(Re)Descobrir novos caminhos para a promoção de comportamentos adequados: incentivos grupais e recompensas não materiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/18630 |
Resumo: | O presente Relatório Final surge no âmbito de um estágio, inserido na unidade curricular Prática Educativa do Mestrado de Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Coimbra, 1 ano. Decorreu no ano letivo 2015/2016 e enquadrou-se institucionalmente num Jardim-de-infância. É constituído por uma reflexão acompanhada pela investigação de uma temática, neste caso a Gestão de comportamentos em idade pré-escolar. Sabemos que a recompensa deve ir ao encontro aos interesses das crianças, mas deve servir apenas para o reconhecimento de um bom comportamento ou podem também proporcionar / fortalecer outras aprendizagens? A nossa intervenção demonstrou que este tipo de recompensas (confecionadas e não materiais) permite não só a aquisição de novas aprendizagens mas também a “comemoração” do progresso do grupo em termos comportamentais. Ao utilizarmos o incentivo de grupo promovemos não só a mudança de um comportamento como também estamos a fortalecer as relações interpessoais entre crianças (sentido grupo, partilha e o não há competição). Podemos assim concluir que as recompensas podem e devem ser pensadas não só como incentivo ao bom comportamento mas também como oportunidade de novas aprendizagens. |
id |
RCAP_d1d6b4d70363026d59886d5385644329 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18630 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
(Re)Descobrir novos caminhos para a promoção de comportamentos adequados: incentivos grupais e recompensas não materiaisIncentivo GrupalRecompensaAprendizagemGestão do ComportamentoO presente Relatório Final surge no âmbito de um estágio, inserido na unidade curricular Prática Educativa do Mestrado de Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Coimbra, 1 ano. Decorreu no ano letivo 2015/2016 e enquadrou-se institucionalmente num Jardim-de-infância. É constituído por uma reflexão acompanhada pela investigação de uma temática, neste caso a Gestão de comportamentos em idade pré-escolar. Sabemos que a recompensa deve ir ao encontro aos interesses das crianças, mas deve servir apenas para o reconhecimento de um bom comportamento ou podem também proporcionar / fortalecer outras aprendizagens? A nossa intervenção demonstrou que este tipo de recompensas (confecionadas e não materiais) permite não só a aquisição de novas aprendizagens mas também a “comemoração” do progresso do grupo em termos comportamentais. Ao utilizarmos o incentivo de grupo promovemos não só a mudança de um comportamento como também estamos a fortalecer as relações interpessoais entre crianças (sentido grupo, partilha e o não há competição). Podemos assim concluir que as recompensas podem e devem ser pensadas não só como incentivo ao bom comportamento mas também como oportunidade de novas aprendizagens.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Repositório ComumSantos, Sofia da Fonseca Gaspar Saraiva2017-07-13T13:52:47Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18630201710269porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:01Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18630Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:51.712334Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
(Re)Descobrir novos caminhos para a promoção de comportamentos adequados: incentivos grupais e recompensas não materiais |
title |
(Re)Descobrir novos caminhos para a promoção de comportamentos adequados: incentivos grupais e recompensas não materiais |
spellingShingle |
(Re)Descobrir novos caminhos para a promoção de comportamentos adequados: incentivos grupais e recompensas não materiais Santos, Sofia da Fonseca Gaspar Saraiva Incentivo Grupal Recompensa Aprendizagem Gestão do Comportamento |
title_short |
(Re)Descobrir novos caminhos para a promoção de comportamentos adequados: incentivos grupais e recompensas não materiais |
title_full |
(Re)Descobrir novos caminhos para a promoção de comportamentos adequados: incentivos grupais e recompensas não materiais |
title_fullStr |
(Re)Descobrir novos caminhos para a promoção de comportamentos adequados: incentivos grupais e recompensas não materiais |
title_full_unstemmed |
(Re)Descobrir novos caminhos para a promoção de comportamentos adequados: incentivos grupais e recompensas não materiais |
title_sort |
(Re)Descobrir novos caminhos para a promoção de comportamentos adequados: incentivos grupais e recompensas não materiais |
author |
Santos, Sofia da Fonseca Gaspar Saraiva |
author_facet |
Santos, Sofia da Fonseca Gaspar Saraiva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Sofia da Fonseca Gaspar Saraiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Incentivo Grupal Recompensa Aprendizagem Gestão do Comportamento |
topic |
Incentivo Grupal Recompensa Aprendizagem Gestão do Comportamento |
description |
O presente Relatório Final surge no âmbito de um estágio, inserido na unidade curricular Prática Educativa do Mestrado de Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Coimbra, 1 ano. Decorreu no ano letivo 2015/2016 e enquadrou-se institucionalmente num Jardim-de-infância. É constituído por uma reflexão acompanhada pela investigação de uma temática, neste caso a Gestão de comportamentos em idade pré-escolar. Sabemos que a recompensa deve ir ao encontro aos interesses das crianças, mas deve servir apenas para o reconhecimento de um bom comportamento ou podem também proporcionar / fortalecer outras aprendizagens? A nossa intervenção demonstrou que este tipo de recompensas (confecionadas e não materiais) permite não só a aquisição de novas aprendizagens mas também a “comemoração” do progresso do grupo em termos comportamentais. Ao utilizarmos o incentivo de grupo promovemos não só a mudança de um comportamento como também estamos a fortalecer as relações interpessoais entre crianças (sentido grupo, partilha e o não há competição). Podemos assim concluir que as recompensas podem e devem ser pensadas não só como incentivo ao bom comportamento mas também como oportunidade de novas aprendizagens. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-13T13:52:47Z 2017-01-01T00:00:00Z 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/18630 201710269 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/18630 |
identifier_str_mv |
201710269 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130022842204160 |