A percepção do envolvimento parental na regulação da aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/3936 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário |
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A percepção do envolvimento parental na regulação da aprendizagemPercepção do envolvimento parentalRegulação para a aprendizagemAutonomiaControloParental involvement perceptionLearning regulationAutonomyControlDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioCom o intuito de analisar a relação entre a percepção do envolvimento parental na escolaridade e a regulação dos alunos para a aprendizagem, foi realizado um estudo quantitativo de carácter comparativo, onde participaram 88 alunos do 1º ciclo a frequentar o 4º ano de escolaridade, de duas escolas da região de Setúbal. Foram utilizadas duas escalas, uma que avalia a percepção do envolvimento parental “Os meus pais e a escola” e outra que avalia a regulação dos alunos para a aprendizagem “Porque é que faço as coisas?”. Os dados evidenciaram diferenças significativas ao nível da regulação para a aprendizagem em função da percepção de envolvimento parental na escolaridade, do género e do nível socioeconómico. Alunos com maior percepção de envolvimento parental na escolaridade apresentam níveis de regulação mais intrínsecos e mais externos comparativamente com alunos com percepção intermédia de envolvimento parental na escolaridade. Quanto ao género, verifica-se que as raparigas apresentam uma regulação mais autónoma para a aprendizagem comparativamente com os rapazes. Nas dimensões da regulação para a aprendizagem verifica-se que os rapazes apresentam níveis de regulação mais introjectados. Quanto ao nível socioeconómico são os alunos com um nível socioeconómico menos favorecido que apresentam níveis de regulação mais intrínsecos face aos alunos com um nível socioeconómico mais favorecido. Verificaram-se ainda diferenças significativas ao nível da percepção de envolvimento parental na escolaridade em função do nível socioeconómico. Alunos com um nível socioeconómico mais favorecido percepcionam mais positivamente o envolvimento dos pais na escolaridade, nomeadamente na ajuda às tarefas escolares e na participação escolar e extra-escolar. Explicações para os dados serão avançadas na discussão.ABSTRACT: Aiming to analyze the relationship between the parental involvement perception and the student’s learning regulation, a comparative quantitative study was conducted, where 88 student’s of 1st cycle attending 4th grade in two schools of Setúbal region have participated. Two scales were used in order to evaluate the parental involvement perception and the student’s learning regulation: “My parents and school” and “Why do I do things?”. Data shows significant differences in the student’s learning regulation in the parental involvement perception, gender and socioeconomic status. Student’s with higher parental involvement perception present more intrinsic and external levels of regulation in comparison with student’s with medium parental involvement perception. As for gender, girls present a more autonomous regulation for learning in comparison with boys. In the learning regulation dimensions, boys present more introjected regulation levels. As for the socioeconomic status, the student’s with a less favored socioeconomic status present more intrinsic regulation levels in comparison with student’s with a more favored socioeconomic status. Significant differences are also verified in the parental involvement perception and the socioeconomic status. Student’s with a more favored socioeconomic status percept their parents more positively in school, namely in the school task’s support and the scholar and extra-scholar participation. Explanations for the data are advanced in discussion.Monteiro, VeraRepositório do ISPAVilar, Joana Rita Louro2015-09-15T17:57:31Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3936porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:43Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3936Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:47.471827Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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