A Metodologia de trabalho de projeto contribui para o desenvolvimento de aprendizagens?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Andreia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/33235
Resumo: A presente investigação, assenta na reflexão em torno da utilização da Metodologia de Trabalho de Projeto em contexto de Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico., tendo como principal objetivo compreender o contributo que a implementação de uma nova metodologia teria no grupo estudado. Para alcançar este objetivo aprofundámos o estudo sobre esta metodologia, a fim de compreendermos os conceitos inerentes à sua aplicação, nomeadamente, no que consiste, quais as principais vantagens e desvantagens apontadas e as etapas. O trabalho teve como suporte metodológico uma abordagem qualitativa e interpretativa, cruzando as evidências da nossa prática supervisionada, que se baseiam na observação, nas notas de campo e fotografias, com as entrevistas dos alunos e à docente titular e, também, questionários que foram aplicados a docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Participaram neste estudo, vinte e três alunos e setenta e um docentes. A metodologia desenvolvida, investigação-ação, permitiu-nos, enquanto participantes, analisar a situação observada e intervir para proporcionar uma melhor qualidade na ação com base na reflexão, Bartolomé (1986) define que se trata de um “Processo reflexivo que vincula dinamicamente a investigação, a acção e a formação, realizada por profissionais das ciências sociais, acerca da sua própria prática.” (p.51) A análise e interpretação dos dados recolhidos propiciaram uma melhor compreensão da visão dos alunos sobre o seu papel na sala e das expetativas alusivas ao projeto. Referente aos dados obtidos junto da comunidade docente, conseguimos compreender a perspetiva que têm referente a esta metodologia e a sua aplicação na educação atual. As principais conclusões que inferimos, afirmam que proporcionámos uma experiência satisfatória, que favoreceu a aprendizagem dos alunos. As conceções dos docentes demonstram que conhecem a relevância que a aplicação desta metodologia consegue alcançar, contudo, apresentam várias limitações que os impede de a empregarem.
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