Notoriedade e perceção das marcas de vestuário de dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Catarina Inês da Fonseca Duarte
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10194
Resumo: A comunicação de moda, com a evolução do meio digital, tem vindo a adotar novos formatos de comunicação, de forma a responder às necessidades do mercado. Contudo, algumas marcas continuam a utilizar os meios tradicionais, como é o caso das marcas de vestuário de dança. A publicidade que estas fazem do seu trabalho é escassa, sendo difícil para os consumidores chegar até elas. Desta forma, é pertinente perceber como é que um formato de comunicação mais interativo, como o fashion film, pode influenciar positivamente a escolha dos consumidores. Esta dissertação tem como objetivos perceber de que forma os fashion films podem influenciar os consumidores das marcas de vestuário de dança e que vantagens o formato vídeo oferece tanto às marcas como aos seus consumidores. A utilização de uma metodologia mista, onde foram realizadas uma pesquisa qualitativa e uma pesquisa quantitativa, permitiu perceber os hábitos de consumo de profissionais de dança e, principalmente, o que estes pensam sobre a utilização dos fashion films pelas marcas de vestuário de dança. Assim, uma vez que, estas marcas têm a vantagem de poder recorrer à dança, ao movimento do corpo, o vídeo acaba por despertar mais interesse no consumidor e, como os fashion films são partilhados em plataformas digitais, as marcas vão conseguir chegar a um maior número de pessoas e de uma forma mais criativa
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spelling Notoriedade e perceção das marcas de vestuário de dançaO caso dos Fashion FilmsComunicação de ModaFashion FilmsMarcas de Vestuário de DançaModaDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Design de ModaA comunicação de moda, com a evolução do meio digital, tem vindo a adotar novos formatos de comunicação, de forma a responder às necessidades do mercado. Contudo, algumas marcas continuam a utilizar os meios tradicionais, como é o caso das marcas de vestuário de dança. A publicidade que estas fazem do seu trabalho é escassa, sendo difícil para os consumidores chegar até elas. Desta forma, é pertinente perceber como é que um formato de comunicação mais interativo, como o fashion film, pode influenciar positivamente a escolha dos consumidores. Esta dissertação tem como objetivos perceber de que forma os fashion films podem influenciar os consumidores das marcas de vestuário de dança e que vantagens o formato vídeo oferece tanto às marcas como aos seus consumidores. A utilização de uma metodologia mista, onde foram realizadas uma pesquisa qualitativa e uma pesquisa quantitativa, permitiu perceber os hábitos de consumo de profissionais de dança e, principalmente, o que estes pensam sobre a utilização dos fashion films pelas marcas de vestuário de dança. Assim, uma vez que, estas marcas têm a vantagem de poder recorrer à dança, ao movimento do corpo, o vídeo acaba por despertar mais interesse no consumidor e, como os fashion films são partilhados em plataformas digitais, as marcas vão conseguir chegar a um maior número de pessoas e de uma forma mais criativaFashion communication, with the evolution of the digital environment, has been adopting new communication formats in order to respond to market needs. However, some brands continue to use traditional means, such as dancewear brands. Their advertising is scarce and difficult for consumers to reach them. Thus, it is pertinent to understand how a more interactive communication format, such as fashion film, can positively influence consumer choice. This dissertation aims to understand how fashion films can influence consumers of dancewear brands and what advantages the video format offers both brands and their consumers. The use of a mixed methodology, where a qualitative research and a quantitative research were performed, allowed us to understand the consumption habits of dance professionals and, especially, what they think about the use of fashion films by dancewear brands. Thus, since these brands have the advantage of being able to resort to dance, body movement, video ultimately arouses more consumer interest and, as fashion films are shared on digital platforms, brands will be able to reach a more people and in a more creative way.Mendes, António Manuel CamposOliveira, Fernando Jorge Matias SanchesuBibliorumPinto, Catarina Inês da Fonseca Duarte2020-03-23T16:30:09Z2019-11-252019-09-272019-11-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10194TID:202384764porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:37Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10194Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:12.992887Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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