Questão ambiental, currículo e didática da geografia na formação para a cidadania
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/39169 |
Resumo: | Os estudos sobre a didática da Geografia apontam que o desenvolvimento de projetos de estudo na educação básica contribui significativamente para a aprendizagem dos estudantes. Por meio do “Projeto Nós Propomos”, projeto de ensino e pesquisa iniciado em Lisboa em 2011 e com alcance internacional desde 2015, realizam-se atividades de ensino, de investigação do meio e reflexão teórica que possibilitam aos estudantes da educação básica colocarem-se como protagonistas em sua comunidade, refletindo sobre os problemas locais e idealizando/realizando intervenções como resultado dos projetos de investigação. Este artigo, como proposto em seu título, pretende discutir a relação entre currículo e didática da Geografia por meio da análise do “Projeto Nós Propomos” realizado no ano de 2017 e do projeto de extensão “Observatório do Meio Ambiente”, no período 2016-2017, que promoveu atividades de ensino em uma escola pública estadual no município de Marília. O projeto, iniciado em 2016, reúne docentes da universidade, professores da educação básica e estudantes da graduação em Ciências Sociais para discutir e propor atividades pedagógicas voltadas aos estudantes, que possibilitem a discussão sobre problemas ambientais da localidade e proposição de alternativas para equacionar os problemas identificados. |
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Questão ambiental, currículo e didática da geografia na formação para a cidadaniaFormação para cidadaniaExtensão universitáriaQuestão ambientalCurrículo de GeografiaEducação básicaOs estudos sobre a didática da Geografia apontam que o desenvolvimento de projetos de estudo na educação básica contribui significativamente para a aprendizagem dos estudantes. Por meio do “Projeto Nós Propomos”, projeto de ensino e pesquisa iniciado em Lisboa em 2011 e com alcance internacional desde 2015, realizam-se atividades de ensino, de investigação do meio e reflexão teórica que possibilitam aos estudantes da educação básica colocarem-se como protagonistas em sua comunidade, refletindo sobre os problemas locais e idealizando/realizando intervenções como resultado dos projetos de investigação. Este artigo, como proposto em seu título, pretende discutir a relação entre currículo e didática da Geografia por meio da análise do “Projeto Nós Propomos” realizado no ano de 2017 e do projeto de extensão “Observatório do Meio Ambiente”, no período 2016-2017, que promoveu atividades de ensino em uma escola pública estadual no município de Marília. O projeto, iniciado em 2016, reúne docentes da universidade, professores da educação básica e estudantes da graduação em Ciências Sociais para discutir e propor atividades pedagógicas voltadas aos estudantes, que possibilitem a discussão sobre problemas ambientais da localidade e proposição de alternativas para equacionar os problemas identificados.Los estudios sobre la didáctica de la Geografia apuntan que el desarrollo de proyectos de investigación en la educación primária y secundária contribuye significativamente al aprendizaje de los estudiantes. A través del “Proyecto Nosotros Proponemos”, proyecto de enseñanza y investigación empezado en Lisboa en 2011 y con alcance internacional desde 2015, se llevan a cabo la enseñanza, la investigación del médio ambiente y reflexión teórica que permiten a los los estudiantes de la educación primária y secundária se colocan protagonistas en su comunidad, reflexionando sobre los problemas locales e idealizando/realizando intervenciones como resultado de los proyectos de investigación. Ene este artículo, como propone su título, pretende discutir la relación entre currículum y didáctica de la Geografía por médio del analises del “Proyecto Nosotros Proponemos”, realizado en 2017 y del proyecto de extensión universitária “Observatório del Medio Ambiente”, en el período 2016-2017, que promovió actividades de enseñanza en una escuela pública estatal en la cuidad de Marília. El proyecto, iniciado en 2016, reúne profesores de la universidad, professores de enseñanza primária y secundária y estudiantes de grado en Ciencias Sociales, para discutir y proponer actividades pedagógicas a los estudiantes que posibiliten la discución sobre los problemas ambientales locales y la proposición de alternativas para abordar los problemas investigados.Studies on the didactics of Geography show that the development of study projects in basic education contributes significantly to student learning. Through the “We Proposed Project”, a teaching and research project initiated in Lisbon in 2011 and with an international reach since 2015, teaching, research and theoretical reflection activities are carried out, which enable students of basic education as protagonists in their community, reflecting on local problems and idealizing / implementing interventions as a result of research projects. This article, as proposed in its title, intends to discuss the relationship between curriculum and didactics of Geography through the analysis of the “We Proposed Project” held in 2017 and the extension project “Observatory of the Environment”, in the period 2016- 2017, which promoted teaching activities in a state public school in the municipality of Marília. The project, which began in 2016, brings together university professors, teachers of basic education and undergraduate students in Social Sciences to discuss and propose pedagogical activities aimed at students that allow discussion of environmental problems of the locality and proposition of alternatives to solve the problems investigated.Observatório de Educação em Direitos Humanos, UNESPRepositório da Universidade de LisboaFernandes, Silvia Aparecida de SousaLastória, Andréa CoelhoClaudino, Sérgio2019-07-18T11:44:45Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/39169porFernandes, S. A. de Sousa, Lastória, A. C., Nunes, S. C. L. (2018). Questão ambiental, currículo e didática da geografia na formação para a cidadania. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, 6(2), 101-112. ISSN: 2357-7738.2357-7738info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:37:29Zoai:repositorio.ul.pt:10451/39169Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:52:55.229721Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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