A ação e intervenção dos polícias que integram as equipas do Programa Escola Segura: contributos para a prevenção da delinquência juvenil em ambiente escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/39734 |
Resumo: | A ação e intervenção dos Polícias que integram as Equipas do Programa Escola Segura (EPES) encontram-se intimamente relacionadas com um modelo de proximidade vocacionado para a prevenção da delinquência juvenil nas escolas. O desenvolvimento das várias atividades, que incluem a realização de ações de sensibilização e outras intervenções com base numa política de educação para a segurança em meio escolar, exigem a dedicação e empenho na persecução de tão nobre missão. O presente estudo visou analisar a relevância das ações e intervenções desenvolvidas pelos polícias das Equipas da Escola Segura junto das escolas e, consequentemente, o seu contributo para a prevenção da delinquência juvenil. Nesta sequência, procedeu-se à aplicação de inquéritos por questionário aos membros dos Agrupamentos de Escolas agrupadas e não agrupadas e Diretores/Coordenadores das Escolas EB2/3 da área das Divisões Integradas do Comando Metropolitano da PSP do Porto, que integram a amostra do estudo. Esta investigação confirma a relevância do papel dos polícias que integram as EPES e a valorização da sua atividade, contributo e colaboração na prevenção da delinquência juvenil, percecionadas pelas Instituições Escolares como muito importante. Deste estudo surgiram algumas sugestões indicadas pelas Instituições Escolares que podem constituir-se como mais-valia para a Organização - PSP. |
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A ação e intervenção dos polícias que integram as equipas do Programa Escola Segura: contributos para a prevenção da delinquência juvenil em ambiente escolarEscola SeguraDelinquência JuvenilPolíciasPrevenção;ProximidadeSafe SchoolJuvenile DelinquencyPolicePreventionProximityA ação e intervenção dos Polícias que integram as Equipas do Programa Escola Segura (EPES) encontram-se intimamente relacionadas com um modelo de proximidade vocacionado para a prevenção da delinquência juvenil nas escolas. O desenvolvimento das várias atividades, que incluem a realização de ações de sensibilização e outras intervenções com base numa política de educação para a segurança em meio escolar, exigem a dedicação e empenho na persecução de tão nobre missão. O presente estudo visou analisar a relevância das ações e intervenções desenvolvidas pelos polícias das Equipas da Escola Segura junto das escolas e, consequentemente, o seu contributo para a prevenção da delinquência juvenil. Nesta sequência, procedeu-se à aplicação de inquéritos por questionário aos membros dos Agrupamentos de Escolas agrupadas e não agrupadas e Diretores/Coordenadores das Escolas EB2/3 da área das Divisões Integradas do Comando Metropolitano da PSP do Porto, que integram a amostra do estudo. Esta investigação confirma a relevância do papel dos polícias que integram as EPES e a valorização da sua atividade, contributo e colaboração na prevenção da delinquência juvenil, percecionadas pelas Instituições Escolares como muito importante. Deste estudo surgiram algumas sugestões indicadas pelas Instituições Escolares que podem constituir-se como mais-valia para a Organização - PSP.The action and intervention of the Police that constitute the Schools Safe Program Teams (EPES) are closely related to a proximity model aimed at preventing juvenile delinquency in schools. The development of various activities, which include carrying out of awareness actions and other interventions based on a policy of education for safety in the school environment, requires dedication and commitment in the pursuit of such a noble mission. This study aimed to assess the relevance of the actions and interventions developed by the Police of the Escola Segura Teams at the schools and, consequently, their contribution to the prevention of juvenile delinquency. In this sequence, a questionnaire was applied to the members of the Group of Schools, grouped and not grouped, and Directors/Coordinators of Schools EB2/3 inside the Integrated Divisions of the Porto Police Metropolitan Command, who are part of the study sample. This investigation confirms the relevance of the role of the police that integrate the incorporate SSPT (EPES), the valorisation of their activity, contribution, and collaboration in the prevention of juvenile delinquency, perceived by School Institutions as very important. From this study emerged some suggestions indicated by the Schools that may be of benefit for the Organization – (PSP).Repositório ComumMoutinho, Maria Amélia da Costa2022-03-16T16:36:31Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/39734porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-29T12:30:31Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/39734Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:47:56.967973Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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