Emissões de CO2eq associadas à atividade científica: caso de estudo da FCUL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingos, Lyana Ruth Moreno
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/48842
Resumo: Tese de mestrado integrado, Engenharia da Energia e do Ambiente, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2021
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spelling Emissões de CO2eq associadas à atividade científica: caso de estudo da FCULEmissões de GEETransportesAtividade científicaTeses de mestrado - 2021Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e de EnergiaTese de mestrado integrado, Engenharia da Energia e do Ambiente, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2021Nos dias atuais, dado o aumento de concentração de gases de efeito estufa na atmosfera ao longo das últimas décadas, é cada vez maior a preocupação em reduzir as emissões de gases nocivos ou compensar essas emissões. O aumento da concentração de GEE na atmosfera é resultado de ações antropogénicas que, por sua vez, apresentam uma elevada dependência de combustíveis fósseis. Os meios de transporte trouxeram avanços imensuráveis para a humanidade em quase todos sectores. Contudo esses avanços tiveram como consequência as emissões de GEE com impactes ambientais negativos, de tal modo que, nos últimos anos, a indústria de transportes vem demonstrando avanços no sentido de promover uma mobilidade sustentável com benefícios tantos para o meio ambiente como para a população. O deslocamento de pessoas para o trabalho, estudos, compras, férias, etc., dependem dos meios de transportes para que possam ser realizados, principalmente pela distância que é percorrida. Dessa forma, é importante contabilizar as emissões associadas a esses deslocamentos para que se possa ter noção da sua dimensão e procurar soluções para essas emissões. Foi nesse âmbito que este estudo foi desenvolvido. A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa tem o intuito de tornar o seu campus em um campus sustentável e um dos passos para que tal objetivo se torne realidade consiste em realizar um inventário total de emissões de GEE de todas as fontes e em todos os sectores. Este estudo é focado nas viagens a trabalho realizadas pelos 391 docentes e 171 investigadores que faziam parte dos recursos humanos no ano de 2019. Foram realizadas 2023 viagens sendo desse total, 810 viagens de carro, 304 viagens de táxi, 515 viagens de avião, 118 de autocarro, 226 de comboio, 39 de metro e 11 de ferry, deslocações responsáveis pela emissão de 319 toneladas de GEE no ano em questão e representando cerca de 0,568 toneladas de CO2eq por docente/investigador. As viagens aéreas representam 88,7% do total de emissões, o equivalente a 283 toneladas de GEE emitidos em 2019. Estas emissões correspondem a cerca de 10 a 15% das emissões de CO2eq previamente identificadas para a atividade da FCUL relativas às emissões do scope 1 e scope 2, para os anos anteriores.Nowadays, given the increase in the concentration of greenhouse gases in the atmosphere over the past few decades, there is a growing concern about reducing harmful gas emissions or offsetting these emissions. The increase in GHG concentration in the atmosphere is the result of anthropogenic actions that, in turn, have a high dependence on fossil fuels. The means of transport have brought immeasurable advances for humanity in almost all sectors, yet these advances have had as negative consequence the GHG emissions with negative environmental impacts, so that in recent years the transport industry has shown advances in promoting sustainable mobility with benefits for both the environment and the population. The displacement of people to work, studies, shopping, vacation, etc., depend on the means of transport so that they can be carried out, mainly because the distance that is traveled. Thus, it is important to count the emissions associated with these displacements so that one can understand their size and seek solutions to these emissions. It was in this context that this study was developed, the Faculty of Sciences of the University of Lisbon aims to make its campus a sustainable campus and one of the steps for this goal to become a reality is to carry out a total inventory of GHG emissions from all sources and in all sectors. This study focuses only on the business trips made by the 391 professors and 171 researchers who were part of human resources in 2019. There were 2023 trips, of which 810 were journeys by car, 304 taxi journeys, 515 by plane, 118 by bus, 226 by train, 39 by metro and 11 by ferry, those trips were responsible for the emission of 319 tons of GHG in the year in question and representing about 0.568 tons of CO2eq per teacher/researcher. Air travel accounts for 88.7% of total emissions, equivalent to 283 tons of GHG emitted in 2019. These emissions correspond to about 10 to 15% of the CO2eq emissions previously identified for FCUL's activity for scope 1 and scope 2 emissions for previous years.Serra, João Manuel de Almeida, 1958-Repositório da Universidade de LisboaDomingos, Lyana Ruth Moreno2021-07-09T09:46:09Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/48842TID:202933652porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:52:25Zoai:repositorio.ul.pt:10451/48842Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:00:38.376287Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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