A ação e intervenção dos polícias que integram as equipas do Programa Escola Segura: contributos para a prevenção da delinquência juvenil em ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moutinho, Maria Amélia da Costa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/39734
Resumo: A ação e intervenção dos Polícias que integram as Equipas do Programa Escola Segura (EPES) encontram-se intimamente relacionadas com um modelo de proximidade vocacionado para a prevenção da delinquência juvenil nas escolas. O desenvolvimento das várias atividades, que incluem a realização de ações de sensibilização e outras intervenções com base numa política de educação para a segurança em meio escolar, exigem a dedicação e empenho na persecução de tão nobre missão. O presente estudo visou analisar a relevância das ações e intervenções desenvolvidas pelos polícias das Equipas da Escola Segura junto das escolas e, consequentemente, o seu contributo para a prevenção da delinquência juvenil. Nesta sequência, procedeu-se à aplicação de inquéritos por questionário aos membros dos Agrupamentos de Escolas agrupadas e não agrupadas e Diretores/Coordenadores das Escolas EB2/3 da área das Divisões Integradas do Comando Metropolitano da PSP do Porto, que integram a amostra do estudo. Esta investigação confirma a relevância do papel dos polícias que integram as EPES e a valorização da sua atividade, contributo e colaboração na prevenção da delinquência juvenil, percecionadas pelas Instituições Escolares como muito importante. Deste estudo surgiram algumas sugestões indicadas pelas Instituições Escolares que podem constituir-se como mais-valia para a Organização - PSP.
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