Avaliação da resistência ao fogo da estrutura de túneis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/4378 |
Resumo: | Os túneis são bens essenciais para a existência de ligações mais curtas entre diferentes locais, contrariando eventuais adversidades geográficas. A indispensabilidade destas infra-estruturas, para facilitar o transporte de mercadorias e pessoas conduziu a exigências de segurança cada vez maiores, sendo estas fundamentais para a preservação da vida humana como para a minimização de estragos na estrutura do túnel em situação de incêndio. Neste trabalho são descritas medidas destinadas ao melhoramento da segurança em túneis, possibilitando algumas delas, um aumento menos acentuado da temperatura. Estes são locais confinados e em caso de incêndio pode existir uma rápida libertação de fumo e gases tóxicos que levem à asfixia dos seus utilizadores. Com o auxílio do programa Elefir-EN foram obtidas curvas da temperatura, resultantes no túnel, Túnel de Montemor, em situação de incêndio, em função da geometria do respectivo túnel bem como do tipo de veículo em que a ignição ocorre, tendo por base curvas reais do RHR “Rate of Heat Release” e curvas do RHR “Rate of Heat Release” segundo a função quadrática de Ingason. Por último, com recurso ao programa de elementos finitos Safir, foram obtidas curvas da temperatura para diferentes pontos da estrutura do túnel em estudo. |
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Avaliação da resistência ao fogo da estrutura de túneisEngenharia civilEngenharia de estruturasTúneis: ConstruçãoResistência ao fogoOs túneis são bens essenciais para a existência de ligações mais curtas entre diferentes locais, contrariando eventuais adversidades geográficas. A indispensabilidade destas infra-estruturas, para facilitar o transporte de mercadorias e pessoas conduziu a exigências de segurança cada vez maiores, sendo estas fundamentais para a preservação da vida humana como para a minimização de estragos na estrutura do túnel em situação de incêndio. Neste trabalho são descritas medidas destinadas ao melhoramento da segurança em túneis, possibilitando algumas delas, um aumento menos acentuado da temperatura. Estes são locais confinados e em caso de incêndio pode existir uma rápida libertação de fumo e gases tóxicos que levem à asfixia dos seus utilizadores. Com o auxílio do programa Elefir-EN foram obtidas curvas da temperatura, resultantes no túnel, Túnel de Montemor, em situação de incêndio, em função da geometria do respectivo túnel bem como do tipo de veículo em que a ignição ocorre, tendo por base curvas reais do RHR “Rate of Heat Release” e curvas do RHR “Rate of Heat Release” segundo a função quadrática de Ingason. Por último, com recurso ao programa de elementos finitos Safir, foram obtidas curvas da temperatura para diferentes pontos da estrutura do túnel em estudo.The tunnels are essential for the existence of short connections between different places, contradicting any geographical adversities. The indispensability of these infrastructures to improve the transportations of goods and people had led to demands to improve their security, which are fundamental to the preservation of human life as to minimize damage to the structure of the tunnel in case of fire. In this paper, are described measures to improve safety in tunnels, allowing some of them, a lesser increase of temperature. These are confined spaces and in case of fire, it may cause an early release of smoke and toxic gases that lead to the suffocation of its users. With the help of Elefir-EN program, temperature curves were obtained, resulting from the Túnel de Montemor, in situation of fire, depending on the geometry of the tunnel and the type of vehicle in which the ignition occurs, based on real curves of RHR “Rate of Heat Release” and RHR “Rate of Heat Release” curves, according to a quadratic function of Ingason. Finally using the finite element program Safir, the temperature curves were obtained for different points of the tunnel structure under study.Universidade de Aveiro2011-11-17T14:44:32Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4378porMartins, Susana Patrícia Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:05:00Zoai:ria.ua.pt:10773/4378Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:22.678525Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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