Avaliação da resistência ao fogo da estrutura de túneis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Susana Patrícia Alves
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4378
Resumo: Os túneis são bens essenciais para a existência de ligações mais curtas entre diferentes locais, contrariando eventuais adversidades geográficas. A indispensabilidade destas infra-estruturas, para facilitar o transporte de mercadorias e pessoas conduziu a exigências de segurança cada vez maiores, sendo estas fundamentais para a preservação da vida humana como para a minimização de estragos na estrutura do túnel em situação de incêndio. Neste trabalho são descritas medidas destinadas ao melhoramento da segurança em túneis, possibilitando algumas delas, um aumento menos acentuado da temperatura. Estes são locais confinados e em caso de incêndio pode existir uma rápida libertação de fumo e gases tóxicos que levem à asfixia dos seus utilizadores. Com o auxílio do programa Elefir-EN foram obtidas curvas da temperatura, resultantes no túnel, Túnel de Montemor, em situação de incêndio, em função da geometria do respectivo túnel bem como do tipo de veículo em que a ignição ocorre, tendo por base curvas reais do RHR “Rate of Heat Release” e curvas do RHR “Rate of Heat Release” segundo a função quadrática de Ingason. Por último, com recurso ao programa de elementos finitos Safir, foram obtidas curvas da temperatura para diferentes pontos da estrutura do túnel em estudo.
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