O reordenamento da rede escolar no Concelho de Braga
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/13506 |
Resumo: | A generalização do ensino pós-primário, as alterações demográficas e a diminuição de crianças e jovens em idade escolar estão na base de processos de expansão ou retração da rede escolar e obrigam a repensar, não apenas os modelos da sua organização, mas também os modelos de gestão das escolas. Este artigo descreve o processo (des)contínuo de reordenamento da rede de estabelecimentos de um concelho do Norte de Portugal, evidencia os argumentos mobilizados pela Administração Educativa e pelos atores locais neste processo social e político e problematiza o sentido da sua evolução num quadro marcado pela tensão entre o Estado e o mercado. |
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O reordenamento da rede escolar no Concelho de BragaThe reorganization of the school network in the municipality of BragaRede escolarCentralizaçãoDescentralizaçãoMunicipalizaçãoSchool networkCentralizationDecentralizationMunicipalisationA generalização do ensino pós-primário, as alterações demográficas e a diminuição de crianças e jovens em idade escolar estão na base de processos de expansão ou retração da rede escolar e obrigam a repensar, não apenas os modelos da sua organização, mas também os modelos de gestão das escolas. Este artigo descreve o processo (des)contínuo de reordenamento da rede de estabelecimentos de um concelho do Norte de Portugal, evidencia os argumentos mobilizados pela Administração Educativa e pelos atores locais neste processo social e político e problematiza o sentido da sua evolução num quadro marcado pela tensão entre o Estado e o mercado.The generalization of post-primary education, the demographic changes and the decrease of the number of children and teenagers at school age are the major reasons for the evolution (expansion or contraction) of the school network and thus being necessary to rethink the models of organization and management of schools. This article describes the (dis)continuous process of reorganization of the network of establishments in Braga, a county in the north of Portugal. We highlight the arguments deployed by the Educational Administration and by local actors in this social and political process and discuss its evolution in a context of tension between state and market.Universidade Católica PortuguesaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRodrigues, João Sérgio M.Machado, Joaquim2014-01-08T16:01:05Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/13506porRODRIGUES, João Sérgio M. ; MACHADO, Joaquim - O reordenamento da rede escolar no Concelho de Braga. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN 1645-4006. Vol. 13 (2013), p. 175-1931645-400610.34632/investigacaoeducacional.2013.33942182-4614info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:17:54Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13506Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:10:45.552219Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A generalização do ensino pós-primário, as alterações demográficas e a diminuição de crianças e jovens em idade escolar estão na base de processos de expansão ou retração da rede escolar e obrigam a repensar, não apenas os modelos da sua organização, mas também os modelos de gestão das escolas. Este artigo descreve o processo (des)contínuo de reordenamento da rede de estabelecimentos de um concelho do Norte de Portugal, evidencia os argumentos mobilizados pela Administração Educativa e pelos atores locais neste processo social e político e problematiza o sentido da sua evolução num quadro marcado pela tensão entre o Estado e o mercado. |
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