Qual o impacto da pandemia na imagem das marcas? Um estudo na geração Millennials

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Marta Alves de Sá Pires
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/39501
Resumo: A pandemia Covid-19 trouxe mudanças significativas a nível comportamental, económico e social. Nesse sentido, o presente estudo procurou aprofundar esta temática, propondo-se responder às questões de investigação: “Qual o impacto da pandemia na imagem das marcas?” e “Quais as marcas que se destacaram, fruto da sua atuação, durante a pandemia?”. Como tal, foi feita, numa primeira fase, a revisão de literatura sobre o conceito de marca e o conceito de responsabilidade social corporativa e, posteriormente, recorreu¬se a um estudo baseado num continuum entre a metodologia qualitativa e quantitativa, de forma a podermos dar resposta de forma mais válida às questões de investigação. O estudo qualitativo foi baseado na realização de focus group, a partir dos quais juntamente com a revisão de literatura foi elaborado um questionário, permitindo a execução do estudo quantitativo e uma maior generalização de dados. Assim, avaliando os resultados, concluiu-se que as empresas devem adotar práticas que promovam o bem-estar dos seus funcionários, práticas que preservem o ambiente, devem também adotar uma comunicação totalmente transparente e honesta e investir no canal online e na presença constante nas redes. No mesmo contexto, concluiu-se que marcas relacionadas com serviços de entregas e supermercados viram a sua reputação aumentar fruto das políticas de responsabilidade social que adotaram, fruto da higienização das lojas pertencentes a estas marcas e fruto da presença constante nas redes sociais.
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