O custo do ciclo de vida dos Sistemas de Armas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12004 |
Resumo: | Sendo hoje em dia os recursos financeiros cada vez mais escassos, considerar todo o custo do ciclo de vida dos sistemas de armas na tomada de decisões, contribui substancialmente para se alcançarem soluções mais eficientes. O objectivo deste trabalho centra-se na aplicação da metodologia do custeio do ciclo de vida, tendo em vista o apoio às actividades de Defesa em geral e em particular ao planeamento por capacidades. A investigação iniciou-se com uma abordagem da metodologia de custeio do ciclo de vida, baseando-se fundamentalmente no modelo preconizado pela NATO. Seguiu-se uma análise das actividades de Defesa que podem beneficiar com a aplicação desta metodologia, para depois se examinar o processo de planeamento de forças nacional e o planeamento por capacidades bem como a aplicação do custeio do ciclo de vida a esta actividade. Nas diversas actividades analisadas, gestão de projectos, processos de aquisição e de planeamento, a aplicação desta metodologia traz grandes vantagens, permitindo avaliar a melhor relação custo-benefício dos recursos da Defesa. Assume-se que o planeamento por capacidades é o procedimento adequado para a nova realidade que o sistema internacional apresenta num quadro de ameaças incertas, difusas e de natureza diversa, nestas circunstâncias, o custeio do ciclo de vida torna-se útil não só na avaliação da sustentabilidade financeira dos diversos programas como também na harmonização das respectivas capacidades permitindo a obtenção de soluções mais eficientes e ainda uma optimização dos recursos disponíveis. Concluí-se que é importante que a Direcção-Geral de Armamento e Infra-Estruturas de Defesa seja inserida no processo de planeamento por capacidades de modo a que o ciclo de vida da capacidade esteja presente, para tornar o processo de geração de forças mais transparente e sustentado, com orçamentos adaptados à realidade e que cubram todo o ciclo de vida dos sistemas de armas. Por fim são apresentadas algumas recomendações que apontam no sentido de se implementar esta metodologia pelas vantagens que ela traz, tornando-se necessário alterar o paradigma actual. Abstract: Being today the financial resources becoming progressively more scarce, considering the entire cost of the life cycle of weapon systems in decisions taken, contributes substantially to achieve more efficient solutions. The present work has the purpose of focusing in the application of the methodology of life cycle costing, in order to support the defense activities, in general, and in particular, the capacity planning. The investigation began with an approach to the costing methodology of the life cycle, fundamentally based on the model envisaged by NATO. Followed by an analysis of the defense activities, that can benefit from the implementation of this methodology. Then an examination is made, to the planning process of national forces and planning capabilities, as well as by the application of life cycle costing of these activities. The application of the mentioned methodology, in the several activities analyzed, of which stand out, project management, procurement processes and planning, has great advantages, allowing evaluating the best value cost-benefit of the defense resources. It’s assumed that the planning by capacities is the appropriated procedure for the new reality that the international system presents, in a framework of uncertain threats, diffused and of diverse nature. In these circumstances, the life-cycle costing is useful not only in assessing the financial sustainability of various programs, but also in the harmonization of their capabilities. Allowing, with this, to obtain more efficient solutions and still the optimization of available resources. In the current work it’s concluded that is important that “Direcção-Geral de Armamento e Infra-Estruturas de Defesa” is inserted into the planning process by means of capacities, to take into account the presence of the life cycle of the capacity. This will make the force generation process more transparent and sustainable, with adapted budgets to reality that cover the entire life cycle of weapon systems. Finally some guidance’s are made that point towards the implementation of this methodology, because of the advantages that it brings, making it necessary the change of the current paradigm. |
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O custo do ciclo de vida dos Sistemas de ArmasCusteio de Ciclo de VidaCusto do Ciclo de VidaCiclo de VidaSistemas de ArmasPlaneamento de ForçasPlaneamento por CapacidadesLife Cycle CostingLife Cycle CostLife CycleWeapons SystemsForce PlanningCapability PlanningSendo hoje em dia os recursos financeiros cada vez mais escassos, considerar todo o custo do ciclo de vida dos sistemas de armas na tomada de decisões, contribui substancialmente para se alcançarem soluções mais eficientes. O objectivo deste trabalho centra-se na aplicação da metodologia do custeio do ciclo de vida, tendo em vista o apoio às actividades de Defesa em geral e em particular ao planeamento por capacidades. A investigação iniciou-se com uma abordagem da metodologia de custeio do ciclo de vida, baseando-se fundamentalmente no modelo preconizado pela NATO. Seguiu-se uma análise das actividades de Defesa que podem beneficiar com a aplicação desta metodologia, para depois se examinar o processo de planeamento de forças nacional e o planeamento por capacidades bem como a aplicação do custeio do ciclo de vida a esta actividade. Nas diversas actividades analisadas, gestão de projectos, processos de aquisição e de planeamento, a aplicação desta metodologia traz grandes vantagens, permitindo avaliar a melhor relação custo-benefício dos recursos da Defesa. Assume-se que o planeamento por capacidades é o procedimento adequado para a nova realidade que o sistema internacional apresenta num quadro de ameaças incertas, difusas e de natureza diversa, nestas circunstâncias, o custeio do ciclo de vida torna-se útil não só na avaliação da sustentabilidade financeira dos diversos programas como também na harmonização das respectivas capacidades permitindo a obtenção de soluções mais eficientes e ainda uma optimização dos recursos disponíveis. Concluí-se que é importante que a Direcção-Geral de Armamento e Infra-Estruturas de Defesa seja inserida no processo de planeamento por capacidades de modo a que o ciclo de vida da capacidade esteja presente, para tornar o processo de geração de forças mais transparente e sustentado, com orçamentos adaptados à realidade e que cubram todo o ciclo de vida dos sistemas de armas. Por fim são apresentadas algumas recomendações que apontam no sentido de se implementar esta metodologia pelas vantagens que ela traz, tornando-se necessário alterar o paradigma actual. Abstract: Being today the financial resources becoming progressively more scarce, considering the entire cost of the life cycle of weapon systems in decisions taken, contributes substantially to achieve more efficient solutions. The present work has the purpose of focusing in the application of the methodology of life cycle costing, in order to support the defense activities, in general, and in particular, the capacity planning. The investigation began with an approach to the costing methodology of the life cycle, fundamentally based on the model envisaged by NATO. Followed by an analysis of the defense activities, that can benefit from the implementation of this methodology. Then an examination is made, to the planning process of national forces and planning capabilities, as well as by the application of life cycle costing of these activities. The application of the mentioned methodology, in the several activities analyzed, of which stand out, project management, procurement processes and planning, has great advantages, allowing evaluating the best value cost-benefit of the defense resources. It’s assumed that the planning by capacities is the appropriated procedure for the new reality that the international system presents, in a framework of uncertain threats, diffused and of diverse nature. In these circumstances, the life-cycle costing is useful not only in assessing the financial sustainability of various programs, but also in the harmonization of their capabilities. Allowing, with this, to obtain more efficient solutions and still the optimization of available resources. In the current work it’s concluded that is important that “Direcção-Geral de Armamento e Infra-Estruturas de Defesa” is inserted into the planning process by means of capacities, to take into account the presence of the life cycle of the capacity. This will make the force generation process more transparent and sustainable, with adapted budgets to reality that cover the entire life cycle of weapon systems. Finally some guidance’s are made that point towards the implementation of this methodology, because of the advantages that it brings, making it necessary the change of the current paradigm.IUMRepositório ComumSilva, Ilídio2016-03-10T09:49:43Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12004porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-29T11:19:51Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12004Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-29T11:19:51Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Sendo hoje em dia os recursos financeiros cada vez mais escassos, considerar todo o custo do ciclo de vida dos sistemas de armas na tomada de decisões, contribui substancialmente para se alcançarem soluções mais eficientes. O objectivo deste trabalho centra-se na aplicação da metodologia do custeio do ciclo de vida, tendo em vista o apoio às actividades de Defesa em geral e em particular ao planeamento por capacidades. A investigação iniciou-se com uma abordagem da metodologia de custeio do ciclo de vida, baseando-se fundamentalmente no modelo preconizado pela NATO. Seguiu-se uma análise das actividades de Defesa que podem beneficiar com a aplicação desta metodologia, para depois se examinar o processo de planeamento de forças nacional e o planeamento por capacidades bem como a aplicação do custeio do ciclo de vida a esta actividade. Nas diversas actividades analisadas, gestão de projectos, processos de aquisição e de planeamento, a aplicação desta metodologia traz grandes vantagens, permitindo avaliar a melhor relação custo-benefício dos recursos da Defesa. Assume-se que o planeamento por capacidades é o procedimento adequado para a nova realidade que o sistema internacional apresenta num quadro de ameaças incertas, difusas e de natureza diversa, nestas circunstâncias, o custeio do ciclo de vida torna-se útil não só na avaliação da sustentabilidade financeira dos diversos programas como também na harmonização das respectivas capacidades permitindo a obtenção de soluções mais eficientes e ainda uma optimização dos recursos disponíveis. Concluí-se que é importante que a Direcção-Geral de Armamento e Infra-Estruturas de Defesa seja inserida no processo de planeamento por capacidades de modo a que o ciclo de vida da capacidade esteja presente, para tornar o processo de geração de forças mais transparente e sustentado, com orçamentos adaptados à realidade e que cubram todo o ciclo de vida dos sistemas de armas. Por fim são apresentadas algumas recomendações que apontam no sentido de se implementar esta metodologia pelas vantagens que ela traz, tornando-se necessário alterar o paradigma actual. Abstract: Being today the financial resources becoming progressively more scarce, considering the entire cost of the life cycle of weapon systems in decisions taken, contributes substantially to achieve more efficient solutions. The present work has the purpose of focusing in the application of the methodology of life cycle costing, in order to support the defense activities, in general, and in particular, the capacity planning. The investigation began with an approach to the costing methodology of the life cycle, fundamentally based on the model envisaged by NATO. Followed by an analysis of the defense activities, that can benefit from the implementation of this methodology. Then an examination is made, to the planning process of national forces and planning capabilities, as well as by the application of life cycle costing of these activities. The application of the mentioned methodology, in the several activities analyzed, of which stand out, project management, procurement processes and planning, has great advantages, allowing evaluating the best value cost-benefit of the defense resources. It’s assumed that the planning by capacities is the appropriated procedure for the new reality that the international system presents, in a framework of uncertain threats, diffused and of diverse nature. In these circumstances, the life-cycle costing is useful not only in assessing the financial sustainability of various programs, but also in the harmonization of their capabilities. Allowing, with this, to obtain more efficient solutions and still the optimization of available resources. In the current work it’s concluded that is important that “Direcção-Geral de Armamento e Infra-Estruturas de Defesa” is inserted into the planning process by means of capacities, to take into account the presence of the life cycle of the capacity. This will make the force generation process more transparent and sustainable, with adapted budgets to reality that cover the entire life cycle of weapon systems. Finally some guidance’s are made that point towards the implementation of this methodology, because of the advantages that it brings, making it necessary the change of the current paradigm. |
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