Internet, jogo e consumo de substâncias psicoativas na população universitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ventura, Miguel Ângelo Gonçalves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/37104
Resumo: Trabalho final do 6º ano médico com vista à atribuição do grau de mestre (área científica de medicina legal) no âmbito do ciclo de estudos de Mestrado Integrado em Medicina
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spelling Internet, jogo e consumo de substâncias psicoativas na população universitáriaStudentsInternetGameConsumptionSubstancesTrabalho final do 6º ano médico com vista à atribuição do grau de mestre (área científica de medicina legal) no âmbito do ciclo de estudos de Mestrado Integrado em MedicinaA internet ganhou, nos últimos anos, uma importância fundamental no nosso quotidiano, sendo hoje largamente utilizada tanto por jovens como por mais velhos. Com esta realidade, também os jogos tiveram outra acessibilidade. No entanto, ainda é bastante difícil definir o que poderá ser um uso excessivo destas tecnologias, bem como se conhece pouco acerca dos efeitos negativos do mesmo. É, pois, importante perceber estas novas “adições” e qual a relação que poderão ter com o consumo de substâncias psicoativas, tema largamente estudado e conhecido. Neste contexto, o presente trabalho pretendeu caracterizar a realidade portuguesa num contexto estudantil universitário, no que respeita à utilização da internet, jogo e consumo de substâncias e qual a relação existente entre eles. Pretendeu-se, igualmente, com este estudo entender e saber alertar a comunidade científica para este problema, pouco investigado até à data. Foi inicialmente efetuada uma revisão bibliográfica para enquadramento teórico. Numa segunda parte do trabalho, foi realizada uma análise estatística de um inquérito distribuído a estudantes do ensino superior português. Os resultados obtidos confirmam que a internet é largamente utilizada pelos estudantes universitários, sendo parte importante do seu dia-a-dia. Relativamente ao jogo, destaca-se o facto do jogo a dinheiro ser ainda pouco frequente. O álcool, o tabaco e os canabinóides são as substâncias psicoativas com maior percentagem de consumidores, tendo as restantes substâncias consumos marginais. Para além destes resultados não foi possível, tal como pretendido, estabelecer uma relação entre o uso de internet, jogo e consumo de substâncias psicoativas. Com a realização deste trabalho foi possível concluir que o tema da internet necessita de maior investigação, nomeadamente na definição do que pode ser considerado uso excessivo. Internet won, in the past years, a crucial importance in our daily life, and it’s today widely used by youth as well as elderly. With this reality, games also gain another accessibility. However, it is still difficult to define what could be an excessive use of this technologies, as well as there is still little knowledge about its negatives consequences. It is, therefore, important to know this new “addictions” and what is the correlation between the substances abuse, subject widely studied and known. The present work intended to characterize the Portuguese reality, in a student university context, in terms of the use of internet, game and substance abuse and what is the relationship between them. It was also another objective to alert the scientific community for this problem, with few investigation until our days. We started with a bibliographic revision, in order to give a theoretical framework about the subject. In a second part, a statistic analysis of an inquiry, distributed to Portuguese university students, was made. The results confirm that internet it’s widely used today by university students, being an important part of their days. About game, it stands out that gamble is not frequent in our study. Alcohol, tobacco and cannabis are the most consumed psychoactives substances. The others substances as shown to be lot less frequent in terms of consume. Beyond this results, it was not possible to stablish any relation between the use of internet, game and psychoactives substances consume. With this study it was possible to conclude that internet subject needs to be more investigated, including the definition of what could be an excessive use.2016-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/37104http://hdl.handle.net/10316/37104porVentura, Miguel Ângelo Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:45Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/37104Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:44:04.069129Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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