, neste caso a Gestão de comportamentos em idade pré-escolar. Sabemos que a recompensa deve ir ao encontro aos interesses das crianças, mas deve servir apenas para o reconhecimento de um bom comportamento ou podem também proporcionar / fortalecer outras aprendizagens? A nossa intervenção demonstrou que este tipo de recompensas (confecionadas e não materiais) permite não só a aquisição de novas aprendizagens mas também a “comemoração” do progresso do grupo em termos comportamentais. Ao utilizarmos o incentivo de grupo promovemos não só a mudança de um comportamento como também estamos a fortalecer as relações interpessoais entre crianças (sentido grupo, partilha e o não há competição). Podemos assim concluir que as recompensas podem e devem ser pensadas não só como incentivo ao bom comportamento mas também como oportunidade de novas aprendizagens.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-13T13:52:47Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/18630
201710269
url http://hdl.handle.net/10400.26/18630
identifier_str_mv 201710269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130022842204160