Ferramentas persuasivas de captology em banners de páginas web de bibliotecas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/11117 |
Resumo: | Os sucessivos avanços da Computação em resposta aos constantes desafios colocados pela Era Digital conduziram ao surgimento de uma nova conceção da relação entre a tecnologia e o seu utilizador, da qual emergiu o conceito Captology (J. Fogg, 2003). Este termo resulta da redução da expressão Computer as Persuasive Technologies que pressupõe a existência de uma retórica de tipo tecnológico, no âmbito da qual se estuda e equaciona a interação humano-computador (IHC), numa lógica de persuadido-persuasor. Sendo um dos domínios de atuação da Captology a Educação e os banners produtos tecnológicos com forte componente retórica, é nosso intuito verificar se estes anúncios gráficos mantêm traços persuasivos, numa vertente distinta da comercial. Para testar essa hipótese, apresentaremos os resultados de um estudo que envolveu a análise de banners de páginas web de bibliotecas universitárias e bibliotecas públicas nacionais. |
id |
RCAP_d2688684d96cce8cc8a5b65182bb22ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11117 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ferramentas persuasivas de captology em banners de páginas web de bibliotecasCaptologyUsabilidadePersuasãoInteração homem-computadorBannerCaptologyPersuasionInteraction humain-ordinateurUtilisabilitéBannièreOs sucessivos avanços da Computação em resposta aos constantes desafios colocados pela Era Digital conduziram ao surgimento de uma nova conceção da relação entre a tecnologia e o seu utilizador, da qual emergiu o conceito Captology (J. Fogg, 2003). Este termo resulta da redução da expressão Computer as Persuasive Technologies que pressupõe a existência de uma retórica de tipo tecnológico, no âmbito da qual se estuda e equaciona a interação humano-computador (IHC), numa lógica de persuadido-persuasor. Sendo um dos domínios de atuação da Captology a Educação e os banners produtos tecnológicos com forte componente retórica, é nosso intuito verificar se estes anúncios gráficos mantêm traços persuasivos, numa vertente distinta da comercial. Para testar essa hipótese, apresentaremos os resultados de um estudo que envolveu a análise de banners de páginas web de bibliotecas universitárias e bibliotecas públicas nacionais.Les progrès successifs de l’Informatique, en réponse aux défis constants posés par l’Ère Numérique, ont conduit à l’émergence d’une nouvelle conception du rapport entre la technologie et son usager, à partir duquel émerge le concept Captology (J. Fogg, 2003). Ce terme advient de la réduction de l’expression Computer as Persuasive Technologies qui suppose l’existence d’une rhétorique technologique, au sein de laquelle l’interaction homme-machine (IHM) est étudiée et évaluée, dans une logique persuadé-persuasif. Considérant l'Éducation un des domaines d'expertise de Captology et les bannières des produits technologiques à forte dimension rhétorique, notre but est de déterminer si ces annonces gardent les traits persuasifs quand ils ne sont pas considérés dans une dimension non commerciale. Pour tester cette hypothèse, nous présenterons les résultats de l'analyse de bannières numériques des bibliothèques universitaires et des bibliothèques publiques nationales.Instituto Politécnico do Porto, Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Edição própriaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGOMES, JOANA2018-03-14T11:24:24Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11117por1645-193710.34630/polissema.v0i15.2979info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-02T01:48:03Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11117Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:30.244962Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ferramentas persuasivas de captology em banners de páginas web de bibliotecas |
title |
Ferramentas persuasivas de captology em banners de páginas web de bibliotecas |
spellingShingle |
Ferramentas persuasivas de captology em banners de páginas web de bibliotecas GOMES, JOANA Captology Usabilidade Persuasão Interação homem-computador Banner Captology Persuasion Interaction humain-ordinateur Utilisabilité Bannière |
title_short |
Ferramentas persuasivas de captology em banners de páginas web de bibliotecas |
title_full |
Ferramentas persuasivas de captology em banners de páginas web de bibliotecas |
title_fullStr |
Ferramentas persuasivas de captology em banners de páginas web de bibliotecas |
title_full_unstemmed |
Ferramentas persuasivas de captology em banners de páginas web de bibliotecas |
title_sort |
Ferramentas persuasivas de captology em banners de páginas web de bibliotecas |
author |
GOMES, JOANA |
author_facet |
GOMES, JOANA |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GOMES, JOANA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Captology Usabilidade Persuasão Interação homem-computador Banner Captology Persuasion Interaction humain-ordinateur Utilisabilité Bannière |
topic |
Captology Usabilidade Persuasão Interação homem-computador Banner Captology Persuasion Interaction humain-ordinateur Utilisabilité Bannière |
description |
Os sucessivos avanços da Computação em resposta aos constantes desafios colocados pela Era Digital conduziram ao surgimento de uma nova conceção da relação entre a tecnologia e o seu utilizador, da qual emergiu o conceito Captology (J. Fogg, 2003). Este termo resulta da redução da expressão Computer as Persuasive Technologies que pressupõe a existência de uma retórica de tipo tecnológico, no âmbito da qual se estuda e equaciona a interação humano-computador (IHC), numa lógica de persuadido-persuasor. Sendo um dos domínios de atuação da Captology a Educação e os banners produtos tecnológicos com forte componente retórica, é nosso intuito verificar se estes anúncios gráficos mantêm traços persuasivos, numa vertente distinta da comercial. Para testar essa hipótese, apresentaremos os resultados de um estudo que envolveu a análise de banners de páginas web de bibliotecas universitárias e bibliotecas públicas nacionais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2018-03-14T11:24:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/11117 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/11117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1645-1937 10.34630/polissema.v0i15.2979 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto, Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Edição própria |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto, Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Edição própria |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131410106155008 |