Empresas familiares: Motivação de colaboradores não pertencentes à família na hotelaria portuguesa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/10226 |
Resumo: | A problemática desta investigação recai sobre a possibilidade de as empresas familiares no ramo hoteleiro em Portugal não serem capazes de motivar e reter “recursos humanos de talento” não pertencentes à família. A metodologia utilizada foi o estudo do caso com recurso a dez casos, tendo-se realizado trinta entrevistas aprofundadas. Selecionaram-se seis casos pertencentes ao ranking dos tops vinte de hotelaria em termos de números de quartos ou apartamentos e os remanescentes com base no serviço prestado. Evidenciou-se o nepotismo, não só na fase do recrutamento e seleção, mas também, principalmente, aquando da progressão na carreira. Adicionalmente, verificou-se a existência de conflitos internos entre proprietários familiares com repercussões sobre profissionais não familiares. Estes motivos podem contribuir para a preferência de gestores qualificados por empresas não familiares. Por outro lado, destacaram-se fatores motivadores derivados do familiness, incluindo maior informalidade, maior possibilidade de concretizar visões individuais, menor burocracia e, ainda, os gestores familiares terem carácter, serem mercedores de confiança, terem fortes competências de comunicação e um estilo de liderança cooperativo. Confirmou-se o altruísmo de familiares, que se sacrificaram prescindindo dos salários em prol da empresa. O salário foi condição necessária mas insuficiente para atração de talentos. Fatores intrínsecos como o gosto pelo trabalho bem como o desenvolvimento pessoal e profissional foram relevantes. Fatores extrínsecos como a imagem corporativa da empresa, o prestígio, a dimensão da empresa e a solidez foram referidos. Conclui-se que a motivação é importante, contrariando a concentração de estudos existentes sobre a monitorização destes colaboradores. |
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Empresas familiares: Motivação de colaboradores não pertencentes à família na hotelaria portuguesaMotivaçãoColaboradores não familiaresHotelaria portuguesaEmpresa familiar -- Family businessMotivationNon-family employeesPortuguese hospitality businessA problemática desta investigação recai sobre a possibilidade de as empresas familiares no ramo hoteleiro em Portugal não serem capazes de motivar e reter “recursos humanos de talento” não pertencentes à família. A metodologia utilizada foi o estudo do caso com recurso a dez casos, tendo-se realizado trinta entrevistas aprofundadas. Selecionaram-se seis casos pertencentes ao ranking dos tops vinte de hotelaria em termos de números de quartos ou apartamentos e os remanescentes com base no serviço prestado. Evidenciou-se o nepotismo, não só na fase do recrutamento e seleção, mas também, principalmente, aquando da progressão na carreira. Adicionalmente, verificou-se a existência de conflitos internos entre proprietários familiares com repercussões sobre profissionais não familiares. Estes motivos podem contribuir para a preferência de gestores qualificados por empresas não familiares. Por outro lado, destacaram-se fatores motivadores derivados do familiness, incluindo maior informalidade, maior possibilidade de concretizar visões individuais, menor burocracia e, ainda, os gestores familiares terem carácter, serem mercedores de confiança, terem fortes competências de comunicação e um estilo de liderança cooperativo. Confirmou-se o altruísmo de familiares, que se sacrificaram prescindindo dos salários em prol da empresa. O salário foi condição necessária mas insuficiente para atração de talentos. Fatores intrínsecos como o gosto pelo trabalho bem como o desenvolvimento pessoal e profissional foram relevantes. Fatores extrínsecos como a imagem corporativa da empresa, o prestígio, a dimensão da empresa e a solidez foram referidos. Conclui-se que a motivação é importante, contrariando a concentração de estudos existentes sobre a monitorização destes colaboradores.The research question under investigation is how to get family businesses in the hotel industry in Portugal to motivate and retain talented non-family employees. This question was answered by analyzing ten qualitative cases, six of which were from Deloitte’s 2012 top 20 hotel ranking based on the number of rooms or apartments. Four other cases were selected due to the services provided. Thirty in-depth interviews were gathered. Nepotism was evident in the selected sample, not only at the application stage but also and especially regarding promotion. This and the presence of emotional discussions between owners sometimes leads to qualified managers choosing to work for non-family companies. On the other hand, motivating factors derived from ‘familiness’ including greater informality, greater opportunity to achieve individual visions and lesser bureaucracy were evident. Furthermore, non-family employees considered it to be extremely important to be able to trust family managers and benefit from their cooperative leadership style. In addition, family altruism was confirmed with the sacrifice of wages to benefit the company. Salary was important but not enough for attracting talent. Other extrinsic factors such as the company’s corporate image, its prestige and dimension were refered. Also critical were the intrinsic conditions of the job itself such as a challenging work and personal growth. The key question of what actually motivates and is important for these non-family managers is therefore discussed. The conclusion can be drawn that motivation is important whereas the majority of studies in this field focus only on monitoring non-family employees.2015-11-20T10:34:15Z2015-01-01T00:00:00Z20152015-10doctoral thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/10226TID:101532296por978-989-732-773-5Ali, Zahra Assarafinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-07-07T03:39:52Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/10226Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-07-07T03:39:52Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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