Arquitectura glocal ENTRE memórias e materiais: objecto como tradutor cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Ana Carolina de Bastos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2150
Resumo: O presente estudo tem por objectivo despertar as entidades envolvidas para a temática dos diferentes espaços, resultado de necessidades actuais, de um contexto onde os objectivos se poderão metamorfosear em novos paradigmas, rumo a uma nova identidade cultural para os novos nómadas. Uma vez que ao ser humano pertence uma intrínseca e inata necessidade de buscar e se rodear, num acto intuitivo, de objectos e sensações (seja por um período efémero ou permanente) capazes de reconstruir o ambiente material daquilo que para cada um constitui a sua identidade cultural. Assim, os novos nómadas, mesmo que mergulhados num sentimento incapacitante de deixarem de o ser, não perderão a necessidade inata do ser humano de ter e construir um referencial de valores simbólicos da sua identidade cultural, sendo que esta é uma característica da qual não podem abdicar. Uma vez, que comunicar a identidade de um lugar e oferecer experiências temporais e espaciais, permite a cumplicidade do utilizador com o objecto, fazendo não só com que se identifique culturalmente, como tenha a capacidade de construir o seu referencial, independentemente do lugar temporal e espacial que ocupar, e visto que quando somos retirados do nosso lugar para um novo espaço, sentimos naturalmente uma descontextualização, pois não existem, ainda memórias vividas, para nos sentirmos confortáveis, de modo a sentirmo-nos em “casa”. Visualizando as necessidades humanas num sentido global compreende-se que a importância das memórias é o facto que possibilita um equilíbrio mental, que reduz o desconforto com a nova cultura, visto existirem elementos do seu quotidiano. Já que, a percepção do mundo é diferente para cada um de nós, cada pessoa percebe determinado objecto ou situação em conformidade com aspectos que têm especial importância para si próprio. Este trabalho, procura conhecer as culturas inerentes ao local, para que seja possível traduzir por simbolismos representativos desse local, visíveis através das geometrias produzidas, por cada um, e que são, de forma simbólica e simplificada a adaptação, do objecto a essas mesmas condições, numa procura de pertença do objecto relativamente ao local. Assim, através das várias malhas ou padrões das fachadas, que permitirão ao utilizador escolher aquela que mais se identificará com ele próprio, começando por levar uma marca cultural consigo que quebrará o efeito de descontextualização no seu novo espaço, passando, a cápsula a ser o seu lugar.Parece então encontrada, uma solução viável capaz de construir novas e credíveis identidades culturais para o novo nomadismo, por meio do resgatar de valores, pertences intrínsecos a cada cultura.
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Uma vez, que comunicar a identidade de um lugar e oferecer experiências temporais e espaciais, permite a cumplicidade do utilizador com o objecto, fazendo não só com que se identifique culturalmente, como tenha a capacidade de construir o seu referencial, independentemente do lugar temporal e espacial que ocupar, e visto que quando somos retirados do nosso lugar para um novo espaço, sentimos naturalmente uma descontextualização, pois não existem, ainda memórias vividas, para nos sentirmos confortáveis, de modo a sentirmo-nos em “casa”. Visualizando as necessidades humanas num sentido global compreende-se que a importância das memórias é o facto que possibilita um equilíbrio mental, que reduz o desconforto com a nova cultura, visto existirem elementos do seu quotidiano. Já que, a percepção do mundo é diferente para cada um de nós, cada pessoa percebe determinado objecto ou situação em conformidade com aspectos que têm especial importância para si próprio. Este trabalho, procura conhecer as culturas inerentes ao local, para que seja possível traduzir por simbolismos representativos desse local, visíveis através das geometrias produzidas, por cada um, e que são, de forma simbólica e simplificada a adaptação, do objecto a essas mesmas condições, numa procura de pertença do objecto relativamente ao local. Assim, através das várias malhas ou padrões das fachadas, que permitirão ao utilizador escolher aquela que mais se identificará com ele próprio, começando por levar uma marca cultural consigo que quebrará o efeito de descontextualização no seu novo espaço, passando, a cápsula a ser o seu lugar.Parece então encontrada, uma solução viável capaz de construir novas e credíveis identidades culturais para o novo nomadismo, por meio do resgatar de valores, pertences intrínsecos a cada cultura.The present study aims to awaken the entities involved for the different thematic areas, the result of current needs in a context where the objectives may be metamorphosed into new paradigms towards a new cultural identity for the new nomads. Since the human being belongs an intrinsic and innate need to seek out and surround yourself in an act intuitive, object and feelings (whether for a period ephemeral or permanent) able to reconstruct what the material environment for each is its cultural identity. Thus, new nomads, even if immersed in a crippling feeling of no longer being, do not lose the innate need for human beings to have and build a framework of symbolic values of their cultural identity, and this is a feature which, can´t be abdicated. Once that communicate the identity of a place and provide temporal and spatial experiences, allows the user complicity with the object, making it not only identifies culturally, as have the ability to build your reference, regardless of time and place occupy space, and since when we are removed from our place to a new space, a naturally feel decontextualization, as there is still vivid memories, to feel comfortable, so to feel at "home ". Viewing human needs in a global sense understands that the importance of memories is that it allows for mental balance, which reduces the discomfort with the new culture, since there elements of your everyday life. Since the perception of the world is different for each of us, each person perceives certain object or situation in accordance with aspects that are particularly important for himself. This study, is seeking the cultures inherent in the site, so you can translate by symbolism representative of that location, visible through the geometries produced by each and are symbolically and simplified adaptation of the subject to these same conditions, a search for membership of the object relative to the scene, through the various stitches or patterns of facades, which allow the user to choose the one that best identifies with himself, beginning to lead a cultural brand that can break the effect of its new space, passing the capsule to be your place. It seems then found a viable solution capable of building new and credible cultural identities for the new nomadism, through the rescue of values belongings intrinsic to each culture.Fernandes, Miguel João Mendes do Amaral SantiagoOugrini, Konstantinos AlketasuBibliorumFreitas, Ana Carolina de Bastos2014-08-04T16:16:22Z2013-102013-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2150TID:201278855porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:00Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2150Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:51.188916Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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