Ferramentas persuasivas de captology em banners de páginas web de bibliotecas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, JOANA
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11117
Resumo: Os sucessivos avanços da Computação em resposta aos constantes desafios colocados pela Era Digital conduziram ao surgimento de uma nova conceção da relação entre a tecnologia e o seu utilizador, da qual emergiu o conceito Captology (J. Fogg, 2003). Este termo resulta da redução da expressão Computer as Persuasive Technologies que pressupõe a existência de uma retórica de tipo tecnológico, no âmbito da qual se estuda e equaciona a interação humano-computador (IHC), numa lógica de persuadido-persuasor. Sendo um dos domínios de atuação da Captology a Educação e os banners produtos tecnológicos com forte componente retórica, é nosso intuito verificar se estes anúncios gráficos mantêm traços persuasivos, numa vertente distinta da comercial. Para testar essa hipótese, apresentaremos os resultados de um estudo que envolveu a análise de banners de páginas web de bibliotecas universitárias e bibliotecas públicas nacionais.
id RCAP_d2688684d96cce8cc8a5b65182bb22ea
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11117
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ferramentas persuasivas de captology em banners de páginas web de bibliotecasCaptologyUsabilidadePersuasãoInteração homem-computadorBannerCaptologyPersuasionInteraction humain-ordinateurUtilisabilitéBannièreOs sucessivos avanços da Computação em resposta aos constantes desafios colocados pela Era Digital conduziram ao surgimento de uma nova conceção da relação entre a tecnologia e o seu utilizador, da qual emergiu o conceito Captology (J. Fogg, 2003). Este termo resulta da redução da expressão Computer as Persuasive Technologies que pressupõe a existência de uma retórica de tipo tecnológico, no âmbito da qual se estuda e equaciona a interação humano-computador (IHC), numa lógica de persuadido-persuasor. Sendo um dos domínios de atuação da Captology a Educação e os banners produtos tecnológicos com forte componente retórica, é nosso intuito verificar se estes anúncios gráficos mantêm traços persuasivos, numa vertente distinta da comercial. Para testar essa hipótese, apresentaremos os resultados de um estudo que envolveu a análise de banners de páginas web de bibliotecas universitárias e bibliotecas públicas nacionais.Les progrès successifs de l’Informatique, en réponse aux défis constants posés par l’Ère Numérique, ont conduit à l’émergence d’une nouvelle conception du rapport entre la technologie et son usager, à partir duquel émerge le concept Captology (J. Fogg, 2003). Ce terme advient de la réduction de l’expression Computer as Persuasive Technologies qui suppose l’existence d’une rhétorique technologique, au sein de laquelle l’interaction homme-machine (IHM) est étudiée et évaluée, dans une logique persuadé-persuasif. Considérant l'Éducation un des domaines d'expertise de Captology et les bannières des produits technologiques à forte dimension rhétorique, notre but est de déterminer si ces annonces gardent les traits persuasifs quand ils ne sont pas considérés dans une dimension non commerciale. Pour tester cette hypothèse, nous présenterons les résultats de l'analyse de bannières numériques des bibliothèques universitaires et des bibliothèques publiques nationales.Instituto Politécnico do Porto, Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Edição própriaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGOMES, JOANA2018-03-14T11:24:24Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11117por1645-193710.34630/polissema.v0i15.2979info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-02T01:48:03Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11117Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:30.244962Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ferramentas persuasivas de captology em banners de páginas web de bibliotecas
title Ferramentas persuasivas de captology em banners de páginas web de bibliotecas
spellingShingle Ferramentas persuasivas de captology em banners de páginas web de bibliotecas
GOMES, JOANA
Captology
Usabilidade
Persuasão
Interação homem-computador
Banner
Captology
Persuasion
Interaction humain-ordinateur
Utilisabilité
Bannière
title_short Ferramentas persuasivas de captology em banners de páginas web de bibliotecas
title_full Ferramentas persuasivas de captology em banners de páginas web de bibliotecas
title_fullStr Ferramentas persuasivas de captology em banners de páginas web de bibliotecas
title_full_unstemmed Ferramentas persuasivas de captology em banners de páginas web de bibliotecas
title_sort Ferramentas persuasivas de captology em banners de páginas web de bibliotecas
author GOMES, JOANA
author_facet GOMES, JOANA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv GOMES, JOANA
dc.subject.por.fl_str_mv Captology
Usabilidade
Persuasão
Interação homem-computador
Banner
Captology
Persuasion
Interaction humain-ordinateur
Utilisabilité
Bannière
topic Captology
Usabilidade
Persuasão
Interação homem-computador
Banner
Captology
Persuasion
Interaction humain-ordinateur
Utilisabilité
Bannière
description Os sucessivos avanços da Computação em resposta aos constantes desafios colocados pela Era Digital conduziram ao surgimento de uma nova conceção da relação entre a tecnologia e o seu utilizador, da qual emergiu o conceito Captology (J. Fogg, 2003). Este termo resulta da redução da expressão Computer as Persuasive Technologies que pressupõe a existência de uma retórica de tipo tecnológico, no âmbito da qual se estuda e equaciona a interação humano-computador (IHC), numa lógica de persuadido-persuasor. Sendo um dos domínios de atuação da Captology a Educação e os banners produtos tecnológicos com forte componente retórica, é nosso intuito verificar se estes anúncios gráficos mantêm traços persuasivos, numa vertente distinta da comercial. Para testar essa hipótese, apresentaremos os resultados de um estudo que envolveu a análise de banners de páginas web de bibliotecas universitárias e bibliotecas públicas nacionais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2018-03-14T11:24:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11117
url http://hdl.handle.net/10400.22/11117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-1937
10.34630/polissema.v0i15.2979
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto, Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Edição própria
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto, Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Edição própria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131410106155008