O perfil informacional do estudante à entrada do Ensino Superior: o caso do Instítuto Politécnico de Castelo Branco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria Eduarda Soares Monteiro Pereira Nogueira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/9109
Resumo: Com o objectivo de conhecer o perfil informacional do estudante à chegada ao ensino superior, caso do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), realizou-se um estudo recorrendo à aplicação de um inquérito por questionário, previamente validado e distribuído aos estudantes que, no ano lectivo 2010/2011, ingressaram nos cursos de formação inicial (1.º ciclo) do IPCB. Os dados foram tratados estatisticamente (média, desvio padrão, Qui quadrado e correlação de Pearson) com recurso ao programa SPSS. Destacam-se os seguintes resultados: a maioria dos estudantes é do sexo feminino, possui entre os 14 e 24 anos, frequentou a biblioteca escolar e/ou municipal, possui computador portátil, utiliza redes sociais (Facebook e Hi5), usa a Internet para trabalhos escolares, pesquisa no Google e na Wikipedia, declara não necessitar de formação e privilegia, na biblioteca, o acesso à Internet. O conhecimento obtido com este trabalho, contribuirá para melhorar a relação dos utilizadores com a biblioteca e produzir impactos ao nível da sua gestão. ; ### ABSTRACT The aim of the present work was to study first year students’ profile of the Polytechnic Institute of Castelo Branco - Portugal. A survey questionnaire was administered and completed by first year undergraduate students in the academic year 2010-2011. The data collected was analysed using SPSS (mean, standard deviation, Chi square, Pearson correlation). The results obtained show that most students are female, aged between 19 and 24, use either the school library or local library and have laptops. They also use social networks (mostly Facebook and Hi5), the Internet to do academic work, Google and Wikipedia. Moreover, they consider that training in library use is not needed and prefer to have Internet access at the library. This study may contribute to improve the relationship between library users and the library and it is also expected that this study may have a considerable impact at management level. Key-words – academic library, library user profile, information literacy, library user studies
id RCAP_d218ab77ef15b8538b0a6d8383d11f9f
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/9109
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O perfil informacional do estudante à entrada do Ensino Superior: o caso do Instítuto Politécnico de Castelo Brancobiblioteca do ensino superiorperfil de utilizadorliteracia da informaçãoestudos de utilizadorCom o objectivo de conhecer o perfil informacional do estudante à chegada ao ensino superior, caso do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), realizou-se um estudo recorrendo à aplicação de um inquérito por questionário, previamente validado e distribuído aos estudantes que, no ano lectivo 2010/2011, ingressaram nos cursos de formação inicial (1.º ciclo) do IPCB. Os dados foram tratados estatisticamente (média, desvio padrão, Qui quadrado e correlação de Pearson) com recurso ao programa SPSS. Destacam-se os seguintes resultados: a maioria dos estudantes é do sexo feminino, possui entre os 14 e 24 anos, frequentou a biblioteca escolar e/ou municipal, possui computador portátil, utiliza redes sociais (Facebook e Hi5), usa a Internet para trabalhos escolares, pesquisa no Google e na Wikipedia, declara não necessitar de formação e privilegia, na biblioteca, o acesso à Internet. O conhecimento obtido com este trabalho, contribuirá para melhorar a relação dos utilizadores com a biblioteca e produzir impactos ao nível da sua gestão. ; ### ABSTRACT The aim of the present work was to study first year students’ profile of the Polytechnic Institute of Castelo Branco - Portugal. A survey questionnaire was administered and completed by first year undergraduate students in the academic year 2010-2011. The data collected was analysed using SPSS (mean, standard deviation, Chi square, Pearson correlation). The results obtained show that most students are female, aged between 19 and 24, use either the school library or local library and have laptops. They also use social networks (mostly Facebook and Hi5), the Internet to do academic work, Google and Wikipedia. Moreover, they consider that training in library use is not needed and prefer to have Internet access at the library. This study may contribute to improve the relationship between library users and the library and it is also expected that this study may have a considerable impact at management level. Key-words – academic library, library user profile, information literacy, library user studiesUniversidade de Évora2013-12-17T15:34:07Z2013-12-172011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/9109http://hdl.handle.net/10174/9109pornd736Rodrigues, Maria Eduarda Soares Monteiro Pereira Nogueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:50:47Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9109Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:15.418356Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O perfil informacional do estudante à entrada do Ensino Superior: o caso do Instítuto Politécnico de Castelo Branco
title O perfil informacional do estudante à entrada do Ensino Superior: o caso do Instítuto Politécnico de Castelo Branco
spellingShingle O perfil informacional do estudante à entrada do Ensino Superior: o caso do Instítuto Politécnico de Castelo Branco
Rodrigues, Maria Eduarda Soares Monteiro Pereira Nogueira
biblioteca do ensino superior
perfil de utilizador
literacia da informação
estudos de utilizador
title_short O perfil informacional do estudante à entrada do Ensino Superior: o caso do Instítuto Politécnico de Castelo Branco
title_full O perfil informacional do estudante à entrada do Ensino Superior: o caso do Instítuto Politécnico de Castelo Branco
title_fullStr O perfil informacional do estudante à entrada do Ensino Superior: o caso do Instítuto Politécnico de Castelo Branco
title_full_unstemmed O perfil informacional do estudante à entrada do Ensino Superior: o caso do Instítuto Politécnico de Castelo Branco
title_sort O perfil informacional do estudante à entrada do Ensino Superior: o caso do Instítuto Politécnico de Castelo Branco
author Rodrigues, Maria Eduarda Soares Monteiro Pereira Nogueira
author_facet Rodrigues, Maria Eduarda Soares Monteiro Pereira Nogueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Maria Eduarda Soares Monteiro Pereira Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv biblioteca do ensino superior
perfil de utilizador
literacia da informação
estudos de utilizador
topic biblioteca do ensino superior
perfil de utilizador
literacia da informação
estudos de utilizador
description Com o objectivo de conhecer o perfil informacional do estudante à chegada ao ensino superior, caso do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), realizou-se um estudo recorrendo à aplicação de um inquérito por questionário, previamente validado e distribuído aos estudantes que, no ano lectivo 2010/2011, ingressaram nos cursos de formação inicial (1.º ciclo) do IPCB. Os dados foram tratados estatisticamente (média, desvio padrão, Qui quadrado e correlação de Pearson) com recurso ao programa SPSS. Destacam-se os seguintes resultados: a maioria dos estudantes é do sexo feminino, possui entre os 14 e 24 anos, frequentou a biblioteca escolar e/ou municipal, possui computador portátil, utiliza redes sociais (Facebook e Hi5), usa a Internet para trabalhos escolares, pesquisa no Google e na Wikipedia, declara não necessitar de formação e privilegia, na biblioteca, o acesso à Internet. O conhecimento obtido com este trabalho, contribuirá para melhorar a relação dos utilizadores com a biblioteca e produzir impactos ao nível da sua gestão. ; ### ABSTRACT The aim of the present work was to study first year students’ profile of the Polytechnic Institute of Castelo Branco - Portugal. A survey questionnaire was administered and completed by first year undergraduate students in the academic year 2010-2011. The data collected was analysed using SPSS (mean, standard deviation, Chi square, Pearson correlation). The results obtained show that most students are female, aged between 19 and 24, use either the school library or local library and have laptops. They also use social networks (mostly Facebook and Hi5), the Internet to do academic work, Google and Wikipedia. Moreover, they consider that training in library use is not needed and prefer to have Internet access at the library. This study may contribute to improve the relationship between library users and the library and it is also expected that this study may have a considerable impact at management level. Key-words – academic library, library user profile, information literacy, library user studies
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2013-12-17T15:34:07Z
2013-12-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/9109
http://hdl.handle.net/10174/9109
url http://hdl.handle.net/10174/9109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv nd
736
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136516501405696