Influência da publicidade alimentar televisiva na escolha alimentar das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Susana Maria Silva Sequeira, 1976-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/33225
Resumo: Tese de mestrado, Nutrição Clínica, Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina, 2017
id RCAP_d2b8a877d2a8421073e0cdf08423a265
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/33225
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influência da publicidade alimentar televisiva na escolha alimentar das criançasPublicidade alimentarTelevisãoCriançasEscolhas/Preferências alimentaresObesidade infantilTeses de mestrado - 2017Domínio/Área Científica::Ciências MédicasTese de mestrado, Nutrição Clínica, Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina, 2017A evidência científica tem demonstrado que a publicidade alimentar dirigida a crianças tem um impacto considerável e crescente no comportamento alimentar das crianças e contribui de forma significativa para a obesidade infantil e para o desenvolvimento de doenças crónicas. Este estudo teve como objetivo avaliar a influência da publicidade alimentar televisiva na escolha alimentar das crianças. A duração média diária da publicidade alimentar televisiva dirigida a crianças, representa 7,2% da duração média acumulada diária da publicidade alimentar televisiva total e de acordo com as iniciativas EU Pledge e WHO/Europe apenas 3 dos produtos alimentares publicitados são considerados saudáveis. A maior parte das crianças em estudo (73,1%, n=106), gostam de ver publicidade alimentar televisiva e (90,0%, n=132) costumam pedir aos Encarregados de Educação para comprarem os produtos alimentares publicitados, das quais (95,0%, n=136) conseguem que os Encarregados de Educação “cedam” aos seus pedidos de compra, o que indica que a publicidade afeta as escolhas alimentares das crianças, a ponto de solicitarem a compra do produto alimentar publicitado. O facto de o alimento ser saboroso foi o fator mais referido pelas crianças (56,0%, n=94), para justificar o pedido de compra. Verificou-se que exposição das crianças à publicidade alimentar televisiva preocupa os Encarregados de Educação (82,0%, n=120), em especial se a publicidade for relacionada com produtos alimentares não saudáveis (93,5%, n=137), no entanto, acabam por comprar esses mesmos produtos. Verificou-se que 45,9% das crianças em estudo apresentam excesso de peso (26,0%, n=38), ou obesidade (19,9%, n=29) e foi possível verificar a existência de relação entre o tempo de exposição à publicidade alimentar televisiva e o estado nutricional das crianças relativamente ao ‘Happy Meal McDonald’s®, sendo este o produto alimentar que as crianças mais pediram. Os resultados são suportados pela evidência científica, a qual indica que o pedido da criança aumenta, quando um produto está associado a uma mascote ou a um prémio.Scientific evidence shown that food advertising impacts upon children´s eating behavior is sizeable and growing and also a significant contributor to childhood obesity and development of chronic diseases. The aim of this study was to explore the influence of television food advertising in children's choices. The daily average amount of television food advertising directed to children, represent 7.2% of the daily cumulative average duration of the total television food advertising. According to the EU Pledge and WHO/Europe initiatives, only 3 of the advertised foods of this study are considered healthy. Most children in the study (73.1%, n=106) like to watch television food advertising and (90.0%, n=132) usually ask parents/guardians to buy the advertised food products. 95.0% (n=136) of the children get the parents/guardians "giving in" to their purchase requests, which indicates that the advertising affects children food choices, at point to request the purchase of advertised food products. The fact that the food is tasty, was the most reported factor by Children (56.0%, n=94), to justify their requests. It was acknowledge that exposure of children to television food advertising worries the parents/guardians (82.0%, n=120), especially if the advertising is related to unhealthy food (93.5%, n=137), however, they end up buying those products. It was found that 45.9% of the children in this study has overweight (26.0%, n=38) or obese (19.9%, n=29), and it was possible to acknowledge the existence of a relationship between the time of exposure to television food advertising and the nutritional status of children in relation to ‘Happy Meal McDonald’s®’, which is the food product most requested by children. The results are supported by scientific evidence, which indicates that the request of the child increases when a product is associated with a mascot or a premium.Ferreira, Joana Alves Dias Martins de SousaRepositório da Universidade de LisboaTeixeira, Susana Maria Silva Sequeira, 1976-2018-05-08T10:33:13Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33225TID:201558114porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:28:05Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33225Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:21.929084Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influência da publicidade alimentar televisiva na escolha alimentar das crianças
title Influência da publicidade alimentar televisiva na escolha alimentar das crianças
spellingShingle Influência da publicidade alimentar televisiva na escolha alimentar das crianças
Teixeira, Susana Maria Silva Sequeira, 1976-
Publicidade alimentar
Televisão
Crianças
Escolhas/Preferências alimentares
Obesidade infantil
Teses de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas
title_short Influência da publicidade alimentar televisiva na escolha alimentar das crianças
title_full Influência da publicidade alimentar televisiva na escolha alimentar das crianças
title_fullStr Influência da publicidade alimentar televisiva na escolha alimentar das crianças
title_full_unstemmed Influência da publicidade alimentar televisiva na escolha alimentar das crianças
title_sort Influência da publicidade alimentar televisiva na escolha alimentar das crianças
author Teixeira, Susana Maria Silva Sequeira, 1976-
author_facet Teixeira, Susana Maria Silva Sequeira, 1976-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Joana Alves Dias Martins de Sousa
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Susana Maria Silva Sequeira, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade alimentar
Televisão
Crianças
Escolhas/Preferências alimentares
Obesidade infantil
Teses de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas
topic Publicidade alimentar
Televisão
Crianças
Escolhas/Preferências alimentares
Obesidade infantil
Teses de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas
description Tese de mestrado, Nutrição Clínica, Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina, 2017
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-05-08T10:33:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/33225
TID:201558114
url http://hdl.handle.net/10451/33225
identifier_str_mv TID:201558114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134413343162368