G-Terra: Directrizes para a gestão integrada das escorrências de estradas em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1001549 |
Resumo: | Os recursos hídricos são a base de sustentação de todas as formas de vida na Terra e ecossistemas. Actualmente encontram-se em riscos de escassez, não só em termos de quantidade mas cada vez mais também da sua qualidade, o que cria a necessidade de medidas de controlo da poluição. O presente relatório congrega o trabalho realizado no âmbito duma bolsa de projecto com a duração de 12 meses e que decorreu no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). Esta instituição é a coordenadora do Projecto “G-Terra: Directrizes para uma gestão integrada das escorrências de estradas em Portugal” financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia com a referência PTDC/AMB/64953/2006. A compreensão dos impactes relativos das escorrências de estradas numa dada massa de água, quando existem outras fontes poluentes, é um elemento importante na decisão a utilizar no seu controlo, quando necessário. Para investigar este aspecto, seleccionou-se a bacia hidrográfica da Albufeira de S. Domingos, perto de Peniche, que é atravessada pelo IP6, Itinerário Principal construído em 2003. Utilizando ferramentas SIG caracterizaram-se os usos do solo da bacia hidrográfica e verificou-se que estes são essencialmente agrícolas, na sua maioria culturas temporárias. Analisaram-se os dados de qualidade da água da albufeira, desde 1999 até depois da construção da via e efectuou-se uma campanha de campo no dia 8 de Março de 2010 com o objectivo de confirmar dados do uso do solo e recolher amostras na zona da albufeira que recebe as escorrências do IP6 através da Ribeira da Azenha da Petinga. Os dados de qualidade da água analisados são restritos e dependentes de uma série de variáveis, como a precipitação. Uma análise aos dados do SNIRH indica que parâmetros como a CQO, SST e alguns metais pesados podem ter sofrido alterações devido à construção do IP6. Para apoiar a compreensão dos impactes relativos das diferentes fontes poluentes, procurou-se um modelo de bacia hidrográfica que pudesse ser aplicado, no universo de modelos da EPA dos EUA e de universidades europeias. Foram seleccionados dois, o BASINS e o WARMF. No entanto, ambos revelaram-se inadequados ao estudo por estarem adaptados às características dos suportes de informação georeferenciada dos EUA. Como complemento ao estudo, analisou-se a ferramenta de modelação HAWRAT, desenvolvida no Reino Unido que permite a previsão de impactes referentes às escorrências de estradas, com base nas características do meio hídrico receptor, da própria estrada e das condições meteorológicas. Esta ferramenta revelou-se mais apropriada ao estudo, embora não tenha sido possível aplicá-la à albufeira porque neste momento está preparada apenas para rios. Os resultados da aplicação da HAWRAT à ribeira da Azenha da Petinga revelam que os impactes previstos não são significativos, no entanto é necessário ter em conta que os dados iniciais representam uma situação específica e que a ribeira apresenta uma grande variação de caudais. |
id |
RCAP_d267ecc48ae80b5e8a2f021fb24b1cab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:123456789/1001549 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
G-Terra: Directrizes para a gestão integrada das escorrências de estradas em PortugalOs recursos hídricos são a base de sustentação de todas as formas de vida na Terra e ecossistemas. Actualmente encontram-se em riscos de escassez, não só em termos de quantidade mas cada vez mais também da sua qualidade, o que cria a necessidade de medidas de controlo da poluição. O presente relatório congrega o trabalho realizado no âmbito duma bolsa de projecto com a duração de 12 meses e que decorreu no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). Esta instituição é a coordenadora do Projecto “G-Terra: Directrizes para uma gestão integrada das escorrências de estradas em Portugal” financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia com a referência PTDC/AMB/64953/2006. A compreensão dos impactes relativos das escorrências de estradas numa dada massa de água, quando existem outras fontes poluentes, é um elemento importante na decisão a utilizar no seu controlo, quando necessário. Para investigar este aspecto, seleccionou-se a bacia hidrográfica da Albufeira de S. Domingos, perto de Peniche, que é atravessada pelo IP6, Itinerário Principal construído em 2003. Utilizando ferramentas SIG caracterizaram-se os usos do solo da bacia hidrográfica e verificou-se que estes são essencialmente agrícolas, na sua maioria culturas temporárias. Analisaram-se os dados de qualidade da água da albufeira, desde 1999 até depois da construção da via e efectuou-se uma campanha de campo no dia 8 de Março de 2010 com o objectivo de confirmar dados do uso do solo e recolher amostras na zona da albufeira que recebe as escorrências do IP6 através da Ribeira da Azenha da Petinga. Os dados de qualidade da água analisados são restritos e dependentes de uma série de variáveis, como a precipitação. Uma análise aos dados do SNIRH indica que parâmetros como a CQO, SST e alguns metais pesados podem ter sofrido alterações devido à construção do IP6. Para apoiar a compreensão dos impactes relativos das diferentes fontes poluentes, procurou-se um modelo de bacia hidrográfica que pudesse ser aplicado, no universo de modelos da EPA dos EUA e de universidades europeias. Foram seleccionados dois, o BASINS e o WARMF. No entanto, ambos revelaram-se inadequados ao estudo por estarem adaptados às características dos suportes de informação georeferenciada dos EUA. Como complemento ao estudo, analisou-se a ferramenta de modelação HAWRAT, desenvolvida no Reino Unido que permite a previsão de impactes referentes às escorrências de estradas, com base nas características do meio hídrico receptor, da própria estrada e das condições meteorológicas. Esta ferramenta revelou-se mais apropriada ao estudo, embora não tenha sido possível aplicá-la à albufeira porque neste momento está preparada apenas para rios. Os resultados da aplicação da HAWRAT à ribeira da Azenha da Petinga revelam que os impactes previstos não são significativos, no entanto é necessário ter em conta que os dados iniciais representam uma situação específica e que a ribeira apresenta uma grande variação de caudais.LNEC2011-01-17T09:20:45Z2014-10-20T09:22:21Z2010-12-01T00:00:00Z2010-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1001549porSousa Vieira, A.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-13T02:57:38Zoai:localhost:123456789/1001549Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:36:36.512918Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
G-Terra: Directrizes para a gestão integrada das escorrências de estradas em Portugal |
title |
G-Terra: Directrizes para a gestão integrada das escorrências de estradas em Portugal |
spellingShingle |
G-Terra: Directrizes para a gestão integrada das escorrências de estradas em Portugal Sousa Vieira, A. |
title_short |
G-Terra: Directrizes para a gestão integrada das escorrências de estradas em Portugal |
title_full |
G-Terra: Directrizes para a gestão integrada das escorrências de estradas em Portugal |
title_fullStr |
G-Terra: Directrizes para a gestão integrada das escorrências de estradas em Portugal |
title_full_unstemmed |
G-Terra: Directrizes para a gestão integrada das escorrências de estradas em Portugal |
title_sort |
G-Terra: Directrizes para a gestão integrada das escorrências de estradas em Portugal |
author |
Sousa Vieira, A. |
author_facet |
Sousa Vieira, A. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa Vieira, A. |
description |
Os recursos hídricos são a base de sustentação de todas as formas de vida na Terra e ecossistemas. Actualmente encontram-se em riscos de escassez, não só em termos de quantidade mas cada vez mais também da sua qualidade, o que cria a necessidade de medidas de controlo da poluição. O presente relatório congrega o trabalho realizado no âmbito duma bolsa de projecto com a duração de 12 meses e que decorreu no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). Esta instituição é a coordenadora do Projecto “G-Terra: Directrizes para uma gestão integrada das escorrências de estradas em Portugal” financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia com a referência PTDC/AMB/64953/2006. A compreensão dos impactes relativos das escorrências de estradas numa dada massa de água, quando existem outras fontes poluentes, é um elemento importante na decisão a utilizar no seu controlo, quando necessário. Para investigar este aspecto, seleccionou-se a bacia hidrográfica da Albufeira de S. Domingos, perto de Peniche, que é atravessada pelo IP6, Itinerário Principal construído em 2003. Utilizando ferramentas SIG caracterizaram-se os usos do solo da bacia hidrográfica e verificou-se que estes são essencialmente agrícolas, na sua maioria culturas temporárias. Analisaram-se os dados de qualidade da água da albufeira, desde 1999 até depois da construção da via e efectuou-se uma campanha de campo no dia 8 de Março de 2010 com o objectivo de confirmar dados do uso do solo e recolher amostras na zona da albufeira que recebe as escorrências do IP6 através da Ribeira da Azenha da Petinga. Os dados de qualidade da água analisados são restritos e dependentes de uma série de variáveis, como a precipitação. Uma análise aos dados do SNIRH indica que parâmetros como a CQO, SST e alguns metais pesados podem ter sofrido alterações devido à construção do IP6. Para apoiar a compreensão dos impactes relativos das diferentes fontes poluentes, procurou-se um modelo de bacia hidrográfica que pudesse ser aplicado, no universo de modelos da EPA dos EUA e de universidades europeias. Foram seleccionados dois, o BASINS e o WARMF. No entanto, ambos revelaram-se inadequados ao estudo por estarem adaptados às características dos suportes de informação georeferenciada dos EUA. Como complemento ao estudo, analisou-se a ferramenta de modelação HAWRAT, desenvolvida no Reino Unido que permite a previsão de impactes referentes às escorrências de estradas, com base nas características do meio hídrico receptor, da própria estrada e das condições meteorológicas. Esta ferramenta revelou-se mais apropriada ao estudo, embora não tenha sido possível aplicá-la à albufeira porque neste momento está preparada apenas para rios. Os resultados da aplicação da HAWRAT à ribeira da Azenha da Petinga revelam que os impactes previstos não são significativos, no entanto é necessário ter em conta que os dados iniciais representam uma situação específica e que a ribeira apresenta uma grande variação de caudais. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-01T00:00:00Z 2010-12 2011-01-17T09:20:45Z 2014-10-20T09:22:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1001549 |
url |
http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1001549 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
LNEC |
publisher.none.fl_str_mv |
LNEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136840775630848 |