Suporte organizacional, capital social e satisfação no contexto do teletrabalho - o caso do Instituto Federal de Rondônia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Girardi, Gustavo Melazi
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/21546
Resumo: Com o surgimento da pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) e a recomendação de isolamento social, muitas organizações encontraram no teletrabalho a alternativa para continuarem suas atividades. Neste contexto, a presente pesquisa tem como objetivo geral avaliar o nível de suporte organizacional, capital social e a satisfação laboral dos servidores técnico-administrativos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), durante o período de teletrabalho imposto pela pandemia da COVID-19, mais precisamente de 01/09/2020 a 01/02/2022. Este estudo de caso refere-se a uma pesquisa quantitativa, transversal e descritiva, que contou com a participação de 195 servidores técnico-administrativo do IFRO. Para a formulação do questionário foram utilizadas a Escala de Percepção de Suporte Organizacional (EPSO), a Escala de Capital Social Organizacional (ECSO) e a escala Job Satisfaction Índex (JSI). Os resultados revelaram níveis inferiores de suporte organizacional em comparação com a literatura anterior a pandemia da COVID-19. Em relação ao capital social e a satisfação laboral as médias encontradas foram semelhantes aos estudos pré-pandemia. Além disso, foram observadas correlações positivas entre as variáveis analisadas. Destaca-se o impacto do suporte organizacional no capital social e na satisfação laboral e a influência das redes de capital social na satisfação laboral. Com tais resultados, acreditamos oferecer contributos relevantes para a instituição em estudo, para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral.
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