O marketing e o desenvolvimento turístico: o caso de Montalegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/5141 |
Resumo: | Este working paper analisa o caso de Montalegre, um concelho que soube criar atempadamente marcas com autenticidade e especializar-se na sua divulgação, o que lhe permitiu levar a cabo diversos certames com potencial para gerarem procura turística durante todo o ano. A Feira de Fumeiro de Montalegre que se afirma como uma das mais dinâmicas do país, o fenómeno das Sextas-Feiras Treze que consegue gerar uma grande procura turística na região, o Congresso de Medicina Popular de Vilar de Perdizes que celebra já a sua 25a edição bem como o Ecomuseu do Barroso que funciona como agente dinamizador da região são estudados nesta investigação. Da sua análise retiram-se ensinamentos que poderão ser úteis para a grande maioria dos municípios rurais que continuam a aproveitar mal o potencial de riqueza que têm a seu dispor. |
id |
RCAP_d277afc0dee1bf7ced15e86567b48aa4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5141 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O marketing e o desenvolvimento turístico: o caso de MontalegreTurismoMarketingEstudo de casoMontalegreSustentabilidadeEste working paper analisa o caso de Montalegre, um concelho que soube criar atempadamente marcas com autenticidade e especializar-se na sua divulgação, o que lhe permitiu levar a cabo diversos certames com potencial para gerarem procura turística durante todo o ano. A Feira de Fumeiro de Montalegre que se afirma como uma das mais dinâmicas do país, o fenómeno das Sextas-Feiras Treze que consegue gerar uma grande procura turística na região, o Congresso de Medicina Popular de Vilar de Perdizes que celebra já a sua 25a edição bem como o Ecomuseu do Barroso que funciona como agente dinamizador da região são estudados nesta investigação. Da sua análise retiram-se ensinamentos que poderão ser úteis para a grande maioria dos municípios rurais que continuam a aproveitar mal o potencial de riqueza que têm a seu dispor.Faculdade de Economia do PortoBiblioteca Digital do IPBCorreia, RicardoBrito, Carlos2011-06-13T14:20:22Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/5141porCorreia, Ricardo; Brito, Carlos (2010). O marketing e o desenvolvimento turístico: o caso de Montalegre. Porto: Faculdade de Economia. FEP Working Papers; 376info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:13:20Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5141Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:57:36.231464Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O marketing e o desenvolvimento turístico: o caso de Montalegre |
title |
O marketing e o desenvolvimento turístico: o caso de Montalegre |
spellingShingle |
O marketing e o desenvolvimento turístico: o caso de Montalegre Correia, Ricardo Turismo Marketing Estudo de caso Montalegre Sustentabilidade |
title_short |
O marketing e o desenvolvimento turístico: o caso de Montalegre |
title_full |
O marketing e o desenvolvimento turístico: o caso de Montalegre |
title_fullStr |
O marketing e o desenvolvimento turístico: o caso de Montalegre |
title_full_unstemmed |
O marketing e o desenvolvimento turístico: o caso de Montalegre |
title_sort |
O marketing e o desenvolvimento turístico: o caso de Montalegre |
author |
Correia, Ricardo |
author_facet |
Correia, Ricardo Brito, Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Brito, Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Ricardo Brito, Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Marketing Estudo de caso Montalegre Sustentabilidade |
topic |
Turismo Marketing Estudo de caso Montalegre Sustentabilidade |
description |
Este working paper analisa o caso de Montalegre, um concelho que soube criar atempadamente marcas com autenticidade e especializar-se na sua divulgação, o que lhe permitiu levar a cabo diversos certames com potencial para gerarem procura turística durante todo o ano. A Feira de Fumeiro de Montalegre que se afirma como uma das mais dinâmicas do país, o fenómeno das Sextas-Feiras Treze que consegue gerar uma grande procura turística na região, o Congresso de Medicina Popular de Vilar de Perdizes que celebra já a sua 25a edição bem como o Ecomuseu do Barroso que funciona como agente dinamizador da região são estudados nesta investigação. Da sua análise retiram-se ensinamentos que poderão ser úteis para a grande maioria dos municípios rurais que continuam a aproveitar mal o potencial de riqueza que têm a seu dispor. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2011-06-13T14:20:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/5141 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/5141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Correia, Ricardo; Brito, Carlos (2010). O marketing e o desenvolvimento turístico: o caso de Montalegre. Porto: Faculdade de Economia. FEP Working Papers; 376 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Economia do Porto |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Economia do Porto |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135191414865920 |